Dia da Língua Portuguesa: Oito autores portugueses clássicos para ler

Confira uma lista de autores portugueses para ler e comemorar o Dia da Língua Portuguesa

Por Camile Triska
No dia 10 de junho é comemorado o Dia da Língua Portuguesa, instituído pelo governo de Portugal no ano de 1981, para homenagear Luís de Camões, considerado um dos maiores autores de língua portuguesa de todos os tempos.
Para celebrar a data, confira uma lista de oitos dos grandes escritores portugueses clássicos que têm livros para download gratuito em alguns sites e aplicativos.
Mas, existem outros diversos e importantes autores mais contemporâneos que você pode comprar livros ou até procurar em bibliotecas, assim que a pandemia acabar. Para citar alguns, tem o famoso José Saramago, além de Antonio Lobo Antunes, Isabel Rio Novo, João Tordo, Filipa Martins, Margarida Rebelo Pinto, José Luis Peixoto, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, entre outros.
Luís de Camões
O autor é considerado o maior poeta do Ocidente e um dos mais importantes autores portugueses. Acredita-se que tenha nascido em 1524 e falecido em 1579 ou 1580. Seus textos de gêneros épico, lírico e dramático ainda são apontados como divisores entre as épocas arcaica e moderna. Sua obra-prima é Os Lusíadas, uma epopeia (narração em verso que celebra atos grandiosos de heróis reais ou lendários) portuguesa.
Camões ainda tem obras como Rimas, uma coletânea de suas obras líricas; Anfitriões, comédia escrita em forma de auto; Filodemo, comédia de moralidade; El-Rei Seleuco, peça de teatro; entre outras.
Alguns livros de Camões estão disponíveis para leitura gratuita no site Domínio Público, Biblioteca Nacional Digital Brasil, Virtual Books e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.
Gil Vicente
O dramaturgo e poeta Gil Vicente é definido por muitos como o pai do teatro português. Ele nasceu por volta de 1465 e acredita-se que tenha falecido em 1536. Criador de vários autos, seus textos são marcados pela sátira e incorporação de elementos populares, especialmente, sobre a religiosidade da época.
Sua obra mais conhecida é o Auto da Barca do Inferno, que faz parte de uma trilogia, junto com o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória. Todos têm histórias semelhantes: almas que abandonam o corpo depois da morte e são direcionadas para um rio onde existem dois barcos: um com um Anjo e outro com o Diabo.
Gil Vicente ainda tem obras importantes como Farsa de Inês Pereira, Auto da Visitação,  Auto dos Reis Magos, Auto da Índia,  O Velho da Horta, entre outras.
Você encontra obras de Gil Vicente para leitura gratuita no site Domínio Público, Virtual Books e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.
Eça de Queirós
O escritor, advogado e jornalista, que também foi político, é um dos maiores escritores de língua portuguesa do século XIX e um dos poucos que teve fama internacional na época. O autor viveu entre 1845 e 1900. Seu livro “O Crime do Padre Amaro” é considerado um dos marcos iniciais do realismo (movimento artístico que buscou a objetividade e olhar crítico sobre a sociedade na segunda metade do século XIX) português.
Eça de Queiroz ainda tem mais grandes livros, como Os Maias, O Primo Basilio, O Mandarim, A Relíquia, entre outros. Muitas obras do autor estão disponíveis para leitura gratuita no site Domínio Público, Virtual Books, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.

VEJA TAMBÉM: Descubra a história do Paraná em ebooks gratuitos do Museu Paranaense

Julio Dinis
O escritor e médico é tido com um dos mais importantes autores de ficção romântica de Portugal. Seus livros têm o amor como grande tema, mas com uma análise do contexto socioeconômico presente nas histórias. Ele viveu entre 1839 e 1871 e seu nome verdadeiro era Joaquim Guilherme Gomes Coelho, mas utilizava o pseudônimo Julio Dinis.
O seu livro mais famoso é As Pupilas do Senhor Reitor. Entre outras de suas obras estão Uma Família Inglesa, A Morgadinha dos Canaviais e Os Fidalgos da Casa Mourisca.
Você encontra muitas obras do autor para leitura gratuita no site Virtual Books e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.
Almeida Garret
Um dos autores mais importantes do romantismo português (um dos maiores movimentos de arte do século XVIII e XIX, que tem como características o indivíduo como centro das atenções, idealização do amor e sociedade, supervalorização de emoções pessoais, nacionalismo, entre outras), o 1º Visconde de Almeida Garret ainda foi quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II, na época Teatro Normal e criação do Conservatório de Arte Dramática.
Garret também participou da política, tendo sido ministro e secretário de estado honorário português. Viveu de 1799 a 1854. Entre suas principais obras estão Camões, Viagens na minha terra, O auto de Gil Vicente e Dona Branca. Algumas obras do autor estão para leitura gratuita no site Virtual Books.
Padre Antônio Vieira
O religioso, filósofo, escritor e orador é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da prosa no período Barroco. Era defensor dos índios e de sua evangelização e dos cristãos-novos (judeus convertidos ao Catolicismo), pregando contra a escravização e a Inquisição – chegando a ser preso durante um período por heresia.
Viveu entre 1608 e 1697, sendo boa parte no Brasil, onde participou da catequização dos índios. Suas pregações se tornaram famosas, embora também tenha escrito livros e poemas. Entre os principais sermões do Padre Antônio Vieira estão Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda, Sermão dos Bons Anos, Sermão do Mandato, Sermão do Bom Ladrão e outros.
Muitas de suas obras estão disponíveis para leitura gratuita no Virtual Books e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Fernando Pessoa
Um dos principais poetas da língua portuguesa foi mais do que escritor, também atuou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo. A maioria de suas obras ficaram conhecidos após a sua morte. Somente quatro livros foram publicados durante a sua vida (1888-1935), sendo três em língua inglesa: 35 Sonnets, Antinous, English Poems, I, II e III e Mensagem.
O escritor foi um dos criadores, ao lado de Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, entre outros, da revista Orpheu, marco do modernismo (movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX que teve como características uma ruptura com o tradicionalismo, experimentações artísticas, liberdade formal na escrita, entre outras) em Portugal.
A sua principal característica foi se transformar em vários poetas, com a criação de heterônimos – personalidades diferentes com estilos literários próprios. São eles: Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.
Com poemas marcados por reflexões e fragmentações do “eu profundo”, inquietações e solidão, algumas de suas principais obras são O marinheiro, O livro do desassossego e O banqueiro anarquista.
Muitos livros do autor estão disponíveis para leitura gratuita no Virtual Books, Domínio Público e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.
Florbela Espanca
A poetisa é considerada a mais importante autora feminina das primeiras décadas da literatura portuguesa no século XX. Sua vida (1894-1930) foi marcada por desilusões amorosas, com vários casamentos e outros sofrimentos, como a morte do irmão, que inspiraram seus poemas com temas recorrentes como sofrimento, solidão e desencanto, mas aliados a um desejo de felicidade.
Entre suas obras estão Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor: sonetos de Florbela Espanca e outros. Você encontra alguns livros da poetisa para leitura gratuita no Domínio Público e e na plataforma virtual do Curitiba Lê, dentro do aplicativo Curitiba App.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.