Publicado em 5 de junho de 2020

Museu Paranaense disponibiliza ebooks gratuitos em seu site que abordam o desenvolvimento e personagens da história paranaense

museus paranaense livros

A coleção “Histórias do Paraná” tem livros que abordam acontecimentos e personagens que fizeram parte da história do Paraná. Foto: Reprodução/Site

Por Camile Triska

Quer saber mais sobre a história do Paraná? O Museu Paranaense disponibiliza em seu site diversos livros, com download gratuito, escritos por pesquisadores e historiadores. As obras abordam o surgimento e desenvolvimento do estado em diversas áreas e personagens e movimentos que fizeram parte dessa trajetória.

Os livros estão disponíveis no site do Museu Paranaense, em Serviços/Edições do Museu Paranaense. Você também pode acessar por este link.

A coleção “Teses do Museu Paranaense” tem 13 volumes. Sãos estudos feitos a partir do acervo do museu ou de pessoas ligadas à instituição. Entre os assuntos estão arqueologia, participação da igreja nas eleições de 1954, história do bairro Santa Felicidade, o movimento do Contestado, comunidades quilombolas e a participação do museu na exposição antropológica brasileira de 1882.

Já a coleção “Histórias do Paraná”, organizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná, tem oito títulos que tratam de acontecimentos e personagens que fizeram parte da história do Paraná. Uma das obras, “O Macabeu: imigração e identidade judaica no Paraná”, de Michel Ehrlich, fala sobre os mais importantes antecedentes para a construção da identidade moderna judaica, e descreve a chegada, adaptação e integração dos judeus no Brasil, especialmente, em Curitiba.

No livro “Entre sapatos e livros: a trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá/PR – 1935 a 1964”, de Thiago Possiede, que faz parte da coleção, o autor conta a história do sapateiro Antonio Rocha. Seus hábitos de leitura ficaram tão famosos que ele acabou sendo orientador de trabalhos acadêmicos na cidade.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo tem mais de 200 livros gratuitos de autores curitibanos e literatura mundial

Outra obra da coleção é “Imaginário da formação do IV Reich: América Latina após a 2ª Guerra Mundial”. O autor Marcos Meinerz fala sobre uma suposta conspiração que teria acontecido com o líder nazista Hitler e seus subordinados para formar o IV Reich, inclusive, com ajuda de imigrantes alemães na cidade de Marechal Cândido Rondon, no interior do Paraná.

Reedições

O site ainda tem mais uma coleção diferente com o mesmo título “Histórias do Paraná”, mas os PDFs desses ebooks estão com uma qualidade inferior, dificultando um pouco a leitura. São segundas edições de cinco livros publicados originalmente em 2001, pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, que apresentam conhecimentos e interpretações da História Regional, abordando diversos aspectos que conferiram identidade ao estado.

As obras disponíveis são: Paraná: Ocupação do Território, população e migrações, por Sergio Odilon Nadalin; Vida material, vida econômica, por Carlos Roberto Antunes dos Santos; Cultura e educação no Paraná, por Etelvina Maria de Castro Trindade e Maria Luiza Andreazza; Paraná: política e governo, por Marion Brepohl; Urbanização e Industrialização do Paraná, por Dennison de Oliveira.

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

One Comment

  1. […] VEJA TAMBÉM: Descubra a história do Paraná em ebooks gratuitos do Museu Paranaense […]

Leave A Comment