#CulturapeloBrasil: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe toda a programação no formato on-line

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe quase 200 filmes, além de debates

Por Camile Triska, com assessoria de imprensa

Neste ano, o público de todo o Brasil pode assistir a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Pela primeira vez, é disponibilizada toda a programação on-line, que tem 198 títulos de 71 países, com a maioria dos filmes brasileiros inéditos, divididos entre as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial. As exibições acontecem até o dia 4 de novembro, de forma gratuita ou com cobrança de ingressos, em diversas plataformas de streaming, com acessos limitados por filme.

O cineasta homenageado desta edição é o baiano Fernando Coni Campos, falecido em 1988, que ficou marcado por ser um autor tropicalista, experimental e com forte influência da literatura nacional, mas sem deixar de lado certo apelo popular na construção de seus filmes.

O público poderá assistir três longas-metragens do cineasta, todos gratuitos: “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), vencedor do Leopardo de Prata no Festival de Locarno, “Ladrões de Cinema” (1977), comédia  que conta a história de ladrões do morro do Pavãozinho que resolvem fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema, e “O Mágico e o Delegado” (1983), vencedor do Festival de Brasília, onde Coni retorna ao mundo fantástico da infância e dos artistas de circo para recriar o microcosmo do país sob a derrocada do “milagre econômico”.

No dia 26 de outubro, às 18h, ainda acontece o debate “A Cinepoesia de Fernando Coni Campos”, no canal da Mostra no YouTube, que terá a participação de Antonio Pitanga, protagonista de “Ladrões de Cinema”, Tânia Alves, atriz de “O Mágico e o Delegado”, Luis Abramo, cineasta e curador da obra de Coni Campos e Maria do Rosário Caetano, jornalista e crítica de cinema. A mediação será do cineasta e pesquisador Joel Pizzini.

Outra homenagem da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é o Prêmio Humanidade, destinado a grandes nomes do cinema. Desta vez, além de um diretor, o documentarista americano Frederick Wiseman, também foram premiados os funcionários da Cinemateca Brasileira.

Programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Além dos filmes nacionais, títulos premiados e exibidos em festivais internacionais fazem parte da programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de títulos inéditos como “Kubrick por Kubrick” (Kubrick by Kubrick), de Gregory Monro, exibido em Tribeca, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, baseado no livro homônimo de José Saramago, “Berlim Alexanderplatz”, de Burhan Qurbani, da seleção de Berlim, “Araña”, do chileno Andrés Wood, apresentado em San Sebastián e Toronto, “Vencidos da Vida”, de Rodrigo Areias, “O Paraíso da Serpente” (El Paraiso de La Serpiente), de Bernardo
Arellano e “Ordem Moral”, de Mário Barroso.

A mostra também tem filmes que fizeram parte do Festival de Veneza, como o documentário “Sportin’ Life”, de Abel Ferrara, da seleção oficial do Festival de Cannes (cancelado em razão da pandemia de covid-19) e do Festival de Berlim, como o premiado “Não Há Mal Algum” (There Is No Evil), de Mohammad Rasoulof.

VEJA TAMBÉM: Jornalista curitibano lança guia da Netflix para ajudar público a escolher filmes e séries

Entre as apresentações especiais, está o documentário “Coronation”, do artista Ai Weiwei, que retrata o confinamento em Wuhan, na China, durante o início do surto da covid-19 no começo do ano, além do longa-metragem “Vivos”, também dirigido pelo artista, sobre um grupo de estudantes mexicanos que foram brutalmente atacados por forças policiais e outros agressores.

A programação completa da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está disponível no site 44.mostra.org. Mais informações no Facebook, Instagram e Twitter da mostra.

Fórum Mostra

Indo além da exibição de filmes, acontecerá o Fórum Mostra, com debates entre os dias 28 e 30 de outubro sobre questões como cinema e memória e as mudanças no consumo e na produção audiovisual pós-covid.

A diversidade nas escolhas de filmes que concorrem ao Oscar e as novas formas de consumo do audiovisual, principalmente com o crescimento expressivo das plataformas de streaming, também serão abordados no fórum, que ainda terá o evento “Da Palavra à Imagem” para apresentar a produtores obras literárias que têm potencial para serem adaptadas ao cinema. A programação completa está disponível AQUI.

Outro evento da mostra é o Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual, que acontece nos dias 29 de outubro e 03 de novembro com o objetivo de destacar o tema da diversidade na produção audiovisual no Brasil e no mundo. Entre todos os filmes da programação da mostra, cerca um quarto são de diretoras mulheres, como “Gato na Parede” (Cat In the Wall), de Vesela Kazakova e Mina Mileva, “Impedimento em Cartum” (Khartoum Offside), de Marwa Zein, “A Arte de Derrubar” (The Art of Fallism), de Aslaug Aarsæther e Gunnbjörg Gunnarsdóttir, “Rebeldes de Verão” (Summer Rebels), de Martina Saková, e “Irmãs Separadas” (Sisters Apart), de Daphne Charizani.

Como assistir aos filmes e debates

Programação de filmes
Mostra Play – na plataforma é possível assistir aos filmes com cobrança de ingressos de R$ 6
Sesc Digital, SPCine Play e Itaú Cultural – nesses sites são exibidos somente títulos gratuitos, incluindo os longas-metragens do cineasta Fernando Coni Campos, homenageado nesta edição

Fórum Mostra e Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual
Transmissão gratuita pelo site do Itaú Cultural e pelo canal da Mostra no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Espetáculo teatral baseado em provocante texto chileno tem apresentação on-line gratuita

Projeto de companhia curitibana exibe "Dezembro", com texto do chileno Guillermo Calderón, e oferece oficinas gratuitas No dia 4 de...

Natal Solidário do LIDE Paraná arrecada alimentos para comunidades carentes

As doações de cestas básicas podem ser feitas até o dia 5 de dezembro Em 2020, o Natal Solidário do LIDE Paraná ganha nova roupagem, a...

Publicação inédita retrata a presença negra na Curitiba dos séculos 19 e 20

Desdobramentos sociais desde antes da Abolição da Escravatura são abordados na publicação Uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins marca o encerramento das...

Estreias na Amazon e Netflix, dicas do Disney+ e outras novidades dos mundos do cinema e música

Estreias na Netflix e na Amazon, dicas de filmes temáticos, sugestões da Disney+, indicados ao Grammy e outras novidades culturais desta semana Por Flávio Jayme DICA...

Cena Hum apresenta edição virtual da Mostra Multiartes

Essa é a maior mostra acadêmica de artes cênicas do Paraná No próximo sábado (28/11), inicia a 50ª. edição da Mostra Multiartes Cena Hum, maior...

Veja Também

close-link