Slam Poesia: Saiba mais sobre o movimento das competições de poesia falada

Participantes aprenderão técnicas de escrita, expressão corporal e oratória, além da história desse movimento de poesia

Você já ouviu falar em Slam Poesia? É uma competição de poesia falada, criada na década de 1980 nos Estados Unidos e hoje já presente em diversos países. Para apresentar o universo desse movimento literário, nesta semana acontece uma oficina on-line gratuita, promovida pelo coletivo de arte educação Poesia Abstrata.

Ministradas por Jaquelivre e Poeta Gabriela, as aulas são abertas a qualquer pessoa interessada – é recomendado apenas que tenha mais de 14 anos de idade. São 60 vagas distribuídas em duas turmas: a primeira na quarta-feira (11/08), às 19h, e a segunda no sábado (14/08), às 17h30. As inscrições devem ser feitas NESTE LINK.

Os participantes aprenderão técnicas de escrita, expressão corporal e oratória, além da história do Slam Poesia, escrita e autoconhecimento e a diferença entre Poesia Marginal e Poesia Erudita.

VEJA TAMBÉM: Quer aprender como fazer uma história em quadrinhos? Gibiteca lança videoaulas

Segundo a poeta Jaquelivre, o movimento da Slam Poesia considera que todos capazes de escrever com qualidade sobre sua própria realidade. “Para além de uma competição, o Slam é um movimento que empodera e transforma a autoestima dos indivíduos que se sentem inferiorizados, valorizando a individualidade, respeitando as diferenças e a diversidade”, explica.

Em Curitiba, a proposta ganhou força a partir de 2017 com o Slam Contrataque, que acontecia em frente ao Cavalo Babão, no Largo da Ordem, seguidos pelos Slam das Gurias, Alferes Poeta e Consciência Negra. Deles também emergiu a poesia de Blackout. As atividades presenciais estão temporariamente suspensas devido à pandemia da covid-19.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.