Publicado em 10 de junho de 2020

Manter uma rotina, um espaço adequado e organização dos estudos não é tão difícil quanto se imagina

organização dos estudos

Foto: Reprodução

Por Milu Ramiro

Crianças e adolescentes sem escolas estão vivenciando um momento muito diferente, assim como muitos pais e mães que também estão trabalhando em sistema home office. Essa alteração nas nossas rotinas muitas vezes nos deixam perdidos, desorganizados.

Com certeza, a presença do professor faz muita falta, o contato com os colegas mais ainda, porém, estar em casa é a forma que temos para combater a pandemia, precisamos então nos adaptar a ela, conscientes de que logo passará. Por isso, hoje vou deixar aqui algumas dicas de melhor aproveitamento do estudo em casa, para que crianças, adolescentes, pais e mães possam escolher as melhores práticas para a realidade da família.

Tenha um espaço – Escolha um espaço da casa para que possa ser o seu lugar fixo de estudo. É importante que tenha uma boa iluminação e seja confortável, mas sem exagero. Se estudar jogado num sofá ou deitado, sua mente vai entender que é hora de descanso e o sono virá.

Deixe o seu espaço pronto para o estudo – Retire da sua mesa, de seu espaço de estudo, tudo o que não seja necessário nesta hora. Deixe à mão livros, cadernos, lápis, canetas, calculadoras e tudo o que irá precisar para estudar. Deixando seus materiais organizados e com fácil acesso evitará perda de tempo e estresse procurando objetos. Ao terminar de usar, guarde sempre tudo de volta no lugar.

Estabeleça horários fixos – Além dos horários das aulas on-line com os professores, escolha outros horários que você vai dedicar aos estudos, para rever conteúdos, fazer trabalhos ou buscar outras informações que vão lhe ajudar nas matérias. Bom lembrar as pessoas da casa que em determinado horário estará estudando, vai precisar de um pouco mais de silêncio e isolamento. O mesmo acontecerá com você em relação ao resto da família, já que todos podem estar trabalhando e estudando em casa.

Não esqueça de fazer pequenos intervalos, pois tempos longos tiram a concentração. A cada 40 ou 50 minutos, pare para ir ao banheiro, caminhar um pouco, mas tome cuidado para não se distrair demais.

Programação e agenda – É importante ter o horário fixo para os estudos, além de horários de aula estipulado pela escola, mas é importante também ter seu horário de descanso e relaxamento. Tente manter uma programação para a semana, utilize agenda, post it, lembretes etc. Assim, você não se perde no tempo e nas diversas atividades que têm. Uma dica boa é criar um mural com lembretes de lições, trabalhos e outras atividades que quer fazer.

Mantenha os cuidados com a saúde – Tente fazer um pouco de exercício físico todos os dias, dançar, subir escadas, caminhar no quintal (se tiver), enfim, dentro das suas possibilidades se exercite. Procure se alimentar com dieta balanceada, com mais frutas substituindo os doces e mantenha sua hidratação com muita água.

Essas são pequenas atitudes que irão lhe ajudar a passar melhor este período, com aprendizado e produtividade.

milu ramiro

 

Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista, palestrante e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?”, em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.

Leave A Comment