Espetáculo sobre o final dos tempos e a utilidade da Arte chega à Mostra MOVE de Teatro

“Alexandria 8836BR”, do Grupo P.U.T.O., apresenta um bunker que priva a humanidade da arte e dos afetos

No próximo sábado (07/11), estreia na programação da 3ª Mostra MOVE de Teatro o espetáculo “Alexandria 8836BR”, do Grupo P.U.T.O., que apresenta um lugar imaginário em que o ser humano se encontra privado da Arte, dos afetos e relações mais profundas. A transmissão, que é gratuita, acontece a partir das 20h no elo YouTube da Espaço Obragem de Teatro, realizador da mostra.
Em cena, a atriz Fabiane de Cezaro vive uma funcionária exemplar desse espaço ficcional denominado “Alexandria”, nome que remete à antiga biblioteca que guardava um acervo do conhecimento humano. Essa Alexandria é um bunker que protege arquivos e obras de arte do mundo para essa “nova humanidade” que está por vir.

VEJA TAMBÉM: Rumo de Cultura lança áudio série inspirada em Nikola Tesla

Em tempos de pandemia, o grupo realiza pontes entre teatro e cinema, exibindo uma narrativa fragmentada que constrói um universo distópico e ainda debocha do atual cenário político brasileiro. Para chegar a esse resultado, os integrantes do grupo realizaram diversos ensaios remotos, através de videoconferências, produzindo cenas e temas para a criação da dramaturgia.
“Nesse processo turbulento de se debater com os equipamentos eletrônicos e com a internet, foram nascendo os primeiros rascunhos de cenas e personagens”, comenta Rodrigo Hayall, diretor do espetáculo.
A 3ª Mostra MOVE de Teatro segue até o dia 21 de novembro, com apresentações de espetáculos todos os sábados. Nas sextas, no mesmo horário, são realizadas entrevistas com os realizadores de cada peça, também pelo YouTube.