Show itinerante para celebrar aniversário do Mercado Municipal é adiado

O adiamento do show itinerante aconteceu
devido à previsão de mau tempo

mercado municipal de curitiba
Bolo comemorativo do aniversário do Mercado Municipal de Curitiba entregue na sede da prefeitura. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O show itinerante de celebração de 62 anos de aniversário do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) foi adiado para o dia 23 de agosto. A mudança de data, segundo a Associação dos Comerciantes Estabelecidos do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), foi devido à previsão de chuvas que poderiam ocorrer no dia 16 de agosto, data em que seria realizado o”Som do Mercado”.
A ação é uma apresentação com o grupo Conjunto Choro e Seresta em um caminhão palco, que percorrerá os bairros Centro, Batel, Bigorrilho e Campo Comprido. O horário permanecerá o mesmo, entre 12h e 16h.
“Vamos compartilhar este momento de festa surpreendendo os moradores da capital com um show sem que eles precisem sair de suas casas”, contou o presidente da Ascesme, Cleverson Augusto Schilipacke.
A comemoração ainda inclui uma playlist especial criada no Spotify, a Som do Mercado, que tem músicas que fazem parte do dia a dia do Mercado Municipal de Curitiba, segundo os organizadores.

História do Mercado Municipal de Curitiba

A atual sede do Mercado Municipal de Curitiba foi inaugurada em 1958. Eram três horas da manhã do dia 2 de agosto daquele ano quando as portas se abriram pela primeira vez. Hoje, são 192 comerciantes permissionários que vendem mais de 72 mil itens. Nas bancas e boxes, é possível adquirir hortifrutigranjeiros, bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos e carnes exóticas e com cortes especiais. O espaço é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

VEJA TAMBÉM: Mercado Municipal de Curitiba promove campanha Inverno Solidário

Mas, a história do mercado vem de antes. As atividades começaram em 1820, em pequenas casas instaladas atrás da Catedral de Curitiba, até que em 1860, foi inaugurada sua primeira estrutura, na Praça Zacarias. Após alguns anos, em 1874, o Mercado Municipal mudou para a Praça Generoso Marques, em um local que foi posteriormente demolido para a construção do Paço Municipal.
O mercado ainda funcionou no bairro Batel, de 1915 a 1937. A sede atual foi projetada pelo francês Alfred Agache em 1943 e teve sua construção iniciada em 1956.

Funcionamento durante a pandemia

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Mercado Municipal de Curitiba está funcionando com restrições. É permitida a entrada de apenas 300 pessoas por vez e, caso o limite de ocupação seja alcançado, são organizadas filas na parte externa respeitando o distanciamento social. Clientes e funcionários precisam usar máscaras e há disponibilização de álcool em gel em vários pontos do espaço, além de informações de prevenções e cuidados afixados em locais visíveis.
O atendimento, que pode sofrer alterações conforme a evolução dos casos da covid-19 em Curitiba, é das 8h às 18h, de terça a sábado. As entradas estão localizadas na Rua da Paz, 640, na Avenida Sete de Setembro (entrada secundária) e na Rua General Carneiro. Mais informações no site www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br, no Facebook e no Instagram.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!