Natal com flores: Dicas para criar arranjos de mesa especiais para a data

Florista ensina a criar arranjos com plantas naturais e elementos natalinos

Uma das tradições mais populares durante o período de festas de final de ano é decorar a casa. As luzes e itens que remetem ao Papai Noel são as atrações principais, mas para complementar o ambiente, uma boa opção é incluir arranjos florais na decoração.
Para dar um toque especial, o ideal é explorar as cores das flores da estação. “As cores clássicas do Natal são o vermelho e verde, então pode-se apostar sem medo nas folhagens e flores nessas cores, mas a data também é muito representada por elementos típicos e tons de dourado e brilhos, portanto, uma ideia legal é montar arranjos mesclando plantas com os próprios adornos de natal, como as bolas e fitas”, sugere Creuza dos Santos, florista da curitibana Esalflores.
Creuza explica que também é possível incluir flores brancas junto com as vermelhas, como lírios e astromélias mescladas com rosas, criando um contraste.

Uma outra opção para a decoração da mesa. Foto: Divulgação

Para a mesa da ceia, a dica é incorporar também pinhas e ramos de trigo entre as flores para incrementar o arranjo. “Você pode montar um arranjo, e uma travessa de prata ou vidro, com flores, folhas e pinhas, por exemplo. Pequenos raminhos de flor junto ao guardanapo sobre o prato também combinam bem e criam um visual bem natalino”, aponta a florista.
Outra alternativa é criar combinações com os outros elementos da decoração. Se a toalha for vermelha, pode-se espalhar folhas verdes sobre a mesa, ou optar por um arranjo comprido só com folhagens verdes. Ou o contrário, espalhar flores vermelhas em uma toalha verde.
A tradicional Poinsétia, conhecida como Espírito Santo ou Flor do Natal, é uma opção sem erro, garante a florista. Além de chamar a atenção pela beleza com folhas largas e um vermelho característico, é ideal para dar um toque elegante ao ambiente, mas exige cuidados específicos.
A tradicional Poinsétia ou Flor do Natal. Foto: Divulgação

“A Espírito Santo dura cerca de 2 a 3 meses no vaso, mas é preciso mantê-la em um espaço com claridade e realizar a rega uma vez por semana. Lembrando que o ideal é observar a umidade da terra, pois as condições do ambiente variam muito a necessidade de rega, já que a presença de ar condicionado ou espaço fechado sem muita circulação de ar podem exigir mais ou menos água”, orienta.

Árvores de Natal naturais

Outra possibilidade que agrega graciosidade à decoração de natal é optar pela versão natural do habitual pinheirinho de Natal. A Tuia Holandesa é amais popular e pode ser encontrada em diversos tamanhos. “A Tuia dura cerca de 1 a 2 meses, dificilmente vai durar de um ano para o outro, mas é ideal para o período das festas de natal e ano novo.” explica Creuza dos Santos.

VEJA TAMBÉM: Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta Concerto Virtual de Natal

Para manter a Tuia saudável é preciso muita água e luz. Quanto aos enfeites, não há restrição, assim como as árvores artificiais, os galhos suportam e combinam bem com os mais variados tipos de adereços natalinos.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.