Confira a programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba

Grandes nomes da música brasileira, orquestras nacionais e outras atividades fazem parte da programação cultural

Mais de 80 concertos e bate-papos musicais estão previstos para acontecer de 17 a 31 de janeiro durante a 38ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorre no formato on-line neste ano. Emmanuelle Baldini, Cristian Budu, Zeca Baleiro, Lenine, Criolo e Monica Salmazo são algumas das atrações que participam desta edição. Grandes produções de ópera e orquestras brasileiras também fazem parte da agenda. A programação terá transmissão pelo site oficinademusica.org.br/aovivo.
“Essa é uma reinvenção da Oficina de Música que veio para ficar. A próxima edição continuaremos num processo hibrido entre o on-line e presencial. Com esse formato ganhamos em visibilidade, o número de pessoas que podem acompanhar a programação e conhecer o nosso trabalho é muito maior”, afirmou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música de Curitiba.
O evento será dividido em duas fases: música erudita e música antiga (de 17 a 23 de janeiro), e de música popular brasileira (de 24 a 31 de janeiro).

VEJA TAMBÉM: Oficina de Música: Fotolivros sobre as últimas edições estão disponíveis em site

A participação dos artistas ocorrerá tanto por vídeos previamente gravados quanto por apresentações ao vivo de suas localidades ou em espaços icônicos da capital paranaense, como a Capela Santa Maria, Teatro do Paiol, Capela da Glória, Oratório de Bach e Sociedade Garibaldi.
Projetos tradicionais durante a Oficina de Música como Oficina Verde, com cursos sobre importância da respiração, uso de ervas e temperos e de Plantas Alimentícias Não Convencionais, foram incorporados nesse novo formato, sempre às 15h.
Destaque dentro da programação pedagógica da Oficina de Música, a educação musical também ganhou um espaço na agenda cultural. Elaborada pelos coordenadores do Programa Musicar, doze eventos são voltados a profissionais que trabalham com infância, pais e crianças.
Programação de música Antiga e Erudita
17 a 23 de janeiro
Uma mesa-redonda no domingo (17/01), ao meio-dia, com representantes e integrantes da “Al Nour Wal Amal Orchestra” (Orquestra de Meninas Cegas), do Egito, dá a largada para os 15 dias de evento.
Pela primeira vez na programação, relevantes orquestras brasileiras poderão participar, como é o caso da Orquestra Sinfônica da Bahia, que abre a programação artística com uma homenagem a Beethoven, às 17h30. Essa apresentação faz parte do Encontro Virtual Nacional de Orquestras que acontece todos os dias da primeira semana, no mesmo horário, e terá transmissão também no Coreto Digital, do Passeio Público.
Grandes produções operísticas também integram agenda. Em Curitiba, os recitais serão gravados ao vivo do Palácio Garibaldi. O Teatro Amazonas, Teatro da Paz (Belém) e Palácio das Artes (Belo Horizonte) também enviaram vídeos.
O concerto de encerramento da fase erudita celebra o centenário de nascimento de Astor Piazzolla, homenageado desta edição. No Programa, as Quatro Estações Portenhas de Piazzolla e a primeira audição de Quatro Estações Brasileira de Alexandre Guerra, Léa Freire, Silvia Goes e Felipe Senna, encomendada exclusivamente para esse concerto.
As obras serão executadas pela orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Abel Rocha e solos de Alejandro Aldana (spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo).
Programação de Música Popular Brasileira
24 a 31 de janeiro
No circuito de MPB, um dos destaques são as Aulives. Durante uma hora, artistas reconhecidos pelo grande público conversam sobre seus trabalhos e a música popular: Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Mônica Salmaso, Criolo e Charles Gavin. A mediação ficará a cargo da apresentadora de programas culturais Roberta Martinelli e de João Egashira.
Parcerias musicais serão o foco das lives gravadas no Teatro do Paiol, sempre às 20h30. Vanessa Moreno e Salomão Soares, Arismar do Espírito Santo e Glauco Solter e Danilo Caymmi, João Egashira, Fábio Cardoso e Luís Rolim são os participantes.
Também estão previstas gravações de shows ao vivo da Orquestra à Base de Corda com o acordeonista Mestrinho, no show de encerramento do evento.
O Circuito Off segue de forma on-line. Durante a segunda semana, às 22h30, artistas da cidade se apresentam e integram a programação do evento, como As Brejeiras, Trio Armorial e Jazz Moderno.

