Teatro Guaíra celebra Dia Mundial da Dança com vídeo especial sobre isolamento

“Variações sobre a Mesa” expressa de forma leve e divertida o desejo de dançar dos bailarinos em todos os momentos do dia

O Balé Teatro Guaíra acaba de lançar um vídeo especial para o Dia Mundial da Dança, comemorado nesta quinta-feira (29/04). “Variações sobre a Mesa” mostra como bailarinos passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. A gravação já está disponível no YouTube, Facebook e Instagram do Teatro Guaíra.
O plano inicial da equipe era retomar as gravações presenciais no palco do Guairão, o que precisou ser adiado em função das restrições no final de março. O grupo então decidiu criar um vídeo que levasse para casa das pessoas um momento de alegria e descontração para este tempo estressante e difícil.
“Tentamos mostrar como a dança pode ser uma aliada nesse momento. Nós já acordamos querendo dançar, estamos fazemos isso de forma virtual, nos adaptando e encontrando maneiras de estarmos juntos ainda que não fisicamente e de continuarmos levando a nossa arte ao público”, diz Paula Sousa, bailarina e coreógrafa do projeto.

VEJA TAMBÉM: Dia Mundial da Dança: Vídeo comemorativo une hip hop e Vivaldi

Os materiais escolhidos para a criação da coreografia foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição. O roteiro e direção são de Eunice Oliveira e a edição de Alan Raffo.
O processo de criação coreográfica e ensaios ganham desafios adicionais quando feitos de forma virtual. Paula explica que os bailarinos precisam se adaptar às instabilidades da internet, mudança da velocidade do som e vídeo, enquadramento da câmara e solidão na hora de dançar, o que faz com que o processo de ensaio seja completamente diferente daquele do ambiente presencial. Depois disso, cada bailarino gravou sua parte em sua própria casa a partir de diferentes ângulos para se chegar ao resultado final.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.