Série Música de Câmara apresenta concertos virtuais mais intimistas a cada quinze dias
Já está disponível no canal do YouTube do Teatro Guaíra o décimo concerto virtual da série Música de Câmara 2020 da Orquestra Sinfônica do Paraná, com os músicos Marcelo Lemos, na viola, e Raphael Gonçalves, no violoncelo, apresentando a obra “Duo com Dois Óculos Obrigatórios para Viola e Violoncelo”, de Beethoven.
Acredita-se que esse dueto nasceu de uma brincadeira entre o compositor alemão e seu amigo, o barão Nikolaus Zmeskall. Beethoven costumava fazer piadas com os óculos de Zmeskall e escreveu para ele essa obra. Diz a tradição que qualquer músico que a toque precisa colocar, obrigatoriamente, seus óculos.
A Série Música de Câmara vai ao ar no canal do YouTube do Teatro Guaíra e no YouTube da Orquestra Sinfônica do Paraná a cada quinze dias. A música de câmara é como uma “conversa” entre dois ou três amigos. Em pequenos grupos, os músicos da orquestra trazem, desde 2018, essa conversa musical para a plateia no formato da Série Música de Câmara, com a curadoria do maestro-titular Stefan Geiger.
VEJA TAMBÉM: Festival Internacional de Percussão de Curitiba será transmitido pelo YouTube
Tradicionalmente, as apresentações ocorrem no Guairinha. Com a suspensão dos concertos presenciais em função da pandemia do coronavírus, os músicos da OSP viram nos concertos virtuais uma possibilidade de manter um contato próximo com o público.
Assista ao vídeo de “Duo com Dois Óculos Obrigatórios para Viola e Violoncelo”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=owoY60wfLcM&feature=emb_title” align=”center” /]
Saiba mais sobre os concertos virtuais já disponibilizados
pela Série Música de Câmara 2020
Malcolm Arnold
No primeiro vídeo, o clarinetista Jairo Wilkens convidou a pianista Clenice Ortigara para tocar Malcolm Arnold (1921-2006). O compositor ficou conhecido por compor obras para o cinema, tendo recebido um Oscar por uma de suas músicas.
Quinteto para Clarineta em La
No segundo concerto virtual, os músicos da OSP escolheram uma obra de Mozart para evidenciar a beleza do clarinete. Escrito originalmente para o clarinetista Anton Adler, a composição foi feita para, além do clarinete, dois violinos, uma viola e um violoncelo. Finalizada em setembro de 1789, esta peça estreou com Adler em dezembro do mesmo ano, na Sociedade Tonkünstler de Viena.
Manhã de Carnaval
No terceiro episódio da Série de Música de Câmara, os músicos da OSP trouxeram a consagrada Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria. A música, que já foi regravada internacionalmente por nomes como Cher, Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e Frank Sinatra, foi lançada originalmente em 1959. É considerada uma das mais importantes músicas do jazz brasileiro e ajudou a consolidar a música brasileira, especialmente a bossa nova, no exterior.
Vuelvo Al Sur
A violinista Martina Lohmann e o acordeonista convidado André Ribas apresentaram Astor Piazzolla, com Vuelvo Al Sur, de 1988. A letra que acompanha algumas versões dessa música é de autoria de Fernando Solanas.
Onde anda você
O quinto episódio da Série de Música de Câmara é um clássico brasileiro de Vinicius de Moraes e Toquinho, “Onde Anda Você”, canção lançada em 1975 e que ficou marcada na história da música brasileira.
Sexteto Op. 100
Compositor, coreógrafo e pianista Francis Poulenc (1899 – 1963) foi o homenageado da noite com o seu Sexteto, Op.100. Dividida em três movimentos (I. Allegro vivace; II. Divertissement: Andantino; III. Finale: Prestissimo) a obra tirou o sono do próprio Poulenc. Foram anos fazendo a revisão até chegar no resultado que lhe agradou, esta versão apresentada.
Scherzo para violino e piano em Dó menor
A violinista da OSP, Martina Lohmann e o pianista convidado, André Fadel, apresentaram o Scherzo para violino e piano em Dó menor, de Johannes Brahms (Hamburgo, 7 de maio de 1833 — Viena, 3 de abril de 1897). Esse Scherzo faz parte da sonata F.A.E (Frei aber einsam, Livre, mas só), obra composta em conjunto por Brahms, Robert Schumann e Albert Dietrich.
Duo para Violas em Dó Maior
No oitavo concerto virtual da série Música de Câmara 2020, o músico da OSP Carlos Tavares e a musicista convidada Anna Bobkova, tocando diretamente da Rússia, apresentaram o segundo movimento do Duo para Violas em Dó Maior, de Karl Stamitz. Karl Stamitz foi um compositor tcheco-alemão que atuou no final do século XVIII e início do século XIX. Seu estilo musical é caracterizado por temas regulares e melodias agradáveis.
La Muerte del Angel
A nona edição da série Música de Câmara 2020 trouxe novamente a obra de Astor Piazzolla, desta vez com La Muerte del Angel e um quinteto de violas e acordeão.