Íris: Vídeo do Balé Teatro Guaíra lembra o dia internacional do orgulho LGBTQIAP+

Coreografia homenageia aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembra as vítimas da intolerância

O Balé Teatro Guaíra lançou nesta segunda-feira (28/06), um vídeo para celebrar o dia internacional do orgulho LGBTQIAP+, (gays, lésbicas, transexuais, travestis e transgêneros, intersexuais, queer, assexual, pansexual e identidades não binárias) comemorado nesta data para lembrar a luta por direitos civis dessa comunidade.
A coreografia Íris tem dois objetivos: homenagear aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembrar as vítimas da intolerância. O vídeo está disponível no Facebook, Instagram e YouTube do Teatro Guaíra.
Os idealizadores da coreografia, Murilo Machado e Leonardo Lino, contam que a inspiração para Íris foi a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. O vermelho, por exemplo, foi usado por uma bailarina para lembrar os crimes de ódio que fazem o Brasil ocupar as primeiras posições no ranking dos países que mais matam transgêneros e transexuais. Apesar do panorama sombrio, a esperança também é retratada no vídeo com as cores amarela e verde, por exemplo, que ressaltam a autoestima e brilho próprio.

VEJA TAMBÉM: Livro infantil fala de respeito, diversidade e aceitação com personagem autobiográfico

“Percebemos que, muitas vezes, ficamos com autoestima abalada em função do preconceito constante, então quisemos ressaltar a beleza interna de cada pessoa. O vídeo reflete a diversidade que há na sociedade e mostra que a inclusão de todos é possível”, afirmam Murilo e Leonardo.
Monica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra, explica que a área cultural é diversa por natureza, por isso o objetivo do Teatro Guaíra é mostrar o quanto a sociedade ganha com a pluralidade e respeito a todos. Além disso, a data é importante para combater o preconceito, já que o Brasil segue como um dos países mais violentos contra a população LGBTQIAP+.
“O vídeo é um retrato da diversidade na cultura e nos propõe um diálogo sobre representatividade e inclusão. Acredito na força da arte para transformar a sociedade e fazer com que todos sejam respeitados”, aponta.
O dia do orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho porque a data marca a chamada “Rebelião de Stonewall”. Em 1969, integrantes da comunidade LGBT organizaram protestos na cidade de Nova Iorque contra a violência policial, marco do início da luta por direitos civis para essa comunidade. Desde então, o mês de junho é dedicado a celebrar a diversidade e lembrar a luta contra o preconceito.
Assista ao vídeo de Íris
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=B1wbKVVUsJs&t=215s” loop=”no” muted=”no” /]
 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.