Projeto virtual do Teatro de Comédia do Paraná chega ao fim após 48 vídeos

Vídeos foram criados pelos atores após adiamento de espetáculo por causa da pandemia

Após 48 vídeos, chegou ao fim o projeto “Eu também sou TodoMundo”, iniciativa dos atores da edição 2020 do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) e do Teatro Guaíra que apresentou discussões virtuais sobre temas como amizade, amor e morte a partir da peça homônima do americano Branden Jacobs-Jenkins.

A peça TodoMundo! seria apresentada em março e abril e faria parte da temporada 2020 do TCP, com estreia no Festival de Curitiba. Mas, com a chegada da pandemia e a suspensão das atividades no Teatro Guaíra, o elenco e a equipe técnica resolveram criar um projeto virtual dessa peça que tinha levado dois meses de processo criativo para ser montada, com direção de Rodrigo Portella, um dos mais renomados dramaturgos de sua geração, com mais de 150 premiações, incluindo o Prêmio Shell.

O projeto experimental/poético/filosófico/pandêmico/documental, como o TCP define, produziu os vídeos de abril a outubro, que nasceram das reuniões semanais do elenco. Ao todo foram 88 horas de ensaio e discussões via Zoom que abordaram, principalmente, o tema TodoMundo! durante este momento tão atípico em que todo mundo é mesmo o mundo todo.

VEJA TAMBÉM: Pandemias e a evolução da humanidade são temas de espetáculo que estreia na Mostra MOVE de Teatro

A equipe contou com 12 atores, um editor e uma tradutora de libras, além da participação voluntária de 43 pessoas desde a comunidade surda, de cegos e de baixa visão até a comunidade acadêmica e artística.

Dos encontros semanais, da captação das imagens feita pelos atores em suas casas, dos depoimentos e relatos muitas outras questões se desdobraram sobre humanidade, inclusão e representatividade. Além disso, o grupo também discutiu como se dão processos artísticos a distância, até que ponto a tecnologia nos aproxima e até que ponta ela nos afeta e afasta.

Todos os vídeos do projeto o projeto “Eu também sou TodoMundo” estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do Teatro Guaíra.

Décadas de história

O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi criado em 1963 para orientar e coordenar as atividades teatrais do Centro Cultural Teatro Guaíra. O primeiro diretor do grupo foi Cláudio Correa e Castro que montou “Um Elefante no Caos”, de Millôr Fernandes. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos e Joel de Oliveira.

Até o ano 2000, o grupo chegou a produzir até cinco espetáculos em apenas um ano, mas acabou tendo suas atividades suspensas. Em 2016, o Teatro de Comédia do Paraná foi reativado e, desde então, já foram apresentadas as peças “O Homem Desconfortável”, “Hoje é Dia de Rock”, indicada ao prêmio Botequim Cultural nas categorias de melhor direção e figurino, e “Papéis de Maria Dias”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Curitiba tem exibição gratuita e ao ar livre de filmes natalinos clássicos

Sessões de cinema acontecerão no Terraço do Cine Passeio e Coreto Digital do Passeio Público Por Camile Triska, com assessoria...

Filme brasileiro que concorre como candidato ao Oscar estreia no Cine Passeio

Nova programação presencial traz os nacionais e premiados "Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou" e "Pacarrete" Por Camile Triska, com...

Exposição no Ventura Shopping traz ângulos diferentes de Curitiba

“Um Olhar, Uma Curitiba”, de Daniel Castellano, segue em cartaz até o fim do ano Até o final do ano está em cartaz no Ventura...

Semana de atividades on-line do História Viva celebra o Dia Internacional do Voluntário

Atividades têm objetivo de ajudar a formar novos voluntários Em 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Para celebrar a data e...

Linha Turismo funcionará todos os dias em dezembro

Trajeto da Linha Turismo percorre 26 pontos turísticos e passageiros podem fazer embarques e desembarques ilimitados Como parte da programação de Natal de Curitiba, a...

Veja Também

close-link