Dicas de leitura: 5 canais sobre livros no YouTube

Confira canais de livros no YouTube que indicam obras literárias e apresentam outras curiosidades desse universo

dicas de leitura
Foto: Jcomp/FreePik

Por Camile Triska

Se você quer aprender mais sobre o universo da literatura ou quer dicas de leitura, uma ótima pedida é procurar canais sobre livros no YouTube. Por lá, você encontra diversos leitores que compartilham suas opiniões sobre os mais diferentes gêneros, desde literatura clássica até quadrinhos.

Jornalistas, críticos, professores ou entusiastas da leitura, chamados de booktubers, fazem críticas, apresentam lançamentos, discutem obras de vestibular, ensinam sobre escolas literárias, falam sobre curiosidades e todos os assuntos possíveis de abordar dentro do maravilhoso mundo da leitura.

Separei cinco canais sobre livros bem interessantes para você acompanhar, mas existem muitos outros, muitos mesmo, com pessoas dispostas a continuar incentivando a leitura em um país onde as pessoas lêem, em média, cerca de apenas 2 livros por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro.

Livrada!

livrada

Pra começar a lista, um canal feito aqui em Curitiba pelo jornalista, cartunista e escritor radicado na capital paranaense, Yuri Al’Hanati. Com muito bom humor (com pitadas de sarcasmo), ela apresenta resenhas de clássicos, novos livros, quadrinhos, entrevistas e até música e vinhos são abordados nos vídeos do canal, que tem bastante dicas de literatura russa.

Tiny Little Things – Tatiana Feltrin

tatiana feltrin

A tradutora e intérprete Tatiana Feltrin é bastante didática, ótimo para quem está começando no maravilhoso universo da literatura. Ela apresenta a obra de grandes autores da literatura mundial, livros sobre os mais diversos gêneros em playlists especiais, vídeos com poesias, livros cobrados em vestibulares, quadrinhos, além de curiosidades e outros assuntos do mundo literário.

Ler antes de morrer

ler antes de morrer

A jornalista Isabella Lubrano faz resenhas das as principais obras da literatura brasileira e mundial, dicas de clássicos (inclusive, livros para ler em um dia), respostas de dúvidas de seguidores e até obras abordadas em vestibulares. Tudo de uma forma bem descontraída, mas com ótimas informações para os leitores.

VEJA TAMBÉM: Miguel Sanches Neto lança novo livro de crônicas

Literature-se

literature-se

Quem comanda o canal é a aluna de Estudos Literários Mell Ferraz, que criou o espaço para compartilhar a sua paixão por livros. Ela apresenta resenhas, fala sobre curiosidades, promove bate-papos com escritores e outros booktubers e tem dicas diferentes, como indicações de contos, livros onde os personagens são leitores, até uma série em que explica a anatomia de um livro, ou seja, como ele é constituído fisicamente.

Vá ler um livro

vá ler um livro

Esse canal, produzido pelos professores Tatiany Leite e Augusto Assis, vai além de indicações e resenhas de livros. Eles apresentam aulas sobre escolas literárias ou para quem está prestando vestibular, vida e trajetória de grandes autores, falam sobre curiosidades do mundo literário, recebem outros convidados para falar sobre suas obras favoritas, além de explicar como é feito um livro.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Leitura Genial: Os livros infantis têm gênero?

Existe história especial para meninos ou meninas? Na minha humilde opinião, não Por Adelita BeckerTive uma livraria física, e nela,...

Mês da Consciência Negra é marcado por ações virtuais de museus

Atividades têm o objetivo de mostrar o trabalho de artistas negros e negras e discutir o silenciamento historicamente imposto à cultura afrobrasileira no Paraná A...

#CulturapeloBrasil: Festival de Cinema de Santos tem inscrições abertas para todo o país

Podem ser inscritos curtas-metragens de até 20 minutos e videoclipes O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos (SP) está com inscrições abertas até...

Mulheres Paranaenses: Dirce Clève, uma mulher sintonizada com seu tempo

Professora, escritora, nomeando uma biblioteca e um concurso literário, ativista de direitos das mulheres, dona de casa, mãe e avó, Dirce Clève tem uma...

Festival Internacional de Percussão de Curitiba será transmitido pelo YouTube

A edição 2020 do Festival Internacional de Percussão terá 22 lives, entre apresentações musicais e palestras Neste ano, a terceira edição do FIP – Festival...

Veja Também

close-link