Casa-Museu Ema Klabin tem nova programação cultural on-line em maio

Programação cultural on-line da Casa-Museu Ema Klabin apresentações musicais, revista digital e atividades culturais

Casa-Museu Ema Klabin
Exposições, artigos e outros conteúdos estão disponíveis no site da Casa-Museu Ema Klabin. Foto: Reprodução/Site

A Casa-Museu Ema Klabin, localizada em São Paulo, continua com a programação cultural on-line do projeto #CasaMuseuEmCasa, que tem o objetivo de levar informação, reflexão e diversão ao público.
Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17h, no canal do YouTube do Museu tem programação musical com apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas casas. Entre eles, a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan. O projeto é uma parceria da Casa- Museu Ema Klabin com o Violão e Ponto.
O primeiro a se apresentar no dia 7 de maio, é Matheus Alves que interpretará duas composições próprias: “La Jobiniana” e “Tarde de Sol”. O músico integra o Quinteto Instrumental Picumã, grupo de fusão da música platina com diversas outras vertentes mundiais e que recentemente gravou um álbum com o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo. Matheus também está nos preparativos para lançar seu 1° trabalho solo, intitulado “Violão Regional”, onde passeia por ritmos regionais com suas composições autorais, com a participação de grandes músicos da cena instrumental do Rio Grande do Sul.
Na semana seguinte, dia 14 de maio, a violonista Isabel Luiza interpreta os Movimentos 1 e 3 da “Sonata Mexicana”, de Manuel Ponce. Já no dia 21 de maio é a vez da violonista, cantora e compositora porto-alegrense Andrea Perrone interpretar “For Fun” e “High”, ambas de sua autoria. Em 2019 Andrea dividiu o palco com o lendário músico André Geraissati, em uma parceria para o Projeto Violão Brasileiro do SESC SP.
Quem finaliza as apresentações de violão é Duo Fryvan, no dia 28 de maio. Formado em 2012 pelos violonistas Fredy Pietz e Ivan Sakavicius, o duo interpreta as peças de sua autoria: “Galápagos” e “Simples como Ser” Os músicos que se apresentaram na Europa e em diversos festivais em São Paulo, já dividiram o palco com o Duofel.
No canal do YouTube também serão disponibilizados shows completos de grupos musicais que se apresentaram pelo Programa Tardes Musicais. Em maio, serão destaques os shows de Ana Flor de Carvalho, Guilherme Kafé, Palimpsesto, Benny Goodman, Sextet Revival e Café Tango.  E nas terças-feiras, ainda terá músicas inéditos de grupos que já passaram pelo programa.

Revista Digital

Outra opção que o público tem é a Revista Digital “Mulher e Seus Saberes”, disponível para download gratuito no site da Casa-Museu Ema Klabin, que mostra o protagonismo feminino nas artes-plásticas, dança, música, fotografia, literatura, moda e na imprensa.
O periódico, que reúne grandes especialistas, traz em suas 170 páginas relatos de experiências da programação cultural realizada no museu. A coordenadora do Núcleo de Cursos, Palestras e Publicações da Casa-Museu Ema Klabin, Ana Cristina Moutela Costa, convidou alguns desses especialistas que irão expor nas redes sociais do museu um pouco sobre seus artigos. Entre eles Ana Beatriz Demarchi Barel que aborda a representação da mulher e do universo feminino; Tânia de Luca que fala sobre a mulher na Imprensa ; Cláudia Heynemann, que conta sobre cientistas mulheres perseguidas por regimes que as impediram de exercer suas profissões e Karin Phillipov que faz uma viagem do feminino na Coleção de Ema Klabin.

VEJA TAMBÉM: Na internet: UFPR oferece conteúdos culturais gratuitos para a comunidade

Outro artigo que chama atenção é o da pesquisadora Laura Formighieri que foca no trabalho de mulheres performers no contexto da América Latina. O artigo dedica-se a observar de que modo artistas que carregam as marcas identitárias de ser mulheres e latino-americanas pensam e produzem performances a partir de uma perspectiva feminista e decolonial.

Mitologia grega

A equipe educativa do museu também preparou uma série de atividades sobre a coleção de Ema Klabin para o Facebook e Instagram. A proposta “Obra Em Sua Casa”, por exemplo, convida o público a refletir sobre uma obra da coleção de Ema Klabin que não está exposta no museu e pertence a reserva técnica, estimulando a percepção visual e a descoberta de novos significados. Para o dia 13 de maio, aproveitando a semana do Dia das Mães, será discutida a xilogravura “Mulher Amamentando” da artista Fayga Ostrower. Para o dia 27 de maio, as litografias de Maria Bonomi.
O público também pode descobrir mais sobre os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes de peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Em maio, será destacada a Mitologia Grega. A partir de duas obras da coleção, “Ariadne”, do francês Jean-Baptiste Greuze (20 de maio) e “Triunfo de Baco e Ariadne” do artista italiano Giovanni Battista Gaulli (27 de maio) serão contadas histórias que atravessam os séculos e falam sobre o mito de Teseu e Ariadne. Após ouvir os áudios, o público será convidado a fazer uma ilustração sobre a história e tirar uma foto que será compartilhada nas redes sociais da Casa-Museu. Basta marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail educativo@emaklabin.org.br.
Quem desejar, ainda pode realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture ou neste link. Mais informações no site www.emaklabin.org.br.
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!