Programação completa da 38ª Oficina de Música de Curitiba
*Transmissões no site oficinademusica.org.br/aovivo

17 de janeiro
LIVE DE ABERTURA DA OFICINA DE MÚSICA
Horário: 12h
Com representantes (maestro e membros) da Associação e Orquestra: Egyptian Blind Girls Chamber Orchestra AL NOUR WAL AMAL (Orquestra de Câmara Egípcia de Meninas Cegas)
Participantes:
Presidente do Music Institute and Al Nour Wal Amal Chamber Orchestra – Amal Fikry
Maestro da Al Nour Wal Amal Chamber Orchestra – Dr. Mohamed Saad Basha
Musicistas Membros da Orquestra – Shaimaa Yehia, Marwa Soliman e Mariam Kamal
Mediadora – Fabiana Bonilha
Participação – Luiz Amorim
*Haverá tradução da live
A Associação Egípcia de Meninas Cegas, Al Nour Wal Amal (Luz e Esperança), é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada no Cairo em 1954 por um grupo de mulheres voluntárias sob a liderança de Istiklal Radia, para ajudar a estabelecer os direitos de meninas e mulheres cegas, proporcionando-lhes educação gratuita, internatos, programas de alfabetização em braille e treinamento vocacional
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica da Bahia (Produção do Teatro Castro Alves)
Regência – Carlos Prazeres
Programa: Abraço no tempo – Homenagem a Beethoven
VÍDEO DE ABERTURA DA 38ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA
Horário: 20h
Com Daniel Binelli (bandeonista de Astor Piazzola)
Daniel Binelli é um mestre do bandoneon internacionalmente reconhecido. Expoente máximo da música de Astor Piazzolla, em 1989 juntou-se ao Sexteto Nuevo Tango de Piazzolla, com o qual realizou várias turnês internacionais
RECITAL DE VIOLINO E PIANO COM WINSTON RAMALHO E LUCAS THOMAZINO
Horário: 20h10
Programa: Bento Mossurunga – Devaneio e Romance sem palavras, Ludwig van Beethoven – Sonata nº 1 em Re maior, Op. 12, Astor Piazzola – Le grand tango
Arranjo para violino e piano – Sofia Gubaidulina
FESTIVAL VIRTUAL NACIONAL DE ÓPERA
Horário: 21h
XXII Festival Amazonas de Ópera
Regência – Marcelo de Jesus
Direção cênica – Juliana Santos
Mezzo-soprano – Denise de Freitas interpretando Alma
Tenor – Juremir Vieira como João do Carmo
Barítono – Homero Velho no papel do cafetão Mauro
Programa: Ópera Alma em 4 atos de Claudio Santoro
A Ópera conta com o Corpo de Dança do Amazonas, o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica
18 de janeiro
LIVE: AYRS AND GROUNDS – MÚSICA BARROCA CURITIBA
Horário: 12h
Transmissão ao vivo da Capela da Glória
Violino barroco e direção – Matheus Prust
Violoncelo barroco – Alzira Schmitt-Hübner,
Guitarra barroca – Roger Burmester
Programa: Ayrs and Grounds – Nicola Matteis (1650-1714), Prelúdio em Ré Maior
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica de Santo André
Regência – Abel Rocha
Arte – Luisa Almeida
Programa: Trilogia Trancafiada: Ansiedade
Orquestra Sinfônica da USP
Programa: Dança Brasileira de 1928 de Camargo Guarnieri
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Regência – Evandro Maté
Programa: Mba` Epu Porã de Arthur Barbosa
MESA-REDONDA: A MÚSICA CLÁSSICA E O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
Horário: 19h
Mediação – Nelson Rubens Kunze
André Cardoso – UFRJ e Sinos
Eliane Parreiras – Fundação Clóvis Salgado
Flavia Furtado – Festival Amazonas de Ópera
João Luiz Sampaio – Estadão e Revista CONCERTO
Temas: Como a música clássica acompanha o mundo em transformação? Como a música clássica se insere no mundo? Como a música e as nossas instituições culturais podem servir na tarefa de propor soluções e novos horizontes, por um lado, e servir de mediador para as tensões sociais de outro? Como trabalhar junto com as organizações da sociedade civil?
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: POCKET SHOW “BIA CANTA E CONTA”
Horário: 19h30
Cantora, professora, compositora e contadora de histórias, Bia Bedran (RJ) realizará uma apresentação solo acompanhada de seu violão, instrumentos de percussão, bonecos e adereços. Com repertório totalmente autoral, a cantora fará um passeio musical através de seus temas de livros infantis lançados pela Editora Nova Fronteira e também por uma seleção de canções de sua obra gravada em CD e DVD, hoje em todas as plataformas digitais
FESTIVAL VIRTUAL NACIONAL DE ÓPERA
Horário: 21h
Companhia Independente de Ópera na Pandemia
Ópera Festim em tempos de Peste de Cesar Cui
Piano – Ira Levin
Direção Cênica – André Heller
Sete artistas localizados no Rio de Janeiro, em Copenhagen, Brasília, São Paulo e Jundiaí, se unem para interpretar uma ópera em tempos de pandemia: desses, cinco são nomes de destaque da cena lírica nacional: Gabriella Pace, Luisa Francesconi, Giovanni Tristacci, Vinicius Atique e Murilo Neves acompanhados pelo maestro Ira Levin, que aceitaram o desafio do diretor cênico carioca André Heller-Lopes para darem vida à ópera
Composta em 1900 pelo russo César Antonovich Cui, membro do famoso Grupo dos Cinco, a ópera inspira-se em uma das Pequenas Tragédias de Alexander Pushkin. Seu título faz referência a quatro personagens reunidos em um mórbido “banquete”, em meio a uma peste que assola o país; um “Festim durante a pandemia”
19 de janeiro
GRAVAÇÃO MICRO-ÓPERA O GUARANY E DUO FREUA BALDINI
Horário: 12h
Com a Orquestra Sinfônica de Santo André
Regência – Abel Rocha
Concepção visual – Luisa Almeida
Duo Freua & Baldini
Música Alfama – Madredeus
Soprano – Manuela Freua
Violino – Emmanuele Baldini
Na “micro-ópera” construída a partir de “O guarani”, um narrador apresenta o desenrolar da história, que é pontuada por trechos breves de árias e duetos, execução da Orquestra Sinfônica de Santo André, com a participação do tenor Paulo Mandarino, a soprano Rosana Lamosa, o barítono Leonardo Neiva e os baixos Saulo Javan e Anderson Barbosa
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: LIVE COM MARIA GUINAND E ENNY PAREJO
Horário: 9h
Mediação – Guilherme Gabriel Ballande Romanelli (PR)
Maria Guinand (Venezuela) e Enny Parejo (SP)
Tema: Conversa sobre a Educação Musical Criativa com três importantes educadoras musicais que trarão suas percepções acerca de distintas formas de fomentar um desenvolvimento musical criativo e envolvente. Por meio da apresentação de experiências profissionais, as convidadas dividirão os desafios da Educação Musical em múltiplos espaços e possibilidades de atuação
RECITAL DE ÓPERA NA SOCIEDADE GARIBALDI
Horário: 12h30
Soprano – Ana Paula Machado
Tenor – Vitorio Scarpi
Piano – Priscila Bomfim
Programa: Ária para soprano – Ah non Credea Mirarti. Ah! Non giunge da Ópera La Sonnambula de Vincenzo Bellini. Ária para soprano – Caro Nome da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi, Ária para tenor – “Dei miei bollenti spiriti” da Ópera La Traviata de Giuseppe Verdi, Dueto para soprano e tenor – Un di Felice etérea da Ópera La Traviata de Giuseppe Verdi
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo
Regência – Helder Trefzger
Programa: 3 Momentos Sinfônicos de Renato Goulart
Orquestra Sinfônica de Heliópolis
Regência – Isaac Karabtchevsky
Programa: Variações Temporais de Ronaldo Miranda
Orquestra Sinfônica de Goiânia
Regência – Eliseu Ferreira
Viola caipira – Jaime Alem
Programa: Suíte Caboclinhos para Viola caipira e Orquestra de Jaime Alem
LIVE: PRISCILA RATO E MARCELO CALDI
Horário: 19h
Violino – Priscila Rato
Acordeon – Marcelo Caldi
Programa: Heitor Villa-Lobos: Prelúdio da Bachiana nº 4; Efeméride Dominguinhos 80 anos: Isso aqui tá bom demais / Pedras que cantam; Astor Piazzola (efeméride 100 anos de nascimento): Milonga del Angel; Música folclórica romena: Maramures Muzica; Antonin Dvorak: Slavonic Dance Op. 72, nº 2; Marcelo Caldi: Choro em Curitiba; Gerson Filho: Casamento da raposa
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: POCKET SHOW “ESCUTA O GESTO!”
