#Retrospectiva: Ambiente virtual levou espetáculos do Teatro Guaíra para a casa do público

Somente no YouTube foram mais de 52 mil visualizações de espetáculos como balés e concertos

Pela primeira vez na história, o auditório do Teatro Guaíra ficou vazio… Mas, ao longo do ano, o público acompanhou espetáculos direto de suas casas pelo Facebook, Instagram e canal do YouTube – onde tiveram mais de 52 mil visualizações. Todos os vídeos continuam disponíveis nas plataformas.
O Balé Teatro Guaíra e a Escola de Dança Teatro Guaíra ainda ofertaram aulas e oficinas para o público, chegando a mais de 4 mil pessoas em todo o Paraná. O G2 – Companhia Master de Dança e o Teatro de Comédia do Paraná também apresentaram propostas digitais.
Em uma pesquisa realizada no Instagram, o público contou como foi a participação nas atividades. Os depoimentos foram compartilhados com todos os mais de 15 mil seguidores da página.
“Tive o primeiro contato com o balé clássico nas oficinas gratuitas de setembro e me apaixonei”, contou o usuário Rodrigo. As aulas também foram aproveitadas por outra usuária, a Alice. “O Teatro Guaíra mudou meu 2020 com todas as atividades, as aulas de balé. Esse ano foi incrível.”

VEJA TAMBÉM: Teatro paranaense: Monólogo “Que Absurdo!” volta a cartaz no YouTube

Outra ação do centro cultural foram exposições e iluminação especial na fachada do teatro. “A exposição de figurinos e os projetos de iluminação externos. Vocês se mostraram presentes”, apontou a usuária Lisle.
Além desses depoimentos de Rodrigo, Alice e Lisle, outros ainda mencionaram o projeto “Eu Também Sou Todo Mundo”, do Teatro de Comédia do Paraná, a mostra on-line de Teatro de Bonecos e os concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Orquestra Sinfônica do Paraná
A OSP foi um dos corpos artísticos mais ativos ao longo do ano. A começar pelo concerto de abertura da Temporada 2020. O evento estava agendado para o dia 15 de março, mas foi cancelado com menos de 24 horas de antecedência. Com a ajuda do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), a apresentação foi gravada e, posteriormente, divulgado para o público nas redes sociais.
O IAOSP também apoiou uma série de concertos virtuais com músicas como “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, “Carinhoso”, de Pixinguinha e “O Cio da Terra”, de Chico Buarque. Além desses projetos, os músicos da OSP tomaram a iniciativa de migrar a Série Música de Câmara para o meio digital. Os concertos, que ocorreriam no Guairinha pelo terceiro ano consecutivo, foram gravados pelos músicos em casa.
A OSP também iniciou o projeto OSP para Crianças, em um esforço para incluir na programação as crianças de 0 a 12 anos que passaram o ano em casa por conta da pandemia. O projeto ocorre semanalmente nas redes sociais e divulga conteúdos educativos, jogos e brincadeiras musicais.
Balé Teatro Guaíra
Entre os meses de julho e setembro, o Balé Teatro Guaíra ofertou oficinas virtuais de dança para uma ampla faixa etária. Alunos de 10 a 70 anos de idade aproveitaram aulas gratuitas em modalidades como o balé clássico iniciante, improvisação e dança para a melhor idade. Os bailarinos também fizeram criações originais para o ambiente on-line, como versões de Carmen e uma coreografia contemporânea colaborativa para celebrar o dia mundial da dança.
Escola de Dança Teatro Guaíra
A escola readequou suas atividades pedagógicas para o ambiente virtual e realizou mais de 600 aulas online em 2020. A EDTG foi uma das únicas instituições de ensino de dança a trabalhar de forma ininterrupta no país neste ano. A escola também participou de quatro festivais e competições nacionais e recebeu mais de 20 prêmios.
Teatro de Comédia do Paraná 
Os atores do Teatro de Comédia do Paraná também apresentaram uma produção virtual que resultou em 48 vídeos e sete meses de trabalho. O projeto “Eu também sou Todo Mundo” reuniu todos que participariam da edição 2020 do TCP, adiada em função do coronavírus, para discutir temas como amor e morte, baseados na peça homônima do americano Branden Jacobs-Jenkins.
G2 Cia. de Dança
Os dançarinos celebraram 21 anos com a produção de quatro vídeos que contaram a história do grupo e de seus integrantes. O G2 é a única companhia de bailarinos master do país e tinha uma extensa turnê por todo o país agendada para 2020 para celebrar as mais de duas décadas em atividade.
Arte em Nós
As oficinas virtuais chegaram a um público diferente neste ano. Vinte crianças de quatro casas-lares passaram a ter aulas de teatro e expressão corporal criadas pelo Teatro Guaíra. O “Arte em Nós” surgiu após um grupo de crianças demonstrar interesse nas atividades de balé ofertadas pelo Teatro Guaíra.
O planejamento inicial era que as oficinas tivessem iniciado ainda no primeiro semestre de forma presencial, mas a ideia foi adiada em função da pandemia do coronavírus. O interesse dos pequenos foi tão grande, no entanto, que a equipe topou o desafio de começar as oficinas de forma virtual sem nunca ter tido contato pessoalmente com os meninos e meninas.

Expectativas para 2021

Enquanto não for seguro retornar com as atividades presenciais, o Teatro Guaíra pretende continuar com a programação digital. Já estão confirmadas apresentações virtuais para 2021 da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé Teatro Guaíra.
A programação infantil do OSP para Crianças se mantém e novos projetos já têm data marcada, como o concerto virtual “A História de um Soldado”, de Stravisnky, e a parceria entre OSP e BTG com obras de Johann-Sebastian Bach.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img