Como utilizar a filosofia japonesa para trazer mais propósito e realização na carreira
Por Geovana Santos
Você já se deparou com empresas e profissionais focados somente nos ganhos, ou seja, no lucro pelo lucro?Obviamente que ao construir um negócio ou buscar por emprego, o desejo é que ele seja rentável e proporcione satisfação financeira, mas será que somente o lucro é o que lhe trará satisfação?
Qual é o impacto que o seu negócio tem para a sociedade? Qual é o sentimento que você tem quando pensa na sua carreira? Como a sua empresa ou você como profissional é visto pelas outras pessoas?
Por trás das maiores empresas e profissionais de sucesso, existe uma história, existe um desejo de mover o mundo e, muitas das vezes, o que se entrega ao mundo é algo que faltou em algum momento. Com conhecimento e técnica é possível fazer a diferença através de uma carreira amparada por um propósito, que defende uma causa e como consequência é possível monetizar e ter o reconhecimento da sociedade e inspirar pessoas.
Uma reflexão sobre o que te move é pensar na sua razão de existir e, para isso, uma ferramenta a ser explorada é a mandala Ikigai.
O Ikigai é uma filosofia de vida que gera reflexão de “Qual a sua razão de viver”, que surgiu no Japão, em Okinawa, em um grupo de ilhas mais ao Sul. Percebeu-se uma maior longevidade entre os moradores, segundo Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz. “É muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz.”
Na mandala Ikigai é possível refletir sobre as suas paixões, talentos, profissão e a sua missão e, a partir disso, refletir sobre o que se ama fazer, no que você é bom em fazer, o que você pode ser pago para fazer e como isso reflete no mundo, proporcionando sentido para a sua vida e como consequência gerando um propósito maior para o seu negócio ou carreira.
Independente de você já ter encontrado o seu Ikigai ou estar em busca dele, é possível começar com as informações que você tem hoje, buscando reflexões no passado, de coisas que gostava de fazer desde a infância e que é possível associar com o que você faz hoje.
Comece a construção com simplicidade e deixe os pensamentos fluírem, observando a si mesmo e os impactos gerados pelas suas ações positivas, aos poucos é possível descobrir novos produtos, serviços, além de proporcionar uma maior autopercepção e autoconhecimento sobre si e sobre o seu negócio.
Para baixar a ferramenta (em inglês) clique aqui e descubra qual é o seu Ikigai.
Geovana Santos é mentora de carreira, trainer e consultora de negócios. É idealizadora do Projeto Mãentora, que tem como propósito contribuir para que mulheres possam vivenciar a maternidade, encontrando a sua verdadeira identidade profissional.