Vivo na Arte: Projeto oferece aulas gratuitas sobre acervo de museus, incluindo o MON

Participantes podem aprender mais sobre aspectos históricos, arquitetônicos e institucionais de sete museus brasileiros

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos participantes do “Vivo na Arte”, projeto inédito que promove, por meio de aulas on-line e gratuitas, o acesso ao conhecimento histórico e ao acervo de sete instituições brasileiras.

O projeto é dividido em sete módulos – um para cada museu. As inscrições devem ser feitas no site vivonaarte.com.br. Na primeira parte de cada módulo, o aluno irá conhecer os aspectos históricos, arquitetônicos e institucionais e, na segunda parte, terá informações sobre o acervo, com a análise de parte importante das obras.

No módulo sobre o MON, Ricardo Freire, responsável pela documentação e referência sobre exposições do museu, apresenta as obras do acervo geral do museu produzidas pelos artistas Emanoel Araújo, Espedito Rocha, Vicente do Rego Monteiro, Lerato Shadi, Mari Sibande, além de duas obras da Coleção Asiática: a escultura em gesso de Ganesha e a escultura em jade do Guardião de Túmulo, que é do período Neolítico Tardio.

VEJA TAMBÉM: Dia Nacional do Patrimônio Histórico: Sesc Paço da Liberdade comemora com curso gratuito

Os outros módulos são sobre a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio de Janeiro), o Instituto Inhotim e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo).

Os cursos também preparam o participante para uma visita presencial mais aprofundada. Ao término de cada módulo, ainda é possível emitir um certificado chancelado em cada uma das instituições participantes.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.