Início Eventos Culturais Música e Dança Do hip hop ao samba, Beduino abre alas para o álbum novo...

Do hip hop ao samba, Beduino abre alas para o álbum novo com a música “Tranquilo”

Com as batidas do rap e a energia do samba, nova música do rapper curitibano foi produzida em parceria com outros artistas

“Tranquilo” é uma faixa bastante especial pra mim, porque eu acho que ela resume bem a ideia do álbum, né… não é a toa que ela é a primeira faixa. Ela fala muito da quebra de expectativa que eu tive quando eu transformei a música na minha profissão. Quando eu fiz o meu primeiro álbum, o MPB, eu tinha muita sede e muita vontade de viver de música… Quando as coisas começaram acontecer de fato, eu vi que viver de música era muito além de só fazer música”, revela Bernardo Beduino, MC, arte educador e produtor cultural sobre seu novo single.
Com produção musical de Daniel Almeida e João Mendes, e percussões de Márcio Rosa e Halanna Aguiar, a faixa mistura instrumentos percussivos orgânicos característicos do samba, como a cuíca, pandeiro e surdo, com os timbres das batidas digitais de hip hop. Além de instrumentos e batidas, foram utilizados um prato de cerâmica e uma garrafa de vidro como elementos percussivos, com objetivo de trazer a energia das rodas de samba de fundo do quintal.
A música foi produzida com duas parcerias. Uma delas o rapper e compositor Caco, que divide os vocais com Beduino e também é coautor da música. “Pra mim, foi muito da hora vir gravar esse som porque eu queria trabalhar com o Dan em um estúdio igual esse. Foi um processo bem construtivo pra mim também. Eu fiquei muito feliz porque eu aprendi algumas coisas só de olhar o jeito que eles fazem os arranjos de samba” diz Caco.
Já o samba veio da contribuição do duo de samba Marginálias, formado por Jay Ferreira e Halanna Aguiar, que nunca tinham gravado ou participado de um rap. “Eu gosto muito de rap, a Jay também gosta. A gente nunca tocou nem gravou, mas é uma coisa que a gente escuta e samba é uma coisa que a gente faz. Então, foi uma junção muito gostosa, muito boa, e eu sou bem grata a esses encontros, conta Halanna Aguiar, percussionista e vocalista no duo.
O novo single será lançado nesta terça-feira (01/06), em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, entre outras). Já o clipe estará disponível a partir das 11h do mesmo dia no YouTube do rapper Beduino.

Incentivo cultural

A faixa “Tranquilo” é o primeiro lançamento novo álbum de Bernardo Beduino, “O Lado Bê Do Hino”, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2021. O projeto foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc de Curitiba e realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e Ministério do Turismo.

VEJA TAMBÉM: Laura Petit explicita o desejo feminino em novo single que mistura MPB e música pop

“Na área do rap não é tão comum [ser contemplado por editais de incentivo]. Nem que a galera escreva projeto, nem que aprove projeto. Tanto que aqui, no estúdio, grande parte dos projetos aprovados passam pelos gêneros de música brasileira instrumental, jazz, samba e música regional. Geralmente, está dentro desse nicho. Agora, um projeto de rap, da maneira como está sendo feito, é uma novidade e eu acho que isso tem que ser colocado pra frente” afirma Vitor Pinheiro, engenheiro de som do estúdio Gramofone +, responsável técnico pelas gravações do disco.
O videoclipe da faixa “Tranquilo” é um registro audiovisual das gravações do single, que aconteceram no estúdio Gramofone +, em Curitiba. As imagens foram feitas pela produtora Martsh e mostram o processo de captação de vozes e instrumentos de “Tranquilo”, convidando o público a conhecer o processo criativo e técnico por trás da faixa. A finalização do material foi feita pela Affluence Films.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile