Dicas culturais para curtir em casa neste fim de semana

Novo decreto impôs mais restrições de circulação e funcionamento de espaços culturais, mas você não precisa ficar entediado no sofá

Por Camile Triska
Em Curitiba e Região Metropolitana estamos vivendo mais um momento de pico da pandemia da covid-19. Com o crescente número de casos, hospitais lotados e novas medidas de restrições de circulação, que fecharam espaços culturais e restringiram ainda mais a circulação de pessoas, principalmente aos domingos, ficar em casa não é só uma recomendação, mas uma atitude de empatia para ajudar a diminuir a curva de contágio e zelar pela própria saúde e a dos outros, incluindo familiares e amigos.
Mas, isso não é motivo para ficar entediado, afinal, as programações culturais on-line continuam a todo vapor, com exibições de peças de teatro, festival de cinema gratuito, live musical, sem esquecer as nossas já companheiras plataformas de streaming, que estão cheias de estreias.
Por isso, separei algumas sugestões de eventos virtuais para você curtir em casa neste fim de semana – que ainda tem previsão de chuva e frio, um ótimo convite para ficar no sofá!

Deixe o teatro ir até você

Para quem adora teatro – ou “apenas” gosta mas nunca consegue ir, há diversas opções. No canal do YouTube da Isidoro Diniz Produções está sendo apresentada a peça “Solo dos Mares e a revolta dos meninos homens de uma nação suspensa”, que faz um paralelo entre passado e presente para mostrar o racismo que persiste em nossa sociedade. Neste domingo (06/12), tem sessão às 21h, com tradução em libra – de graça! Mas, na próxima semana ainda terão outras apresentações. A programação está AQUI.

“Solo dos Mares” traça um paralelo entre a história do João Cândido Felisberto com a história do Benedito Isidoro Diniz. Foto: Kraw Penas

Também no domingo (06/12), a Trupe Ave Lola apresentará a filmagem de um espetáculo na programação do Festival Arte como Respiro, o “Manaós – uma saga de luz e sombra”, que estreou em 2019 e é ambientado na época áurea do ciclo da borracha, na Manaus de 1911. O vídeo será disponibilizado no site do Itaú Cultura, organizador do festival, a partir de 20h e ficará somente 24 horas no ar. AQUI, você encontra mais informações.

VEJA TAMBÉM: Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

Outro espetáculo paranaense em cartaz na web, esse durante todo o mês de dezembro, é o monólogo “Que Absurdo!”, sucesso de crítica e público, que mostra história de um artista que está isolado e recebe uma visita inesperada. Ao se cadastrar no Sympla, o espectador recebe um link para assistir quantas vezes quiser até o fim do ano – tem ingressos gratuitos limitados e outros com cobrança colaborativa. Saiba mais neste link.

Música para embalar

Os mais velhos (quem sabe até os mais novos) lembram-se bem de Odair José, que ficou famoso na década de 1970 e gravou canções que o tornaram conhecido em todo o país e lhe renderam apelidos na imprensa, como: Cantor da pílula, Bob Dylan da Central do Brasil e Terror das Empregadas.
Neste sábado (05/12) ele comemora 50 anos de carreira em um show que será gravado no Teatro Sesc da Esquina, sem público, mas com transmissão pelo YouTube a partir das 15h. Saiba mais sobre o cantor e como assistir neste link.

Discografia de Odair José foi redescoberta nos anos 2000 com a regravação de suas principais canções por Los Hermanos, Pato Fu, Zeca Baleiro, Paulo Miklos, entre outros. Foto: Divulgação

Já para os fãs de música mais erudita, a sugestão é conhecer o álbum “Nossos espíritos livres: Árias da corte francesa do século XVII”, gravado pela professora e coordenadora do Laboratório de Música da UFPR, Silvana Scarinci, alaudista e teorbista especialista na música europeia do século XVI e XVII, e pela curitibana Marília Vargas, uma das mais ativas e respeitadas sopranos de canto barroco de sua geração.
O álbum ainda não foi lançado, por causa da pandemia, mas diversas faixas estão disponíveis no YouTube. Mas, você sabe o que é uma ária da corte? A professora Silvana explicou tudo em uma reportagem aqui no site.

Cinema em casa

Prefere ver filmes? Que tal conhecer mais as produções paranaenses? O site do Cine Passeio (www.cinepasseio.org) está abrigando o Festival de Cinema da Lapa, que exibe gratuitamente 26 filmes, entre longas e curtas-metragens. Na seleção, tem duas produções premiadas que já fizemos reportagens especiais aqui no site: a comédia “Alice Junior”, de Gil Baroni, e o documentário “Seremos Ouvidas”, de Larissa Nepomuceno.
O site ainda tem outras opções de filmes gratuitos e pagos. Tem mais informações AQUI.

“Alice Junior” mostra conflitos de uma adolescente trans tentando ser aceita em uma cidade pequena. Foto: Reprodução

Agora, se você quer dicas para a Netflix, Amazon e Disney+, o jornalista especializado em Cultura, Flávio Jayme traz em sua coluna Pausa Dramática, AQUI, as últimas estreias nos streamings, que têm fortes candidatos ao Oscar 2021.

Programação para os pequenos

A II Mostra Paraná de Teatro de Bonecos On-line “Em Casa com Bonecos” continua com as apresentações de espetáculos neste domingo (06/12), a partir das 10h, YouTube do Teatro GuaíraInstagram do Instituto Grupo Boticário e Facebook da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos. Serão apresentados sete espetáculos além de uma oficina de teatro de sombras com Marcello Andrade da Cia Karagozwk.
Se a intenção é deixar a garotada um pouco longe dos aparelhos eletrônicos, lá na editoria Piás e Gurias também tem algumas sugestões de atividades e brincadeiras.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img