Transformação Empreendedora e de Carreira: A importância do nicho de mercado para o seu negócio

Saiba como ter destaque e aproximar os clientes certos

Por Geovana Santos
Ao iniciar um negócio é natural que o empreendedor queira atrair todos os públicos e oferecer seus produtos ou serviços para todos, mas será que essa é a melhor estratégia?
O nicho é uma fatia de um determinado mercado, ou seja, um segmento específico formado por consumidores que possuem características e gostos semelhantes. Quanto mais próximo desse cliente, maior é o destaque no mercado, afinal, é sempre bom falar com quem conhece as dores e soluções para um determinado problema e oferecer exatamente o que o cliente precisa.

Mas, por onde eu devo começar?

É importante iniciar refletindo quais suas preferências e o que realmente você gosta de fazer, afinal, montar um plano de negócios é desafiador e fazer o que gosta poupa energia, além de que todo desafio é encarado como oportunidade, então a probabilidade de você persistir também é maior e de manter-se motivado e engajado com o seu projeto.
Também é fundamental buscar pelo autoconhecimento, entendendo quem é você, o que faz você sair da cama todos os dias e o que as pessoas costumam repetir sobre o que você faz muito bem? Quanto mais você se conhece, mais se conecta com o seu propósito, com o seu IKIGAI (Razão de viver) – para ler sobre IKIGAI, clique AQUI e consequentemente maior é o impacto que o seu negócio tem para o mundo, afinal, os clientes também se conectam com a sua história e com os seus valores.

Em cada etapa você deve testar, adaptar e melhorar o que for necessário, assim saberá se está atingindo o público desejado. Foto: Dreamstime

Liste aquilo que você tem maior afinidade e habilidades

Agora é hora de iniciar uma lista de desejos, anote tudo o que você possui de maior afinidade. Neste primeiro momento deixe as ideias fluírem, não coloque limites nos pensamentos.
Ao lado de cada ideia, marque a que você se identifica mais e escreva o que você já possui de habilidades e aquilo que você ainda precisará desenvolver.
Com as anotações, você poderá revisitar as informações constantemente e aos poucos amadurecer com aquelas que você terá uma maior facilidade em desenvolver.

Crie a sua persona de compra, avalie o mercado e seus concorrentes

Persona é a representação do cliente ideal, com reflexões sobre características e comportamentos, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Quanto mais próximo do seu cliente ideal, maior será a chance de assertividade. Avaliar o mercado e concorrentes é essencial para adequar as melhores estratégias ao negócio e ter maior rentabilidade.

Crie pequenos projetos e teste

É importante iniciar pequeno, para gastar menos energia e investir poucos recursos financeiros, afinal, iniciar um negócio por si só já exige muita dedicação.
Em cada pequena etapa você deverá testar, adaptar e melhorar o que for necessário, assim saberá se está atingindo o público desejado.
Teste com colegas próximos, pequenos grupos de pessoas que possam consumir do seu produto ou serviço. Oferecendo para um público real você terá condições de refletir sobre indicadores, oportunidades e os desafios deste nicho.
Por fim, é importante iniciar, mesmo que não se tenha todas as respostas ainda, algumas definições serão possíveis no decorrer do projeto. Iniciar é um grande passo e permite vivenciar, para depois partir para outras etapas do seu projeto.
Não limite seus sonhos, afinal, como dizia Walt Disney: “Se você pode sonhar, você pode realizar”.
Geovana Santos mãentora
Geovana Santos é mentora de carreira, trainer e consultora de negócios. É idealizadora do Projeto Mãentora, que tem como propósito contribuir para que mulheres possam vivenciar a maternidade, encontrando a sua verdadeira identidade profissional.