Horário: 19h30
Com Andrezza Prodóssimo (PR) e Doriane Conceição (PR), “Escuta o Gesto!” é uma performance musical onde a dupla explora as possibilidades expressivas do corpo através da experimentação da sua musicalidade apresentando a estética da “Música Incorporada”, que utiliza técnicas da música corporal como base para amplificar a sonoridade e as nuances emotivas do gesto. Arranjos minimalistas e vibrantes revelam músicas autorais e dão nova roupagem a canções brasileiras já consagradas para envolver espectadores de todas as idades
RECITAL DE CANTO E PIANO COM ORNELLA DE LUCA E ANDRÉ BERTONCINI
Horário: 20h
Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria
Soprano – Ornella de Luca
Piano – André Bertoncini
Programa:Twelve Poems of Emily Dickinson, Aaron Copland
1. Nature, the gentlest mother; 5 Heart, we will forget him; 7 – Sleep is supposed to be; 8 – When they come back; 9 – I felt a funeral in my brain; 10 – I´ve heard na organ talk sometimes; 11 – Going to heaven; 12 – The Chariot
FESTIVAL VIRTUAL NACIONAL DE ÓPERA
Horário: 21h
Gravação – Produção do Festival de Ópera do Theatro da Paz – Belém
De Giacomo Puccini, a Ópera Suor Angelica
Direção cênica – Jena Vieira
Direção Musical – maestro Miguel Campos Neto
O elenco é formado pela soprano Alfa de Oliveira, no papel de Tia Princesa e Denise Dacier no papel de Abadessa; Elizabeth Moura, no papel de Irmã Monitora; Gigi Furtado, que vive a Mestra das Noviças; Hosana Ramos, no papel de Irmã Genoveva; Dulcianne Ribeiro, como Irmã Osmina; Ione Carvalho, como Irmã Dulcina; Liliana Virgínia como Irmã Enfermeira; Lanna Bastos e Kézia Andrade no papel das Irmãs de Caridade; Juliana Kreling e Érica Carolinne como as Noviças; e Adriane Leite e Rebeca Leitão vivem as Irmãs Leigas. A direção geral é de Daniel Araújo e a direção de produção é de Nadressa Nuñez
20 de janeiro
GRAVAÇÃO MICRO ÓPERA O GUARANY E DUO FREUA BALDINI
Horário: 12h
Com a Orquestra Sinfônica de Santo André
Regência – Abel Rocha
Concepção visual – Luisa Almeida
Duo Freua & Baldini
Música Alfama – Madredeus
Soprano – Manuela Freua
Violino – Emmanuele Baldini
Na “micro-ópera” construída a partir de “O guarani”, um narrador apresenta o desenrolar da história, que é pontuada por trechos breves de árias e duetos, execução da Orquestra Sinfônica de Santo André, com a participação do tenor Paulo Mandarino, a soprano Rosana Lamosa, o barítono Leonardo Neiva e os baixos Saulo Javan e Anderson Barbosa
RECITAL DE ÓPERA NA SOCIEDADE GARIBALDI 
Horário: 12h30
Transmissão ao vivo da Sociedade Garibaldi
Mezzo Soprano – Ariadne Oliveira
Tenor – Vitorio Scarpi
Piano – Priscila Bomfim
Programa: Ária para Mezzo Soprano “Cruda sorte… Già so per pratica” da Ópera L”Italiana in Algeri de Gioachino Rossini; Ária para Mezzo Soprano “Stride la vampa” da Ópera IL Trovatore de Giuseppe Verdi; Ária para tenor “Ah, se tu sei fra gli angeli” da Ópera Fosca de Carlos Gomes; Ária para Mezzo Soprano e Tenor “Mon coeur s’ouvre à ta voix” da Ópera Samson et Dalila de Camille Saint-Saens.
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Amazônia Jazz Band
Programa: “Tamba Taja”, do compositor Waldemar Henrique, interpretado por Jane Duboc, cantora paraense que participou da gravação do dvd da AJB.
