Em formato digital, a Carteira de Identificação do Autista, prevista na lei “Romeo Mion”, facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados
Já é possível fazer a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em todo o Paraná. O documento é digital, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável, e tem o objetivo de facilitar a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2019, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União. A lei foi originada por projeto de autoria da deputada Federal Rejane Dias, aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de dezembro passado. Já na tramitação, a proposta ficou conhecida como Romeo Mion, que é autista e filho de Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida.
Para solicitar, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e fazer o cadastro. “O cidadão vai poder entrar pelo portal e preencher todos os dados, a partir daí será gerada uma carteira digital. As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos. A pessoa também poderá imprimir a carteirinha, que vai conter um QRCode com todos os dados”, afirmou Leandro Moura, presidente da Celepar, que desenvolveu o programa para cadastramento e criação do banco de dados coordenado pelo Departamento da Política para Pessoa com Deficiência e pela Assessoria de Inovação da Sejuf.
VEJA TAMBÉM: Síndrome do X Frágil e Autismo: Cuidados com as crianças durante o isolamento social
Segundo o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, essa é uma demanda antiga de vários municípios, e com a provação da Lei Romeo Mion e a sanção do Governo Federal o Paraná saiu na frente, pois a carteirinha garante inclusão e facilidade de impressão, dando condições dessas pessoas, famílias, mães de autistas, facilidade de identificação na hora de qualquer atendimento nas diversas áreas.
A carteira foi apresentada pelo secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, e pelo presidente da Celepar, Leandro Moura, nesta quarta-feira (06/05), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
Mais informações pelo e-mail cpdc@sejuf.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3210-2430.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!