Publicado em 29 de junho de 2020

As ações buscam  reforçar a importância da literatura e das artes em geral nestes tempos de isolamento social

bpp conta

A Ailén Roberto, atriz e contadora de histórias, em um dos episódios do BPP Conta. Foto: Reprodução/YouTube

Fechada desde o dia 17 de março (seguindo a determinação do governo estadual para o enfrentamento ao coronavírus), a Biblioteca Pública do Paraná está desenvolvendo uma série de iniciativas na internet durante o período de quarentena.

As ações buscam promover o incentivo à leitura e reforçar a importância da literatura e das artes em geral nestes tempos de isolamento social, além de atender de forma remota o público dos projetos mantidos pela Seção Infantil da instituição.

Conheça as atividades:

BPP CONTA

O canal de contação de histórias da Biblioteca no Youtube traz conteúdos próprios, como a versão virtual do tradicional projeto Hora do Conteúdo, e gravados por parceiros, como o Coletivo Era Uma Vez, formado por escritores e ilustradores da literatura infantojunvenil de Curitiba.

Nesta semana, a BPP Conta estreou a série de vídeos Lendas Brasileiras, produzida pelo grupo Cada Canto um Conto. Desenvolvidos com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do folclore nacional, os conteúdos são apresentados por meio das mais variadas técnicas de contação (teatro de sombras, fantoches, maquetes, entre outras), para fazer com que o público se reconheça nas histórias.

Assista todos os conteúdos AQUI.

JORNAL CÂNDIDO

Publicado mensalmente desde 2011, o jornal de literatura da BPP segue sendo produzido em versão on-line durante a quarentena. A última edição, de número 106, destaca a obra da polonesa Olga Tokarczuk, mais recente vencedora do Nobel, e traz reflexões sobre a pandemia assinadas por escritores brasileiros.

Acesse todas as edições do Cândido AQUI.

ERA UMA ZINE

Concebido no formato de fanzine, ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos, essa publicação digital é voltada para o público infantil e traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes. A edição desta semana aborda o tema “Saberes das Plantas”. Baixe AQUI.

DESAFIO LITERÁRIO, DICA DA EQUIPE, ONDE ESCREVO

A Biblioteca Pública ainda mantém um trabalho permanente de incentivo à leitura nas redes sociais. São posts com indicações de bibliotecas digitais e e-books gratuitos, além das séries Dica da Equipe (com sugestões de leitura dos próprios bibliotecários e funcionários da instituição) e Onde Escrevo (em que escritores e jornalistas do estado mostram seus locais de trabalho e leitura durante a quarentena).

A novidade mais recente é o Desafio Literário BPP, que abrange diversos gêneros ficcionais e de não ficção, um diferente a cada semana. Para participar, o público deve enviar uma foto do livro que está lendo e explicar brevemente a importância da obra.

Para participar e acompanhar as dicas, basta acessar a página do Facebook, Instagram ou Twitter da BPP.

CIA DA BPP

A recém-criada Companhia de Teatro da Biblioteca Pública continua desenvolvendo seus estudos a distância, com a colaboração de pareceristas que trabalham online com os atores e atrizes.

Para participar do grupo, que busca novos integrantes, escreva para [email protected].

Leave A Comment