Orquestra de Câmara da USP
Regência – Gil Jardim
Programa: “Temos por quem lutar”
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Regência – Guilherme Mannis
Programa: Sinfonia Quelônica – Em homenagem as tartarugas marinhas de Luciano Calazams
LIVE COM O VIOLONISTA PAULO MARTELLI
Horário: 19h
Programa: Johann Sebastian Bach: Sonata BWV 1001 Adagio e Fuga; Albert Harris: Variations and Fugue on a theme by Haendel; Geraldo Vespar: 2 Estudos Populares Brasileiros
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: POCKET SHOW COM HÉLIO ZISKIND
Horário: 19h30
Hélio Ziskind fará um passeio pelas suas canções, algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Banho é Bom, Chuva Chuvisco Chuvarada, Vitamina Tutti-Frutti certamente estarão na lista. Mas outras, como Mala Mata, Iara, Tio Franz, Manacá, também estarão presentes. Ideias vindas de diferentes momentos da vida, todas pousadas no presente
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: PALESTRA COM EMILY ACHIENG AKUNO
Horário: 9h
Tema: A paisagem sonora do canto coral queniano – um híbrido entre sons indígenas e sons importados. O público poderá conhecer a prática de canto coral no Quênia, em particular nas escolas, a partir da vasta experiência de uma das mais importantes educadoras musicais daquele país – uma oportunidade de compreender como a sonoridade tradicional queniana se mescla aos estilos musicais ocidentais
TRIO COM ZÉLIA BRANDÃO, MARIA ALICE BRANDÃO E FÁBIO CARDOSO
Horário: 20h
Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria
Flauta transversal – Zélia Brandão
Violoncelo – Maria Alice Brandão
Piano – Fábio Cardoso
Programa: Pattápio Silva: Margarida para flauta e piano, Oriental para flauta e piano, Amor perdido para flauta, piano e violoncelo; Hélio Brandão: Primeiro tango para violoncelo e piano; Astor Piazzola: Milonga sin palavras para violoncelo e piano, Heitor Villa-Lobos: Assobio à jato para violoncelo e flauta
FESTIVAL VIRTUAL NACIONAL DE ÓPERA
Horário: 21h
Gravação – Produção do Palácio das Artes de Belo Horizonte (MG)
21 de janeiro
DANÇAS REAIS: CONJUNTO ALLA RÚSTICA
Horário: 12h
Transmissão ao vivo da Capela da Glória
Flautas doce – Maiko Thomé Araújo
Fiddle – Matheus Prust
Harpa e percussão – Thiago Parpinel
Percussão – Leandro Dias
Programa: As danças reais foram muito populares nas cortes da Europa medieval. Neste concerto, o grupo de música antiga Alla Rustica apresenta um programa de danças dos séculos XIII e XIV, peças raras presentes nos poucos manuscritos de música instrumental medieval que sobrevieram até os dias atuais. O concerto Danças reais é fruto da pesquisa do manuscrito de Londres (Itália, séc XIV), do manuscrito do rei (França, séc XIII). e do manuscrito Robertsbridge (Inglaterra, séc XIII)
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica de Santo André
Regência – Abel Rocha
Programa: Abertura Opera Fosca – Carlos Gomes
Orquestra Sinfônica do Paraná
Regência – Stefan Geiger
Solista – José Staneck
Programa: Concerto para Harmônica e Orquestra
Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília
Regência – Claudio Cohen
Programa: Ponteio (Allegro ma non troppo) de Claudio Santoro
LIVE DO PIANISTA CRISTIAN BUDU
Horário: 19h
Program:Heitor Villa-Lobos: Ciclo Brasileiro: Impressões Seresteiras & Festa no Sertão; Alberto Ginastera: 3 Danzas Argentinas; Francisco Mignone: Valsa de esquina n. 5; Ernesto Nazareth: Apanhei-te cavaquinho
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: LIVE HÉLIO ZISKIND, MARCELO BÚRIGO E DAVI SARTORI
Horário: 19h30
Mediação – Sergio Justen (PR)
Tema: A conversa se concentrará no mundo dos arranjadores que direcionam seus trabalhos para o público infantil, uma oportunidade de reunir quatro músicos que, além de suas diversas atividades artísticas e educacionais, também se interessam em produzir texturas, combinações timbrísticas e formas que respeitam a inteligência das crianças, sem esquecer de garantir um espaço especial à riqueza da voz infantil.
TRIO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Horário: 19h45
Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria
Violino – Dan Tolomony
Violoncelo – Klaiton Laube
Piano – Clenice Ortigara
Programa:Alberto Nepomuceno: Prece, Op.1 nº 1, Claudio Santoro: Sonata nº4 para violino e piano, Henrique de Curitiba: Trio 93 para violino, violoncelo e piano
22 de janeiro
LIVE DE MÚSICA ANTIGA DO ORATÓRIO BACH
Horário: 12h
Recital Solo de violino com Alejandro Aldana
Programa: Johann Sebastian Bach: Partita para violino nº 2 e Chaconne
OFICINA VERDE: ÁGUA SE PLANTA, com Flávia de Sá Sotto Maior
Horário: 15h
Tema: a relação entre a produção e o consumo de alimentos agroecológicos e a disponibilidade de água para todas as pessoas
Flávia de Sá Sotto Maior é mãe, advogada socioambientalista, embaixadora do movimento Lixo Zero em Curitiba e Designer em Sustentabilidade e Permacultura. Há 10 anos estuda e trabalha com tecnologias socioambientais, mobilização e engajamento de pessoas. É ativista pelo bem viver coletivo, incluindo o direito à água potável e comida agroecológica para todas as pessoas. Foi uma das fundadoras da Rede Sustenta Paraná – Rede Paranaense para a Sustentabilidade na Gestão Pública, iniciativa que une órgãos públicos com objetivo de fomentar práticas e ações que visam trazer economicidade, eficiência e sustentabilidade para a administração pública
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica de Guarulhos
Regência – Emiliano Patarra
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Regência – Norton Morozowicz
Programa: Modinha e Fuga para cordas de Alceo Bocchino
Orquestra Sinfônica de Gramado
Regência – Bernardo Grings
LIVE (CONCERTO) COM EDNA DE OLIVEIRA E VAGNER FERREIRA
Horário: 19
Soprano – Edna de Oliveira
Piano – Vagner Ferreira
Programa – Canções Francesas
Francis Poulenc: Voyage à Paris; Claude Debussy: Nuit d´Etoiles; Francis Poulenc: C´est ainsi que tu est; Gabriel Fauré: Mai; Erik Satie: La Diva de L´empire; Gabriel Fauré: Les Berceaux; Reynaldo Hahn: À Chloris; Olivier Messiaen: Ciclo Methamorfose; Francis Poulenc: Pour quoi Le Sourire, Les Chemins de L´amour
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: LIVE “DR. PLÁSTICO EM AÇÃO”, com Dalga Larrondo
Horário: 19h30
Músico e pesquisador com formação erudita e popular mergulhado nas áreas de palco, dança e teatro, Dalga Larrondo apresenta seu personagem especial: “Dr. Plástico” um cientista musical doido por plásticos. Com teorias mirabolantes Dr. Plástico tenta comprova-las fazendo do plástico seu principal objeto de pesquisa.
