Paraná celebra Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência terá live com professoras de uma das maiores iniciativas brasileiras de ensino e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica

Nesta quinta-feira (11/02), é comemorado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Essa data busca fortalecer o comprometimento de todos com a igualdade de direitos entre homens e mulheres na área de aprendizado científico, que agrupa as disciplinas educacionais de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (mundialmente conhecido pelo termo STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Nas universidades estaduais do Paraná, as mulheres estão presentes em todas as vertentes do ensino, pesquisa e extensão. Representam 50,82% do corpo docente e 55,12% dos agentes universitários. Em todo o mundo, segundo as Nações Unidas, as mulheres representam 28% dos profissionais graduados em Engenharias e 40% dos graduados em Ciência da Computação e Informática.
Para a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, a inserção de meninas e mulheres nos campos da Ciência é resultado de muito empenho e resiliência. “A presença feminina nas áreas de tecnologia acrescenta uma nova dimensão ao desenvolvimento de produtos e negócios, contribuindo para o crescimento profissional de uma nova geração de talentos, comprometida com a ética e a sociedade”, afirma a professora, refletindo sobre a importância de incentivar meninas e mulheres para que elas estejam na política, na tecnologia e nas ciências.

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Com pós-doutorado nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, a professora Linnyer atua no Departamento de Informática do Centro de Tecnologia da UEM, onde é responsável por inúmeras atividades de Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Exemplo disso é o projeto Manna Team, coordenado por ela, que é considerada a maior rede de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do Estado do Paraná e uma das maiores iniciativas brasileiras nesse segmento.
“Projetos como esse abrem novas oportunidades para pensarmos no futuro e nos ajuda a ter mais segurança e estímulo para pensar na carreira profissional e no que desejamos seguir. Somos acolhidas e desafiadas a assumir a nossa genialidade, e estimuladas para tomar posições em outras áreas e lugares”, afirma a aluna do terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Ivone Castanharo, em Campo Mourão, Jaiane Bressiani da Silva, que ainda comenta que o projeto projeto Manna Teamensina a não ter medo da tecnologia e a fazer o bom uso dela.
Outra participante dessa iniciativa, Gabriele Vilas Boas Takano, estudante do quinto período de Engenharia Eletrônica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Campo Mourão, destaca a experiência de impactar no aprendizado de alunas das escolas públicas.
“É incrível poder incentivar as meninas na área de exatas e contribuir para mudar esse estereótipo de que a Ciência não é nosso lugar. Fazer parte do projeto me despertou uma vontade por empoderar, cada vez mais, as mulheres, inclusive em relação ao lugar que ocupo hoje, em um curso majoritariamente de homens”, ressalta a universitária, que também preside uma Empresa Júnior.
Em um meio onde ainda existe preconceito contra as mulheres, a presença feminina se faz ainda mais importante. “A participação feminina nessa área é de extrema importância, até mesmo como exemplo, para que novas gerações entendam que meninas e mulheres podem seguir qualquer carreira”, diz professora Maria Luísa Ghizoni Gonzalez, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que atua há mais de dez anos no projeto Manna Team.

Mulheres na Ciência

As professoras participarão nesta quinta (11/02), às 18h, de um evento online para discutir a inserção feminina na produção de ciência em todas as áreas do conhecimento. A live terá a presença de outras mulheres cientistas de diferentes idades e instituições de ensino superior, além de professoras e alunas de escolas públicas e poderá ser acompanhda no canal do YouTube do projeto Manna Team.

O que é o projeto Manna Team?

Imagem: Reprodução/Site

Há mais de 20 anos, o projeto Manna Team atua a partir de um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social, capazes de alavancar a inovação em diferentes áreas de conhecimento. As atividades são desenvolvidas com foco na Educação 5.0, Pensamento Computacional, Design Thinking e na Cultura Maker.

Os temas de pesquisa e inovação tecnológica envolvem, além da IoT e da Robótica, a Internet dos Drones (IoD), a Interface Cérebro Computador (ICC), a Inteligência Artificial (IA), Ambientes e Coisas Inteligentes, a Computação Urbana e os Jogos.
O projeto atende professores e estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Técnico de escolas públicas de diferentes municípios, bem como estudantes e professores de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino superior. Ao todo, são 20 professores doutores, 16 mestres, vários instrutores e estudantes de diferentes cursos e instituições.
Nos dois últimos anos, o Manna Tean manteve atividades em escolas públicas de diferentes cidades do Paraná (Cianorte, Paranavaí, Jandaia do Sul, Apucarana, Campo Mourão, Maringá, Guarapuava, Santa Helena, Mandaguari, Tamboara, Alto Paraná, Borrazópolis, São Pedro do Ivaí, Marialva) e de outros estados, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal. Nesse período, pelo menos 12 mil pessoas foram impactadas, de um total de 40 mil ao longo de duas décadas de atuação.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto criou o kit manna_volt de introdução à eletrônica, que é enviado para as casas dos estudantes de escolas públicas. Mais informações no Facebook, Instagram ou no site www.manna.team.
 
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