Téssera Companhia de Dança celebra 40 anos com coreografia inédita

Em tempos de pandemia e isolamento, a coreografia representa a ligação das raízes de cada dançarino através da emoção e da dança moderna

A Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná completa 40 anos em 2021. Para celebrar a data, neste próximo domingo (02/05), será realizado o “Evento Virtual Téssera 40 anos”, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Téssera e YouTube da UFPR TV.
O evento, que marca o início das comemorações de aniversário, terá o lançamento da logomarca dos 40 anos e a apresentação da coreografia “Raiz”, inédita e criada especialmente para a ocasião.
Para o grupo, “Raiz” é símbolo do que é essência, base, fundamento. “É sinônimo de sustentação, de onde está a segurança dos conceitos e meios para continuar a pensar o movimento. É ligação entre corpo e ideia, é instrumento, energia, ponto de partida. Raiz é casa, arte, dança moderna e mundo em conexão dinâmica”, afirmam os integrantes da companhia. Em tempos de pandemia e isolamento, a coreografia representa a ligação das raízes de cada dançarino através da emoção e da dança moderna.

VEJA TAMBÉM: Teatro Guaíra celebra Dia Mundial da Dança com vídeo especial sobre isolamento

A direção geral é de Rafael Pacheco, a coreografia de Juliana Virtuoso, com performance de Mônica Schreiber e música de Johann Sebastian Bach. Na direção e edição de vídeo está Helen de Aguiar e o trabalho nas câmeras é de Christian Alves, que também assina as fotografias, Dani Durães e Marcos Solivan. A produção é de Helen de Aguiar, Juliana Virtuoso e Cristiane Wosniak, com design gráfico e criação da logomarca de 40 anos da Téssera de Wilson Voitena. Todos os trabalhos foram desenvolvidos remotamente, por meio de encontros on-line.

Dança moderna

A Téssera Companhia de Dança da UFPR foi fundada em 02 de maio de 1981 e sempre teve o trabalho vinculado à criação, formação, inovação e difusão da dança moderna com elementos de teatro. Dentro de uma instituição de ensino superior brasileira, é um projeto com identidade e estética únicos, como explica Rafael Pacheco, diretor da companhia desde o início do grupo.
Durante as quatro décadas de atividade, a companhia de dança paranaense aprendeu a se renovar e a se reinventar a cada espetáculo, sem deixar de acreditar em uma identidade cênica. Desde a criação, foram mais de 140 obras coreográficas – muitas foram premiadas em festivais nacionais e eventos internacionais – compostas e apresentadas gratuitamente à comunidade.

Companhia de dança aprendeu a se reinventar sem deixar de acreditar em uma identidade cênica. Foto: Christian Alves/Reprodução Facebook

Além das temporadas oficiais apresentadas semestralmente no Teatro da Reitoria da UFPR, os espetáculos da Téssera tiveram um alcance público que ultrapassa a marca de 400 mil espectadores.
O processo criativo da Téssera já foi retratado em um documentário, o “A Alma do Gesto”. Com direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, o filme, que mostra o processo de criação do espetáculo Black Dog, estreou em outubro de 2020 e já foi premiado como melhor filme documentário de longa-metragem no festival Rameshwaram International Film Festival, na Índia.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.