ALEJANDRO DI NÚBILA TRIO
Horário: 19h45
Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria
Bandoneón – Alejandro Di Núbila
Piano – Fábio Cardoso
Contrabaixo – Marsal Nogueira
Programa: Heitor Villa-Lobos: Melodia sentimental e Bachianas Brasileiras Nº 2 – O trenzinho do caipira / Astor Piazzolla: Duo de amor, Tanguería, Adiós nonino, Libertango
TRANSMISSÃO: ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Horário: 20h30
Regência – Thierry Fischer
Programa: Alberto Nepomuceno: Suíte Antiga, Op.1 e Ludwig van Bethoven: Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.36
23 de janeiro
RECITAL DE ÓRGÃO COM FERNANDO GABRIEL SWIECH
Horário: 12h
ENCONTRO VIRTUAL NACIONAL DE ORQUESTRAS
Horário: 17h30
Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Regência – Laercio Diniz
Programa: A criação do dia de Paula Senna Alli
Orquestra Sinfônica Nacional
Orquestra de Ouro Preto
Regência – Rodrigo Toffolo
Programa: Marcha fúnebre – Anônimo de MG
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo da Capela Santa Maria
Regência – Abel Rocha
Solista – Alejandro Aldana
Programa: A 4 Estações Portenhas de Astor Piazzola e as 4 Estações Brasileiras de Alexandre Guerra, Léa Freire, Silvia Goes e Felipe Senna
Otoño Porteño de Astor Piazzola; Outono Brasileiro de Alexandre Guerra; Invierno Porteño de Astor Piazzola; Inverno Brasileiro de Léa Freire; Primavera Porteña de Astor Piazzola; Primavera Brasileira de Silvia Goes; Verano Porteño de Astor Piazzola; Verão Brasileiro de Felipe Senna
24 de janeiro
LIVE: DANIEL PIAZZOLA E GRUPO SCALANDRUM
Horário: 20h
SHOW DE ABERTURA DA OFICINA DE MPB
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
Libertango – Tributo a Astor Piazzolla
Neste concerto, o argentino flautista e clarinetista Victor Gabriel Castro e o pianista Davi Sartori apresentarão a obra “História do Tango” de Astor Piazzolla, originalmente escrita para flauta e violão. Dando uma curiosa visão da jornada do tango ao longo da história, a obra possui arranjos virtuosos com toques jazzísticos e transcende para uma verdadeira evolução do tango, transitando do erudito ao popular em quatro movimentos: Bordel 1900, Cafe 1930, Nightclub 1960 e Concert D’aujourd’hui 1990. Na segunda parte do concerto, o maestro uruguaio Carlittos Magallanes, radicado no Brasil há mais de 40 anos, será o convidado especial para interpretar quatro obras consagradas de Astor Piazzolla através da sonoridade mágica do Bandoneón.
25 de janeiro
TAPUIA TRIO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
O Tapuia Trio é composto pela cantora e compositora Cida Airam, o violonista, cantor e compositor Matheus Braga e o percussionista Gilberto Fernandes, “o Tampinha”. Cada integrante tem uma trajetória musical extensa e diversificada. Eles se uniram para formar o grupo em 2019 com o objetivo de apresentar a diversidade rítmica e melódica da música do Nordeste brasileiro. No repertório tem baião, xote, ciranda, samba de roda, coco de roda e embolada. Os três nordestinos, radicados em Curitiba, apresentam releituras de grandes compositores nordestinos e suas próprias canções autorais.
OFICINA VERDE: JARDINS DE MEL E OS CAMINHOS DE PÓLEN, com Felipe Thiago de Jesus
Horário: 15h
A polinização como estratégia de segurança alimentar e promoção dos serviços Ecossistemicos, o fantástico mundo das abelhas nativas sem ferrão
Felipe Thiago de Jesus é graduado em Agroecologia Mestre em Agroecossistemas doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana idealizador do programa jardins de mel e Diretor de estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.
AULIVE COM MONICA SALMASO
Horário: 19h
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros.
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
SALOMÃO SOARES & VANESSA MORENO
Horário: 20h30
Chão de Flutuar. Esse é o título do primeiro álbum do duo formado pela cantora e compositora paulista Vanessa Moreno e o pianista paraibano Salomão Soares. Os instrumentos, voz e piano, podem ser ouvidos nesse projeto com brasilidade, nuances rítmicas, espontaneidade e improvisação, gravado e patrocinado pelo Estúdio Gargolândia de Rafael Altério. Passeando por diversas vertentes da música brasileira, canções como “Canção do Amanhecer”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes e “Correnteza” de Tom Jobim e Luiz Bonfá ganham roupagens cheias de lirismo e sutilezas. Já “Boca de Leão” de Filó Machado vem recheada de nuances rítmicas e improvisações. “Ninho de Vespa” de Dori Caymmi é um frevo instrumental que aparece cheio de espontaneidade e com a voz cantando a melodia junto do piano
CIRCUITO OFF: SHOW COM AS BREJEIRAS
Horário: 22h30
Voz e percussão – Jô Nunes
Violão 7 cordas – Beatriz Schneider
Voz, flauta e percussão – Fernanda Fausto
Voz e cavaquinho – Gisele Fontoura
26 de janeiro
DUO COMBINADO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
O Duo é formado por Otávio Augusto (clarinete, clarone e saxofone) e por Vinícius Chamorro (violão 7 cordas e guitarra), ambos formados no curso de bacharelado em instrumento da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Com técnica avançada, fruto de suas formações eruditas, e com vasta experiência em música brasileira trazem em seu repertório temas autorais e também releituras de temas dos mais diversos compositores brasileiros, assim, com versatilidade transitam entre o samba, choro, jazz brasil, música latina e afro brasileira. Vinícius Chamorro é músico da Orquestra a Base de Corda de Curitiba enquanto Otávio Augusto é músico da Orquestra a Base de Sopro de Curitiba e utilizam de suas vivências orquestrais para criar novos arranjos, novas texturas e ambientes para as músicas.
