Aqui: Websérie da Súbita Companhia de Teatro reflete sobre o isolamento social e a criação artística

Súbita Companhia de Teatro lança websérie e dramaturgia inédita que reflete a realidade da criação artística sob impacto da covid-19

A Súbita Companhia de Teatro apresenta neste início de novembro a última etapa da celebração de 12 anos de aniversário, com o lançamento da websérie gratuita “Aqui” e da publicação de uma dramaturgia inédita, “Aqui – Amanhã é outra imagem”.

A estreia acontecerá nesta quarta (04/11), no YouTube da companhia, às 20h15, seguida de bate-papo com os artistas na plataforma Zoom, às 21h15. O evento terá tradução em Libras e legendas em inglês e português.
A proposta inicial era fazer os lançamentos no formato presencial tradicional, mas aí veio o coronavírus e mudou os planos, obrigando ao isolamento social e à busca de novas formas de produzir, consumir e compartilhar as produções culturais. Chegou-se então à ideia da série, com seis capítulos, cada um tratando de uma personagem.
“Começamos o trabalho criando uma peça do teatro, de forma bem aberta. Fizemos três ensaios e entramos na pandemia. Inevitavelmente, é um trabalho atravessado e que atravessa esse momento”, comenta Maira Lour, diretora da Súbita.
Os episódios da série surgiram do desdobramento das personagens da dramaturgia escrita, em processo criativo compartilhado com o elenco e assinado por Lígia Souza. A ideia é falar de forma metafórica sobre a resistência do teatro e investigar as suas possibilidades diante da pandemia.
Cada capítulo traz a reação dessas personagens diante do isolamento, como cada uma se relaciona de maneira diferente com essa noção de dentro e fora, liberdade, prisão e solidão, perigo e segurança. “Trabalhamos bastante sobre o estar só, sobre a comunicação não ser mais nas bases que reconhecemos, sobre esse lugar novo do encontro nas plataformas digitais que são como paredes que nos separaram… essa foi a primeira imagem que joguei pra eles, esses quadradinhos em que fomos colocados”, revela a diretora.

VEJA TAMBÉM: Espetáculo sobre o final dos tempos e a utilidade da Arte chega à Mostra MOVE de Teatro

Em uma das etapas anteriores, no projeto Habitat, o tema era a casa como corpo. Agora, é o corpo como casa. “Em ‘Aqui’ a ideia é a busca pelo encontro, por se manter em movimento, é reconhecer futuros possíveis mesmo quando as estruturas do teatro se abalam”, completa a atriz Janaina Matter.
A companhia optou por não fazer essa experiência ao vivo, apesar deste modo estar funcionando bastante nas programações culturais. “Nos demos o desafio de, mais uma vez, dialogar com a linguagem audiovisual, então fomos para as filmagens com toda segurança que a situação exige. Foi uma experiência muito potente de criação que se revela nos vídeos da web serie e também na dramaturgia inédita que esperamos irá para o palco no melhor momento”, apontam.
Assista ao teaser
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=cIq7FXy8G9A” align=”center” /]
A Súbita Companhia de Teatro foi criada em 2007 com a intenção de fazer arte de um ponto de vista colaborativo, contemporâneo e autoral. Nestes 12 anos foram realizados 14 espetáculos, quatro cenas curtas, oito curtas-metragens, mostras, encontros de investigação artística, residências e workshops.
Para celebrar o aniversário, foram realizadas várias ações. Na Temporada de Repertório, aconteceram apresentações gratuitas de oito trabalhos, que também foram levados para Ponta Grossa, Maringá e Londrina. Já em “Corpos Poéticos – Encontro Internacional de Investigações Cênicas”, foram promovidas oficinas, masterclasses, falas públicas, mostras de processo e lançamento de livro sobre a companhia. O encontro teve participação de artistas do Brasil, EUA e da Argentina. Mais informações no site www.subitacompanhia.com.br.