“Não Fale a Língua do Racismo” já está disponível na página do Canal Futura no Globoplay
Alunas e alunos do quarto período do curso de Jornalismo da Universidade Positivo produziram uma série que será exibida no Canal Futura. Denominada “Não Fale a Língua do Racismo”, a proposta surgiu do estudante Higor Paulino que comemora o fato de a turma ter encampado em sua ideia e produzido as edições.
“Pela primeira vez desde que comecei a estudar, tive aulas sobre racismo, li autoras e autores pretos e pude discutir isso com colegas de sala. Como estudante preto, poder ter um programa que combate o racismo exibido no Canal Futura, é bastante animador”, aponta o estudante, afirmando ainda que o tema precisa ser discutido em todas as escolas.
“Não Fale A Língua Do Racismo” é um interprograma educativo jornalístico que pretende explicar expressões da língua portuguesa que são racistas e indicar sinônimos para substituí-las. Os vídeos abordam expressões como Criado Mudo, Mulata, Nhaca, Nega Maluca, A Coisa Tá Preta, Meia Tigela, Doméstica e Não Sou Tuas Negas.
VEJA TAMBÉM: Cultura antirracista: debate precisa ser levado para dentro das escolas
“Estamos muito contentes com esta produção que quer ajudar a desconstruir o racismo na Língua Portuguesa e que foi produzida em nossas aulas, durante o isolamento social. A turma está de parabéns pelo empenho e dedicação”, comemora a professora Sandra Nodari que é a responsável pela parceria com o Canal Futura e que dirige o programa.
A série já está disponível na página do Canal Futura no Globoplay – somente para assinantes. O Futura também faz parte de diversas grades de canais de operadoras de televisão por assinatura.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.