OFICINA VERDE: COSMÉTICOS NATURAIS, com Lorena Mello Rodrigues
Horário: 15h
Live transmitida da Capela Santa Maria pelo canal do Youtube
Oficina de confecção produtos naturais: Demaquilante Bifásico, Desodorante Líquido e Sérum Hidratante.
Todos os participantes vão aprender a fazer seus cremes e desodorantes, sem aditivos químicos e substancias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente
Material necessário:
1) Desodorante Líquido
Ingredientes:
01 frasco âmbar de 150 ml
30 ml de leite de Magnésia
100 ml de água
30 gotas de óleo essencial de sua preferência (lavanda/capim limão).
2) Sérum hidratante
Ingredientes:
01 frasco âmbar 30 ml conta-gotas
30 ml de Óleo Vegetal de sua preferência (amêndoa, girassol, abacate, jojoba)
30 gotas de óleo essencial da sua preferência
3) Demaquilante Bifásico
Ingredientes:
01 frasco ambar 30 ml com válvula spray
15 ml de óleo vegetal de sua preferência (amêndoa, girassol, abacate, jojoba)
15 ml de gel de aloe vera
*Todos os produtos podem ser encontrados no site da Macaia
Lorena Mello Rodrigues é bióloga há 11 anos, inquieta resolveu mudar hábitos de consumo e viver em respeito com a natureza. Atualmente, busca mostrar às pessoas o que podemos fazer para mudar o lugar onde vivemos. Encontrou na Macaia Eco uma forma de realizar esse propósito, vendendo produtos que nos ajudam a reduzir o consumo de plástico em nosso dia a dia
AULIVE COM JOÃO BOSCO
Horário: 19h
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros.
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: LIVE COM ROSY GRECA, SULA KOSSATZ E BIA BEDRAN
Horário: 19h30
Mediação – Milton Karam (PR)
Tema: Assim como as culturas da infância têm suas características próprias, as composições direcionadas às crianças também reúnem traços peculiares. Esse será o tema dessa conversa que reúne importantes compositoras desse segmento artístico. Com a ênfase no respeito à curiosidade das crianças, a mediação, conduzida por um compositor que tem grande parte de sua obra direcionada aos pequenos, destacará os desafios, a responsabilidade e a satisfação de escrever música para o público infantil
SHOW 1, 2 & JAZZ – ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO E GLAUCO SÖLTER
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
CIRCUITO OFF: SHOW COM JULIÃO BOÊMIO, VINÍCIUS CHAMORRO E RICARDO SALMAZO
Horário: 22h30
Cavaco – Julião Boêmio
Violão 7 cordas – Vinícius Chamorro
Pandeiro – Ricardo Salmazo
27 de janeiro
BRUNA LUCCHESI E VINÍCIUS GOMES – MEO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
“Meo” é o título do recém lançado álbum da cantora e compositora Bruna Lucchesi e do pianista Vinicius Bastos Gomes. No trabalho, não há solo ou acompanhamento, a voz e o piano se entrelaçam o tempo todo. Nas palavras de Bruna: “Uma das premissas do nosso trabalho é desmistificar a música de câmara. Queremos que o nosso trabalho seja uma porta de entrada para as salas de concerto, para o público que ainda não está habituado a este tipo de ritual”. No repertório, composições de Egberto Gismonti, Amy Winehouse, Clube da Esquina, Francisco El Hombre, Caetano Veloso, Lupicínio Rodrigues, entre outros
OFICINA VERDE: A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO PARA A SAÚDE
Horário: 15h00
Com Aurea Silva
Tema: Sabemos da importância da respiração para nossa saúde. Mas como manter a qualidade respiratória no dia a dia? Como utilizar a respiração como recurso para nosso bem estar? Esses e outros tópicos serão abordados nesta oficina, com práticas simples e eficientes para melhorar a respiração e utilizá-la para controle da ansiedade e estresse, melhorar a oxigenação do cérebro e a qualidade do sono profundo
Público-alvo: pessoas acima de 12 anos, estudantes e profissionais de saúde e em qualidade de vida
Aurea Silva é nstrutora de Hatha Yoga, Meditação e Yogaterapia, autora da Agenda Descanso – Yoga para os 7 dias da semana e organiza passeios Agroecológicos
AULIVE COM ZECA BALEIRO
Horário: 19h00
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: OFICINA HOME STUDIO LAB COM JUAN CARRASCO
Horário: 19h30
DANILO CAYMMI, JOÃO EGASHIRA E GRUPO
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
Nesse show, o cantor e compositor Danilo Caymmi apresentará algumas das composições mais significativas da sua carreira, como “O Bem e o Mal” (Danilo Caymmi e Dudu Falcão), “O que é o Amor” (Danilo Caymmi e Dudu Falcão) e “Andança” (Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós). Também fazem parte do repertório, canções de Dorival Caymmi e Tom Jobim. Danilo será acompanhado por João Egashira (violão), Fábio Cardoso (piano) e Luís Rolim (percussão)
CIRCUITO OFF: SHOW COM VINÍCIUS ARAUJO, LEONARDO DOS SANTOS E RODRIGO MARQUES
Horário: 22h30
Guitarra – Vinícius Araujo
Gaita harmônica – Leonardo dos Santos
Baixo acústico – Rodrigo Marques
28 de janeiro
DUO ACORDEOM BRASILEIRO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
O “Duo Acordeom Brasileiro” traz a diversidade da música produzida pelos acordeonistas compositores brasileiros. O projeto é resultado de uma pesquisa com músicos de várias regiões do país que resultou no livro de entrevistas e partituras “Acordeom Brasileiro”, lançado em 2018, onde foi possível conhecer as diversas estéticas da produção musical autoral para acordeom
O show é apresentado por Marina Camargo no acordeom e Marcelo Pereira no baixo, e traz arranjos inéditos das composições para essa formação. O repertório conta com músicas de Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Beto Hortis, Alessandro Kramer, Waldir Teixeira, Edith de Camargo, entre outros. Ritmos como xote, milonga, baião, valsa, frevo e chamamé estão presentes com uma nova roupagem, retratando uma nova forma de compor e executar o acordeom atualmente.
OFICINA VERDE: MINHA COZINHA É PANC!, com Amanda Benghi Marfil
Horário: 15h
Tema: Histórico e reconhecimento das PANCs (Plantas alimentícias não convencionais); Potencial gastronômico das PANCs; Formas de preparo e uso na culinária; Receitas e dicas de uso não convencional de alimentos convencionais; Aproveitamento integral dos alimentos; Reflexão e contextualização do ato político de se alimentar, apresentando como proposta agroecologia e suas possibilidades de atuação na sociedade, meio rural e urbano como possibilidades de mudanças econômicas e sociais
Público-alvo: a partir de 14 anos
Amanda Benghi Marfil é formada em Filosofia, é Chef de Cozinha e agricultora agroecológica especializada em culinária agroecológica vegetariana e vegana. Proprietária da cozinha agroecológica Marfil, que desde 2010 é referência em processamento de produtos orgânicos certificados
AULIVE COM LENINE
Horário: 19h
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: LIVE LUCILENE SILVA, EDUARDO PACHECO E ROBERTO MOURA
Horário: 19h30
Mediação – Lia Marchi (PR)
Tema: Nesta roda de conversa estarão reunidos representantes das diversas matrizes culturais que têm profunda influência na constituição da nossa brasilidade. Elementos das diversas músicas indígenas, da imensa variedade das sonoridades do continente Africano e das múltiplas matrizes europeias serão abordados como forma de melhor compreendermos a riqueza que marca nossa música. A mediação desse encontro colocará em destaque os mais variados locais em que essa multiculturalidade se manifesta, seja nas culturas da infância, nas manifestações populares ou na academia
AMARO FREITAS SOLO
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
Amaro Freitas – Solo consolida em 1h de espetáculo a sua proposta artística de cruzar elementos da cultura popular afro- brasileira com o jazz em uma única espiral sonora. Ele abre o concerto com “Lamento Sertanejo” de Dominguinhos, e na sequência apresenta o seu Baião Autoral “Dona Eni”, as inéditas “ Malakoff” e “ A outra face”, músicas da mais recente safra do pianista, e que ainda não foram gravadas. Na segunda parte do show, Amaro inicia com o standard “ Luiza” de Antônio Carlos Jobim, segue para autoral “ Afrocatu”, e reinventa “ Nanã” de Moacir Santos, tema afro, e uma de suas inspirações no piano percussivo. Para fechar, Freitas apresenta “ Trupé” , tema criado a partir do Coco de Arcoverde, ritmo popular do interior de Pernambuco
O show é um fluxo musical sem fronteiras que conecta com naturalidade o folclore do nordeste brasileiro à vanguarda de nomes como Vijay Iyer, Craig Taborn, Thelonious Monk e dos seus conterrâneos Moacir Santos e Dominguinhos
CIRCUITO OFF: SHOW COM THAIS MORELL, JANAÍNA FELLINI E GABRIELA BRUELL
Horário: 22h30
Voz e violão – Thais Morell
Voz – Janaína Fellini
Percussão – Gabriela Bruell
29 de janeiro
LUCAS MIRANDA E VINÍCIUS ARAÚJO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
O duo formado por Lucas Miranda no cavaquinho e Vinícius Araújo no violão teve origem na Faculdade de artes do Paraná, onde ambos são formados em Bacharelado em MPB. Os músicos são integrantes do Jazz Cigano Quinteto grupo de jazz manouche com trabalho com o violonista Yamandu Costa e cds gravados e shows pelo Brasil. Vinícius Araújo é guitarrista e estudou jazz com grandes nomes como Kurt Rosenwinkel, Mike Moreno, Jonathan Kreisberg entre outros. Lucas Miranda é cavaquinista e violonista de Jazz manouche,; estudou choro com grandes mestres como Ronaldo do Bandolim, Izaías Bueno, Joel Nascimento, Rogerio Souza entre outros. Nesse show teremos no repertório obras de grandes nomes do choro, da MPB, do Jazz Manouche e do Jazz Americano mostrando a versatilidade do duo
OFICINA VERDE: PLANTAS AROMÁTICAS, TEMPEROS E ERVAS MEDICINAIS – com Ademar da Silva Brasileiro
Horário: 15h
Tema: Nesta oficina, os participantes conhecerão várias ervas medicinais, aromáticas e temperos, aprendendo sobre suas indicações e diversas formas de uso. Também serão ensinadas maneiras de cultivar essas espécies, para que todos possam ter em casa um jardim que além de trazer beleza, também traz saúde e bem estar
Ademar da Silva Brasileiro (Mago Jardineiro) é graduado em Gestão Ambiental, formado em Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em Domínios de Mata Atlântica, com Ernst Gotsch; Curso de Restauração da Mata Atlântica em Áreas de sua Primitiva Ocorrência (EMBRAPA FLORESTAS, Colombo, Paraná); Curso de extensão universitária em solos (UFPR). Consultor de prefeituras, empresas, escolas e ONGs nas áreas de paisagismo, soberania alimentar, meio ambiente, agricultura e jardinagem. Instrutor de jardinagem e jardineiro, atuando em implantação de jardins, hortas, pomares, SAFs e áreas de conservação da natureza, bem como sua manutenção evolutiva e revitalizações
AULIVE COM O BATERISTA CHARLES GAVIN
Horário: 19h
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: SHOW INTERATIVO “NÉLIO VELHO”
Horário: 19h30
Nélio Velho é velho mas também é novo. É careca, mas não é ovo. É um tipo misterioso, metade criança, metade idoso! Toca viola e é brincante, pois quem brinca vive bastante. Dizem que ele conta histórias difíceis de acreditar. Mas a maioria delas ele viu, ele estava lá. Então, antes de duvidar, veja o que ele tem a dizer, ouça o que ele tem pra cantar com om muita cantoria e brincadeira que ele vai  apresentar
“MÃE ORMINDA – ENERGIA E LUZ”
Horário: 20h30
Num show especial, Mãe Orminda com sua voz inigualável passa pelo repertório de autores de grandes clássicos do samba como Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Cartola, João Nogueira e Zeca Pagodinho. Do repertório também fazem parte composições de músicos paranaenses. Nossa Rainha do Samba Paranaense será acompanhada por Julião Boêmio (cavauinho), Ricardo Salmazo (percussão) e Lucas Melo (violão 7 cordas)
CIRCUITO OFF: SHOW COM ANDRÉ COLLINI, NEI RANGEL E DANIEL ARGOLO
Horário: 22h30
Teclado – André Collini
Baixo – Nei Rangel
Bateria – Daniel Argolo
30 de janeiro
RUBIA DIVINO CANTA MILTON NASCIMENTO
Horário: 12h
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
A cantora e compositora Rubia Divino sobe ao palco do Paiol em um especial para celebrar o legado e o universo de Milton Nascimento. Acompanhada da pianista Lilian Nakahodo e da percussionista Gabriela Bruel, a artista interpreta clássicos como “Travessia,” “Cais”, “Maria Maria”, dentre tantas canções que emocionam os apreciadores dessa entidade na Terra que é Bituca.
