Francine Cruz e Willy Bortolini participam da oitava edição de “Às vezes, aos domingos”

Projeto on-line é uma alternativa para dar visibilidade a autores paranaenses

Francine Cruz e Willy Bortolini são os convidados da oitava edição de “Às vezes, aos domingos”, projeto com bate-papos virtuais mensais entre escritores paranaenses. O encontro será no dia 24 de janeiro, a partir das 17h, no Instragram @francinecruz18. Os dois escritores conversarão sobre processo criativo, obras publicadas, incluindo a leitura de textos autorais.

Segundo Willy Bortolini, os espaços para discutir literatura sempre foram escassos e afirma que ter a oportunidade de compartilhar ideias e a produção de escritores do estado é algo valioso. “Projetos como ‘Às vezes, aos domingos’ precisam ser explorados, expandids e popularizadas cada vez mais. A gente, enquanto comunidade artística, agradece e cresce junto”, diz o autor do livro Reminiscências (Clube de Autores).

Paranaense de Palmas, Willy Bortolini escreve desde a adolescência, desde poesia a pequenas crônicas. Mas, ele conta que foi a partir de 2009 que começou a entender a própria escrita e passou a frequentar oficinas de produção literária da Fundação Cultural de Curitiba, ministradas, entre outros escritores, por Paulo Sandrini e Otto Leopoldo Winck.

Bortolini, que é graduado em Educação Física, ainda participou de grupos de teatro e fez cursos variados. Posteriormente, passou a trabalhar em navios de cruzeiro. “No início por curiosidade e pela possibilidade de conhecer um pouco a cultura de outros países”. Desde o início da pandemia, ele vive em um sítio em Campo Largo.

Já a curitibana Francine Cruz começou escrever aos 12 anos, inicialmente histórias em quadrinhos e poemas. A sua primeira publicação foi em 2002: um de seus poemas foi classificado em um concurso e incluído em uma antologia.

VEJA TAMBÉM: Biblioteca disponibiliza no YouTube todos os vídeos da 4ª Flibi

Para ela, participar de uma live sobre poesia e prosa é, para uma escritora, uma atitude de extrema importância. “Durante a pandemia, as redes sociais tornaram-se uma maneira segura e eficaz de divulgar a literatura, estar em contato com os leitores e até mesmo de formar novo público leitor”, afirma a autora dos romances “Amor, Maybe” (Editora Ícone) e A Casa dos Dois Amores (Audiolivro Editora).

Francine é graduada Educação Física e Letras Português-Inglês, é mestre em Educação pela UFPR e escreveu, além dos romances já citados, os livros “Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades” (2008) e “Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática” (2013), e recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura, em 2012.

O Paraná e seus autores

Em junho de 2020, o escritor Guido Viaro convidou o também escritor Marcio Renato dos Santos para fazer uma live, o que resultou não apenas em um encontro virtual, mas nesta proposta que uma vez por mês viabiliza um bate-papo com dois autores paranaenses.

Já participaram de “Às vezes, aos domingos” Andréia Carvalho Gavita, Roberto Nicolato, João Lucas Dusi, Carlos Machado, Jô Bibas, Alvaro Posselt, Jaqueline Conte, Jonatan Silva, Otto Leopoldo Winck, entre outros escritores

Mais informações sobre o evento os próximos convidados são disponibilizados sempre no Instagram @somadeideias e no blog tulipasnegraseditora.blogspot.com.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Dia da Mulher movimenta mercado de palestras online

Jornalista Adriane Werner fará palestras com o tema “Comunicação é Poder”, mostrando que, ao desenvolver sua oratória, as mulheres...
- Advertisement -

Veja Também

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==