As ações buscam reforçar a importância da literatura e das artes em geral nestes tempos de isolamento social
Fechada desde o dia 17 de março (seguindo a determinação do governo estadual para o enfrentamento ao coronavírus), a Biblioteca Pública do Paraná está desenvolvendo uma série de iniciativas na internet durante o período de quarentena.
As ações buscam promover o incentivo à leitura e reforçar a importância da literatura e das artes em geral nestes tempos de isolamento social, além de atender de forma remota o público dos projetos mantidos pela Seção Infantil da instituição.
Conheça as atividades:
BPP CONTA
O canal de contação de histórias da Biblioteca no Youtube traz conteúdos próprios, como a versão virtual do tradicional projeto Hora do Conteúdo, e gravados por parceiros, como o Coletivo Era Uma Vez, formado por escritores e ilustradores da literatura infantojunvenil de Curitiba.
Nesta semana, a BPP Conta estreou a série de vídeos Lendas Brasileiras, produzida pelo grupo Cada Canto um Conto. Desenvolvidos com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do folclore nacional, os conteúdos são apresentados por meio das mais variadas técnicas de contação (teatro de sombras, fantoches, maquetes, entre outras), para fazer com que o público se reconheça nas histórias.
Assista todos os conteúdos AQUI.
JORNAL CÂNDIDO
Publicado mensalmente desde 2011, o jornal de literatura da BPP segue sendo produzido em versão on-line durante a quarentena. A última edição, de número 106, destaca a obra da polonesa Olga Tokarczuk, mais recente vencedora do Nobel, e traz reflexões sobre a pandemia assinadas por escritores brasileiros.
Acesse todas as edições do Cândido AQUI.
ERA UMA ZINE
Concebido no formato de fanzine, ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos, essa publicação digital é voltada para o público infantil e traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes. A edição desta semana aborda o tema “Saberes das Plantas”. Baixe AQUI.
DESAFIO LITERÁRIO, DICA DA EQUIPE, ONDE ESCREVO
A Biblioteca Pública ainda mantém um trabalho permanente de incentivo à leitura nas redes sociais. São posts com indicações de bibliotecas digitais e e-books gratuitos, além das séries Dica da Equipe (com sugestões de leitura dos próprios bibliotecários e funcionários da instituição) e Onde Escrevo (em que escritores e jornalistas do estado mostram seus locais de trabalho e leitura durante a quarentena).
A novidade mais recente é o Desafio Literário BPP, que abrange diversos gêneros ficcionais e de não ficção, um diferente a cada semana. Para participar, o público deve enviar uma foto do livro que está lendo e explicar brevemente a importância da obra.
Para participar e acompanhar as dicas, basta acessar a página do Facebook, Instagram ou Twitter da BPP.
CIA DA BPP
A recém-criada Companhia de Teatro da Biblioteca Pública continua desenvolvendo seus estudos a distância, com a colaboração de pareceristas que trabalham online com os atores e atrizes.
Para participar do grupo, que busca novos integrantes, escreva para bppciateatro@bpp.pr.gov.br.