Transformação Empreendedora e de Carreira: Ikigai para a carreira?

Como utilizar a filosofia japonesa para trazer mais propósito e realização na carreira

ikigai
O Ikigai é uma filosofia de vida que gera reflexão de “Qual a sua razão de viver”, que surgiu no Japão. Foto: Reprodução

Por Geovana Santos

Você já se deparou com empresas e profissionais focados somente nos ganhos, ou seja, no lucro pelo lucro?Obviamente que ao construir um negócio ou buscar por emprego, o desejo é que ele seja rentável e proporcione satisfação financeira, mas será que somente o lucro é o que lhe trará satisfação?

Qual é o impacto que o seu negócio tem para a sociedade? Qual é o sentimento que você tem quando pensa na sua carreira? Como a sua empresa ou você como profissional é visto pelas outras pessoas?

Por trás das maiores empresas e profissionais de sucesso, existe uma história, existe um desejo de mover o mundo e, muitas das vezes, o que se entrega ao mundo é algo que faltou em algum momento. Com conhecimento e técnica é possível fazer a diferença através de uma carreira amparada por um propósito, que defende uma causa e como consequência é possível monetizar e ter o reconhecimento da sociedade e inspirar pessoas.

Uma reflexão sobre o que te move é pensar na sua razão de existir e, para isso, uma ferramenta a ser explorada é a mandala Ikigai.

O Ikigai é uma filosofia de vida que gera reflexão de “Qual a sua razão de viver”, que surgiu no Japão, em Okinawa, em um grupo de ilhas mais ao Sul. Percebeu-se uma maior longevidade entre os moradores, segundo Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz. “É muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz.”

Na mandala Ikigai é possível refletir sobre as suas paixões, talentos, profissão e a sua missão e, a partir disso, refletir sobre o que se ama fazer, no que você é bom em fazer, o que você pode ser pago para fazer e como isso reflete no mundo, proporcionando sentido para a sua vida e como consequência gerando um propósito maior para o seu negócio ou carreira.

Independente de você já ter encontrado o seu Ikigai ou estar em busca dele, é possível começar com as informações que você tem hoje, buscando reflexões no passado, de coisas que gostava de fazer desde a infância e que é possível associar com o que você faz hoje.

Comece a construção com simplicidade e deixe os pensamentos fluírem, observando a si mesmo e os impactos gerados pelas suas ações positivas, aos poucos é possível descobrir novos produtos, serviços, além de proporcionar uma maior autopercepção e autoconhecimento sobre si e sobre o seu negócio.

Para baixar a ferramenta (em inglês) clique aqui e descubra qual é o seu Ikigai.

 

Geovana Santos mãentora

 

Geovana Santos é mentora de carreira, trainer e consultora de negócios. É idealizadora do Projeto Mãentora, que tem como propósito contribuir para que mulheres possam vivenciar a maternidade, encontrando a sua verdadeira identidade profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Documentário sobre cena musical curitibana estreia em canal de TV por assinatura

O documentário Uma Fina Camada de Gelo percorre a cena musical curitibana desde a década de 70 até começo...

MON inaugura galeria virtual com fotos vencedoras de concurso

Concurso #meumon: Revele o Museu que só Você Vê foi realizado antes da pandemia O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma galeria virtual com as...

Jornalista conta a história da Guerra do Contestado em documentário

Nascido na região do conflito, Dirk Lopes dedicou seu tempo para não deixar a história da maior guerra do século XX no Brasil ficar...

Brasis no Paiol anuncia temporada 2020 on-line com 50 shows

Formato on-line do Brasis no Paiol permitiu aumentar o número de atrações desta oitava temporada Realizado em Curitiba desde 2012, o projeto Brasis no Paiol...

Mostra MOVE de Teatro reúne companhias curitibanas em transmissões ao vivo

Mostra MOVE de Teatro será transmitida pelo Espaço Obragem com oito espetáculos inéditos Entre os dias 3 outubro e 21 de novembro, o Espaço Obragem,...

Veja Também

close-link