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Telegramática chega aos 35 anos com 1,5 milhão de atendimentos

Com certeza você já teve dúvidas sobre o uso da língua portuguesa, mas você sabia que existe um serviço da prefeitura para tirar estas dúvidas?

 

foto mostra o logotipo do serviço
Telegramática chega aos 35 anos com 1,5 milhão de atendimentos. Foto: Divulgação

O Telegramática, serviço da Prefeitura que tira dúvidas sobre o uso da Língua Portuguesa, completa 35 anos neste ano de 2020. Já foram mais de 1,5 milhão de atendimentos, entre perguntas sobre ortografia, verbos, pontuação e acentuação, sendo o uso da crase o campeão de questionamentos.
Entre fevereiro de 1985 e abril de 2020, o Telegramática recebeu 1.574.637 consultas, uma média de 8,8 mil pessoas atendidas ao ano.
Apesar de hoje o sistema de tira-dúvidas linguísticas ofertar o envio das perguntas por e-mail, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico. E as dúvidas sobre a língua portuguesa não vêm apenas dos moradores de Curitiba. Há também registros de ligações de outras cidades do país, como Belo Horizonte (MG) ou Fortaleza (CE).

Questionadores fiéis

Com tanto tempo de estrada, o serviço tem seus usuários fiéis, como o redator Ismael Monteiro, 70 anos, que há 24 anos tem no Telegramática o apoio para seu trabalho.
“Eles resolvem 100% do que eu preciso. Têm uma grande credibilidade nas informações que passam. Me auxiliam em textos de diversas áreas do conhecimento”, destaca Monteiro.

Telegramática chega aos 35 anos com 1,5 milhão de atendimentos. Na imagem, Ismael Monteiro. Foto: Divulgação

A consultora Rosana Wippel explica que a maioria dos contatos busca sanar dúvida para um texto que precisa apresentar a alguém, muitas vezes, no trabalho.
“Há muitas questões sobre pontuação, acentuação, mas a pessoa quer saber a regra de gramática que explica o porquê do uso”, conta a consultora.

Trabalho especializado

Para responder a perguntas dos usuários, o Telegramática conta com quatro consultores, que atendem às demandas sobre o idioma. São formados em Letras, com diferentes especializações.
“Exige um aprendizado diário. É gratificante perceber que as pessoas se sentem também agradecidas por ter uma dificuldade solucionada”, fala Rosana.

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Os consultores contam com um acervo para consulta de aproximadamente 1.100 livros, entre gramáticas e dicionários de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas.

Pionerismo

Mantido pela Secretaria Municipal da Educação, o Telegramática de Curitiba foi um dos primeiros serviços do gênero no país.
Foi inspirado no Grammarphone, serviço de tira-dúvidas à língua inglesa implantado na cidade de Arkansas (EUA), em 1979. Em 1985, o projeto se tornou realidade, na parceria da Prefeitura de Curitiba com a Telepar (então a companhia estatal de telefonia fixa), Em seu primeiro ano, foram atendidas 9.642 consultas de 5.221 usuários.
Serviço
Telegramática
Contato: (41) 3218-2425
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h30 às 17h30
Consultas via internet pelo site

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