De arqueologia à orquestra: Ônibus da Cultura divulga cultura on-line

Dois veículos do transporte coletivo foram
adaptados como unidades culturais móveis

foto mostra um dos ônibus usados no projeto
Projeto Ônibus da Cultura começa nesta quarta-feira a divulgar conteúdo pela internet. Foto: Divulgação

O projeto Ônibus da Cultura uma divulgação pela internet de conteúdos gratuitos. Artes plásticas, história, arqueologia, paleontologia e música são algumas das áreas do conhecimento abordadas nos vídeos que estarão disponíveis nas redes sociais Instagram e Facebook  e no Youtube do Solar do Rosário.
Um dos pontos altos será um concerto da orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, gravado com cada uma das integrantes tocando na sua casa. Elas vão interpretar um trecho da Sinfonia Nº 5 de Mozart: Primeiro Movimento (Allegro com Brio). Este vídeo estará disponível a partir da sexta-feira (1º/05).

VEJA TAMBÉM: A importância dos exercícios físicos durante a quarentena

O projeto Ônibus da Cultura é composto por dois veículos do transporte coletivo que foram adaptados como unidades culturais móveis: o Ônibus Palco e o Ônibus Museu. Há dois anos eles têm levado programação gratuita para os bairros de Curitiba. Com as atividades paralisadas no momento devido à pandemia da Covid-19, lançam a partir desta semana conteúdo on-line inspirado nos seus acervos e elencos.
O primeiro vídeo trará uma apresentação do projeto com a coordenadora geral do projeto Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o Ônibus da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em seguida, um outro conteúdo apresentará detalhes sobre a formação de Curitiba, das etnias até a história dos bairros. Semanalmente novos vídeos vão ser postados.

foto mostra Lucia Casillo Malucelli idealizadora do projeto Ônibus Museu
O projeto Ônibus da Cultura inicia nesta quarta-feira (29/4) a divulgação pela internet de conteúdos gratuitos Foto: Divulgação

O Ônibus da Cultura tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.