Uma lista com 14 livros sobre arte para matar as saudades dos museus e aprender mais sobre a nossa história e nossos artistas preferidos
Por Irma Bicalho
Os museus e galerias estão fechados e pelo jeito vão permanecer assim por um bom tempo. As visitas virtuais têm sido uma maneira de nos aproximarmos dos artistas e suas obras. Mas, essa não é a única maneira. A arte está na música, na dança e também nos livros. Há aqueles que valorizam mais as imagens, outros que convidam para a reflexão e debate e ainda aqueles que resgatam a história da arte desde os primórdios da humanidade.
Selecionamos uma lista de obras variadas sobre o assunto. Tem títulos para os leitores que querem aprofundar seus conhecimentos, para aqueles que querem iniciar um estudo mais detalhado. Há também livros para as crianças, observadoras astutas com mentes abertas e almas sensíveis. A arte é um alento em tempos tão penosos, de isolamento e notícias ruins. Busquemos oxigenar nossas mentes e encontrar no conhecimento a esperança por dias melhores.
1. A história da arte – E. H. Gombrich
Este é um dos livros mais completos para quem está começando seus estudos sobre a arte e sua história. Começa falando das manifestações artísticas mais antigas, como as pinturas rupestres da pré-história e segue até a arte experimental contemporânea. Também traz uma analise da psicologia por trás das artes visuais bem interessante.
2. História da Arte – Graça Proença
História da Arte para fins didáticos. São mais de 400 páginas sobre os grandes movimentos artísticos, tendências e artistas, além de materiais e técnicas utilizadas. Cerca de 700 imagens, todas legendadas, reproduzidas em cores e grande formato, transformam o livro em uma verdadeira galeria de obras-primas.
3. Tudo sobre arte – Stephen Farthing
Funciona como uma espécie de guia usando imagens da memória artística. Com mais de mil ilustrações traça um panorama em ordem cronológica dos estilos e movimentos artísticos, apresentando as principais obras da pintura, escultura, arte conceitual e da arte performática.
4. O Mundo da Arte – Mundo Antigo – Giovanni Garbini
É praticamente uma enciclopédia das artes de todos os tempos. Fazendo uma ponte dos primórdios da civilização até a era contemporânea, o conceito e a arte são analisados de forma clara e fácil de entender.
5. História da Arte Brasileira – P. M. Bardi
A obra explica as origens e influências da arte brasileira,englobando a escultura, pintura e arquitetura.
VEJA TAMBÉM: Curitiba é Arte: Escritoras Curitibanas
6. O abuso da beleza – Arthur Danto
O livro trata da evolução do conceito de beleza durante o último século. Antes, o propósito final de uma obra de arte era ser bela, mas no século XX, essa ideia foi refutada e a beleza destronada, chegando, em alguns casos, a ser considerada um crime estético. Para o autor, a beleza “não deve ser a finalidade da obra de arte, e muito menos ser evitada”. Por fim, ele expande esta reflexão sobre a importância da beleza comentando as ideias de artistas e críticos como Rimbaud, Fry, Matisse, os Dadaístas, Duchamp entre outros.
7. O Mundo da Arte: Arte Oriental – Jeannine Auboyer e Roeger Goepper
Livro antigo encontrado com preço bem acessível nos sebos. Jeannine Auboyer (1912-1990) foi curadora francesa do Musée Guimet em Paris. Realizou várias expedições arqueológicas na Índia e no Camboja e é autora de vários livros de História. Neste, escrito em parceria com o historiador alemão Roeger Goepper, mostra um panorama da arte no Oriente, com boa parte dedicada à Índia e ao Sudeste Asiático. Há também uma parte dedicada à China, à Coréia e ao Japão.
8. As Cores de Van Gogh – Claire Merleau Ponty
Para quem quer se aprofundar na vida e obra de Van Gogh. O livro traz todos os quadros do pintor com muita informação sobre o artista e os detalhes e o contexto da época de cada criação.
9. O Grande Livro de Arte – Susie Hodge
A obra traz teorias da arte e fatos curiosos ao detalhar, por exemplo, as pinturas do museu The National Gallery, de Londres, um dos mais importantes do mundo. Tem também as biografias dos principais gênios da arte, além de descrever o impacto histórico e cultural de grandes obras.
10. Arte indígena no Brasil: alteridade e relação – Els Lagrou
Ricamente ilustrado, aborda as concepções ameríndias sobre arte. O autor mostra como nesses universos a categoria vai além da contemplação estética, chegando à produção de corpos e pessoas.
11. A Arte de ver a arte – Susan Woodford
O livro é composto por um glossário dos movimentos artísticos e terminologia técnica, além de uma lista de recomendações de leitura. Esta obra ajuda o leitor a ter mais confiança na hora de observar e analisar uma obra de arte. Infelizmente essa obra não é fácil de encontrar, mas quem tiver sorte pode achar este livro em sebos. Em algumas livrarias há disponível a versão em espanhol.
12. Isso é Arte? – Will Gompertz
Foca na história da arte nos últimos 150 anos, do impressionismo até os dias de hoje. O autor é o editor de artes da BBC, Will Gompertz, que além de conhecedor do assunto sabe imprimir o senso de humor em seu texto.
13. História da Arte para Crianças – Lenita Figueredo
Este livro usa um enredo com dois personagens infantis para contar a história da arte desde a Idade da Pedra até a atualidade. A obra viaja pelas diversas culturas do mundo, reconhecendo a importância da Arte na vida, na história e no desenvolvimento dos povos.
14. Arte para Crianças – Vário autores (Publifolha)
Obra repleta de ilustrações que explica de forma didática a evolução dos estilos e das técnicas, desde a arte pré-histórica até a arte de rua. Conta a trajetória de grandes artistas, como Monet, Van Gogh, Matisse, Picasso, Miró e Andy Warhol. Traz ainda um capítulo especial sobre escultura.
14. Arte Brasileira Para Crianças: 100 Artistas e Atividades Para Você Brincar – Isabel Diegues, Márcia Fortes, Mini Kert e Priscila Lopes
Numa linguagem simples e divertida, o livro conta com uma seleção de 100 importantes nomes das artes, apresenta um trabalho e uma pequena biografia de cada um deles, além de propor uma atividade inspirada na obra do artista para as crianças conhecerem diferentes ideias, materiais e maneiras de fazer arte. O livro traz ainda um glossário com diversos termos relativos às artes visuais.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!