Dramas nacionais e estrangeiros e documentário estão entre as opções gratuitas desta semana
Camile Triska, com assessoria de imprensa
A partir desta quinta (07/01), o site do Cine Passeio disponibiliza uma nova programação de filmes. Entre as opções gratuitas, na sala virtual Cine Vitória, destaque para o drama, gênero de todos os filmes exibidos.
O premiado “Fronteira das Almas”, de Hermano Penna é um desses longas-metragens. Lançado em 1987, o filme brasileiro, que tem um tom documental, mostra uma história de dificuldades de agricultores no interior de Rondônia.
Do Canadá, é apresentado o filme “Estados Nórdicos”, de Denis Côté, um dos diretores contemporâneos de maior destaque desse país. A trama acompanha um homem, que após
cometer um crime, encontra refúgio em uma remota comunidade.
Outro drama internacional é o cubano “Santa y Andres”, de Carlos Lechuga, sobre uma mulher fiel aos ideais de Fidel Castro que é designada para vigiar e evitar que um escritor homossexual conceda entrevistas ao Fórum da Paz. O filme, de 2016, foi realizado com o aval do estado, mas acabou tendo sua exibição proibida em Cuba por criticar o governo.
O premiado documentário brasileiro “Leite e Ferro”, de Claudia Priscilla, realizado em 2007, também está na programação. A produção retrata o dia a dia do Centro de Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (já extinto), que abrigava prisioneiras em fase de amamentação de seus bebês.
VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: Premiado filme brasileiro “Macabro” estreia nas plataformas digitais
As exibições gratuitas ainda contam com a indicação de dois filmes argentinos (esses sem legenda) pela parceria do Cine Passeio com o Consulado da Argentina em Curitiba: os dramas “Tiempo Perdido”, de Francisco Novick e Natalio Pagés, sobre um ex-aluno que volta à sua cidade natal e reencontra seu antigo professor, e “Como Funcionan Casi Todas
las Cosas”, de Fernando Salem, que conta a história de Celina, uma vendedora de enciclopédias que precisa juntar dinheiro para uma viagem à Itália.
Filmes com cobrança de ingressos
Já na sala virtual Cine Plaza, que tem filmes com cobrança de ingressos, estreia o drama italiano “O Castelo dos Sonhos”, de Lina Luzyte, sobre a trajetória de uma adolescente recém-chegada à Irlanda em busca do sonho de uma carreira musical.
Ainda continuam em cartaz lituano “O Advogado – Uma História de Amor e Justiça”, de Romas Zabarauskas, os suspenses “Segredos Nas Montanhas”, de Urszula Antoniak, e “Greenfield: Segredos Explosivos”, de Julius Telmer e Jevgeni Jevsicov, além da comédia porto-riquenha “Pequeninos – A Inocência Não Tem Preço”, de Sergio Pucci, e do dinamarquês “A Loucura Que Nos Une”, de Marie Grahtø Sørensen.
Todos os filmes, gratuitos e pagos, ficam disponíveis até o dia 13 de janeiro no site www.cinepasseio.org.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.