UFPR é a melhor universidade do Paraná e a quarta da região Sul

Universidade obteve conceito 5 no Índice Geral de Cursos do MEC, principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior do Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal do Paraná obteve o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice, referente ao ano de 2019, é o principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, da graduação e pós-graduação.
Mais uma vez, a UFPR obteve o conceito 5 (nota máxima) no Índice Geral de Cursos. O Inep também divulgou o IGC contínuo, em que a instituição alcançou o maior valor de toda a história: 3,99. A cada ano, essa nota vem aumentando. Em 2016, foi 3,74 e em 2017, foi 3,94. No IGC de 2018, o índice contínuo estava em 3,96. No último triênio, foram avaliados 97 cursos da UFPR.

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Foram calculados os índices de 2.070 instituições de ensino superior públicas e privadas. Dessas, 106 são instituições de educação superior públicas federais. No país, apenas 47 instituições obtiveram o índice 5, as melhores do universidades do Brasil, e a UFPR está entre elas. Comparando as instituições de ensino à partir do índice bruto, a UFPR é a 36ª colocada do Brasil em qualidade de ensino (no ano anterior estava em 39º lugar), a quarta no Sul do Brasil (mantendo a mesma posição do índice anterior) e a primeira no Paraná.
“A UFPR mantém sua posição de destaque, segundo o próprio MEC, entre as melhores universidades federais e de liderança no estado do Paraná, reforçando o papel que desenvolve em prol da pesquisa, ensino e extensão. Avançamos nos índices gerais, ano a ano, mesmo com as adversidades. Isso tudo demonstra a seriedade e a qualidade da UFPR”, comenta o reitor da instituição, professor Ricardo Marcelo Fonseca.
O IGC avalia as instituições anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), os conceitos dos programas de pós-graduação atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes), a distribuição de estudantes entre os diferentes níveis de ensino e o perfil do corpo docente. A lista completa dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior está disponível neste link.
 
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