Manter o quarto arrumado é mais fácil do que se imagina. Confira algumas dicas rápidas para crianças e adolescentes
Por Milu Ramiro
É comum crianças e adolescentes manterem o quarto em constante desarrumação ou, se é arrumado por algum adulto, logo é bagunçado pelo dono do pedaço. O ideal é que os pais incentivem seus filhos desde cedo a arrumarem seu espaço. Um quarto arrumado gera mais espaço para utilização, mais praticidade, enfim, qualidade de vida.
Para ajudar os pequenos e adolescentes a manterem com mais facilidade a organização no quarto, coloco aqui quatro dicas de arrumação rápida que mantêm tudo no lugar. São ações para o dia a dia, mas, a organização profunda deve ser feita com mais calma e cuidado, de preferência, em um único dia com a parceria de um adulto, mas isso é assunto para outro texto.
1) Comece a habituar-se a arrumar sua cama todos os dias. É claro, que durante a semana, quando se estuda de manhã, nem sempre dá tempo, mas nos outros dias em que você está em casa, tente fazer isso assim que acorda. Fica muito fácil e tenha certeza de que com uma cama arrumada já parece que o seu quarto está pronto para você usar.
2) Não leve comida para o quarto – além do cheirinho de comida não ser nada agradável para um quarto, você pode deixar cair migalhas e isso atrair formigas e outros insetos nada simpáticos.
3) Ao trocar de roupas, separe na hora o que precisa ser lavado e leve para o lugar destinado a roupas sujas em sua casa. O que ainda pode ser usado (como casacos) devem ser guardados no armário ou pendurados num cabide próprio. O mesmo serve para os calçados.
4) Acabou de fazer a lição? Guarde na mochila o material que irá levar para o colégio no dia seguinte e organize os que vão ficar em casa na mesa ou estante destinada ao material.
Atitudes simples que já vão ajudar a manter seu quarto mais organizado. Experimente!
Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?” em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.