O e-book inédito sobre aprendizagem e inclusão é uma ação da pós-doutora Monaliza Haddad em conjunto com pais e professores de alunos especiais do Brasil, México, França e Portugal
No Brasil, de 2014 a 2018, o número de matrículas de estudantes com necessidades especiais cresceu 33,2%, segundo dados do último Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), o país deve incluir, preferencialmente em classes comuns, todos os estudantes com necessidades especiais de 4 a 17 anos na escola. Mas como ocorre o processo real de inclusão desses alunos com colegas e professores dentro de sala de aula e também em casa com as famílias?
É essa a questão que abordada em um e-book lançado pela paranaense e pós-doutora em educação e direitos humanos, Monaliza Haddad. O livro, intitulado “O Processo de Mediação da Aprendizagem na Inclusão” conta com a abordagem da autora e também com contribuições de pais e professores de crianças com NEE residentes no Brasil, México, França e Portugal. “É um material que tem sentimento, que tem palavras verdadeiras e da cotidianidade. Esse espaço é deles”, afirma Monaliza. Clique AQUI para fazer o download do e-book
“A luta ainda é muito grande para conseguirmos a inclusão efetiva desses alunos
nos mais variados meios, mas nessa caminhada, que a gente vê muita luta e esforço,
a gente também vê muitos momentos especiais e únicos que essas famílias
passam com seus filhos”, conta Monaliza Haddad
A ideia surgiu no início do isolamento social e rapidamente contou com o apoio e mobilização desses pais e professores. “Aceitamos prontamente apoiar nesse material, pois cada vez mais, temos que mostrar ao público a realidade das nossas crianças, o dia a dia delas e o esforço que elas e os pais passam diariamente para inclui-las”, conta Maria Manuel Parrinha, diretora da Associação Portuguesa da Síndrome do X-Frágil e colaboradora do livro.
Além dos relatos de pais e professores, o e-book tem ainda a participação de Bianca Oliveira, que contou como é sentir na pele ser, ou não, incluída dentro de sala de aula e quais as superações e dificuldades desse processo. “Tenho que confessar que diversas vezes sofri bullying durante toda a minha escolaridade, chegando até a encontrar chicletes colado no meu cabelo durante a aula. Nem eu e nem as pessoas que estavam ao meu redor percebiam”, afirma ela.
VEJA TAMBÉM: Confira 5 dicas para entreter as crianças longe dos aparelhos eletrônicos
“A luta ainda é muito grande para conseguirmos a inclusão efetiva desses alunos nos mais variados meios, mas nessa caminhada – que a gente vê muita luta e esforço – a gente também vê muitos momentos especiais e únicos que essas famílias passam com seus filhos”, conta Monaliza Haddad.
O e-book “O Processo de Mediação da Aprendizagem na Inclusão” teve o apoio e patrocínio do IAD – Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento, da Reino Editorial e da empresa Via Dupla Transportes.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!