AULIVE COM CRIOLO
Horário: 19h
Para esta edição da Oficina de Música foi reservada uma faixa de horário dedicada às AuLives, que consistirão em uma série de bate-papos com alguns dos mais significativos artistas da Música Brasileira. Naturalmente, não se tratam de aulas formais, mas certamente sempre é possível aprender mais sobre Música, Cultura, Arte e Brasil com grandes artistas brasileiros
A mediação dos bate-papos será realizada por Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” da TV Cultura, radialista da Rádio Eldorado e foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Participará também do bate-papoo músico João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda e da Oficina de Música de Curitiba – MPB
PROGRAMA MUSICAR APRESENTA: HOMENAGEM A ASTOR PIAZZOLLA
Horário: 19h30
Exibição de produto áudio visual produzido com alunos do Programa MusicaR e músicos da Camerata Antiqua de Curitiba em Homenagem a Astor Piazzolla. O repertório apresentado será: Libertango (Astor Piazzolla), Vuelvo Al Sur (Piazzolla/Fernando Solanas) e O Samba e o Tango (Amado Regis). Os arranjos e a execução ao piano contam com a participação do músico Davi Sartori. A coordenação pedagógica e direção artística é dos professores Ângela Deeke Sasse, Cristiane Alexandre e Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
TUYO
Horário: 20h30
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
Formada por Machado, Lio e Lay, a Tuyo funde organicidade e texturas eletrônicas com temáticas existenciais. Seu EP de estreia “Pra Doer”, foi lançado em 2017 e apresenta o estilo contemplativo do trio. Em 2018, o álbum “Pra Curar” sedimenta sua identidade, trazendo uma proposta vocal audaciosa, letras sensíveis e beats complexos. Agora em 2020, a Tuyo se prepara para lançar seu novo álbum. Com uma estética que passa pelo folk e vai desde o lo-fi hiphop até o synthpop, o trio cria um som potente, capaz de despertar a vulnerabilidade com leveza. O primeiro single deste ciclo, intitulado “Sem Mentir”, foi lançado em julho e já está nos aplicativos de música o videoclipe disponível no canal de YouTube do trio. “Sem Mentir” surge como uma resposta para várias perguntas que permeiam pelos pensamentos dos integrantes, mas é também sobre a vontade de colocar os sentimentos para fora de forma real, não importando qual seja a sua verdade
CIRCUITO OFF: TRIO ARMORIAL
Horário: 22h30
Flauta – Marcela Zanete
Violino – Carla Zago
Viola – Du Gomide
31 de janeiro
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Horário: 11h
PROGRAMAÇÃO DRIVE-IN – Transmissão com local a confirmar
Regência – Abel Rocha
“TUMBALELÊ DO TUPI PERERÊ”
Horário: 15h
TumBaleLê é pop, é reggae, é rock, é música popular brasileira para toda família, é carnaval fora de época, injeção de alegria e esperança
O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças
“QUARTETO SANTA HELENA”
Horário: 17h30
Acordeon – André Ribas
Violão e bandolim – Román Otero
Contrabaixo e percussão – Marsal Nogueira
Bateria – Matheus Silva
O Quarteto Santa Helena se dedica a ritmos latino-americanos: rumba, mambo, tangos e boleros. Fazem parte do repertório temas como “Libertango” (Astor Piazzolla), “Mambo influenciado” (Chuco Valdés) e “Tumba de Coqueta” (Jesús Alemañy)
ORQUESTRA À BASE DE CORDA CONVIDA MESTRINHO – HOMENAGEM A DOMINGUINHOS E ASTOR PIAZZOLLA
Horário: 20h30
Nesse concerto, a Orquestra à Base de Corda une-se ao cantor, compositor e sanfoneiro Mestrinho para uma homenagem a dois grandes mestres da música: o argentino Astor Piazzolla, no ano de seu centenário, e Dominguinhos, que em 2021 completaria 80 anos. No repertório, clássicos como “De volta pro Aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Isso Aqui Tá Bom Demais” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil) e Libertango (Astor Piazzolla)
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Festival Olhar de Cinema 2024 tem inscrições para voluntários até 15 de maio

O Festival Olhar de Cinema está com inscrições para voluntários que queiram colaborar. Veja como se inscrever até dia...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.