Publicado em 29 de julho de 2020

Voltada para educadores de todo o Brasil, encontro virtual tem objetivo de dar profundidade à figura do poeta que foi um dos mais atuantes no cenário artístico brasileiro

oficinal virtual vinicius de moraes

Oficina é dirigida pela regente Dani Mattos. Foto: Márcio Roberto Camargo

Que tal aprender mais sobre um dos grandes nomes da música e da literatura de maneira divertida? Nos dias 4, 13 e 20 de agosto, educadores de todo o Brasil poderão participar da Oficina virtual “Vinicius, o poeta amador”, dirigido pela cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos com mais 17 educadores da Escola Colibri, de Embu das Artes, em São Paulo.

Os encontros serão sempre às 15h. As escolas públicas ou particulares de todo o Brasil interessadas em participar, podem entrar em contato com Dani Mattos pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais @danimmattos e @7melodica.

O objetivo da oficina é dar profundidade à figura desse poeta que foi um dos mais atuantes no cenário artístico brasileiro e fazer um apanhado de sua extensa produção, seja como poeta, crítico de cinema, compositor, letrista, cronista. “Durante as oficinas, os educadores vão poder compartilhar poesias e músicas de Vinícius de Moraes, e também aprender como organizar um sarau com seus alunos ”, explica a regente.

Segundo ela, oficinas como essa servem de estímulo para que os educadores levem cada vez mais para as salas de aula a riqueza da linguagem poética. “Várias pesquisas apontam a importância da poesia e da música de qualidade desde os primeiros anos escolares, para estimular a imaginação e melhorar a escrita. O poeta Vinícius de Moraes possui uma imensidão de poesias e músicas que podem ser usadas também na educação infantjuvenil”, aponta.

Para a orientadora pedagógica da Escola Colibri, Luciana Santos, o objetivo da equipe pedagógica em participar da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador” é ampliar o olhar cultural, estimular que os educadores conheçam mais sobre o poeta , participem e compartilhem práticas desenvolvidas na escola.

VEJA TAMBÉM: Novo Prêmio Biblioteca Digital vai selecionar ebooks inéditos

A educadora Noemi Fortunato que já participou de um dos saraus da regente Dani Mattos, agora vai prestigiar a oficina. “Participar do sarau poético, poder ouvir e apreciar diferentes apresentações e conhecer ainda mais o repertório de Vinicius de Moraes foi uma experiência muito bacana. Tomei coragem e apresentei a música “A casa”, tocando as notas na escaleta, fiquei feliz e agradecida com os elogios”, conta ela.

Sarau para todo o público

Quem não é educador, pode participar do sarau mensal “Vinícius, o poeta amador”, que a regente Dani Mattos realiza com seu grupo vocal Poucas e Boas. O espetáculo criado em 2013 ganhou versão digital devido à pandemia e acontece no próximo dia 12 de agosto, às 19h.

Durante o sarau, o público será convidado a ouvir e recitar poemas, crônicas e canções do poeta. O espetáculo interativo será pela plataforma Sympla. As inscrições são limitadas e gratuitas, mas o público também pode colaborar com contribuições voluntárias, que serão destinadas às oficinas gratuitas para escolas públicas de todo o país.

SERVIÇO: Oficina “Vinícius, o poeta amador: Público alvo: educadores
Data: 4, 13 e 20 de agosto
Horário: 15h
Escolas interessadas devem mandar e-mail para [email protected]

Sarau “Vinícius, o poeta amador” 
Data: 12 de agosto
Horário: 19h
Inscrições gratuitas e limitadas na plataforma Sympla

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

Leave A Comment