Leituras Curitibanas: Concurso literário vai premiar novos escritores

Ganhadores vão receber R$ 700 e seus textos serão transformados em leituras performáticas em vídeo

Incentivar a escrita, descobrir novos talentos literários, premiar os dez melhores textos e dar visibilidade a esses trabalhos pelas redes sociais. Esses são alguns objetivos do I Concurso Literário Novas Leituras Curitibanas, promovido pela Pinguim Produções e Sou Produções.

Podem participar pessoas com idade acima de 18 anos, que residem em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana participantes, e apresentem textos originais inéditos nos gêneros de conto, crônica, dramaturgia ou poesia ainda não publicados total ou parcialmente em meios físicos e digitais. A temática é livre.

As inscrições são gratuitas. Para concorrer, os interessados devem entrar no site http://bit.ly/novasleiturascuritibanas ou no perfil da Pinguim Produções no Instagram (@producao.pinguim), ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição, as declarações de autoria, originalidade, de residência e enviar esses materiais em formato PDF até o dia 31 de janeiro para o e-mail [email protected].

Cada participante poderá concorrer com um texto de sua autoria com no mínimo 5000 (cinco mil) e no máximo 8000 (oito mil) caracteres com espaços. Não serão aceitas obras escritas em coautoria.

“Queremos estimular novos escritores locais, valorizar a literatura como linguagem artística, divulgar a produção da escrita e fomentar o incentivo à leitura”, explica o produtor e diretor da Pinguim Produções, Rodrigo Hayalla.

Premiações

A partir dos dez textos selecionados, organizadores e artistas da capital paranaense vão criar dez leituras performáticas em vídeos, que serão publicadas e divulgadas no canal do YouTube “Nossas Leituras” e demais redes sociais vinculadas ao projeto.

Já os autores desses textos receberão cachê de R$ 700,00 cada, referente à autorização de uso de escritura para a concepção e veiculação das vídeo-leituras.

VEJA TAMBÉM: Francine Cruz e Willy Bortolini participam da oitava edição de “Às vezes, aos domingos”

Uma comissão julgadora formada por especialistas em literatura contemporânea vai eleger os dez melhores escritos segundo os critérios de originalidade, domínio da forma textual apresentada, consistência formal e temática.

A divulgação do resultado sairá no dia 21 de fevereiro e o pagamento aos vencedores será feito no dia 10 de março, por depósito bancário.

“O concurso vai democratizar a escrita literária. É preciso dar voz e trazer visibilidade a novos talentos que residem na capital paranaense e redondeza e que muitas vezes não têm possibilidade de se expressarem”, diz a atriz, contadora de histórias e assistente da Sou Produções, Juliane Souto.

Todas as ações desenvolvidas foram contempladas pelo edital de fomento da Lei Aldir Blanc de Curitiba. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Dia da Mulher movimenta mercado de palestras online

Jornalista Adriane Werner fará palestras com o tema “Comunicação é Poder”, mostrando que, ao desenvolver sua oratória, as mulheres...
- Advertisement -

Veja Também

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==