31º Festival de Inverno da UFPR une o tradicional ao digital em evento remoto

Programação é totalmente gratuita, mas algumas atividades necessitam de inscrições prévias

Redação, com Lais Murakami (UFPR)

Durante quase 30 anos, a cidade de Antonina, distante cerca de 84 quilômetros de Curitiba, foi palco do Festival de Inverno da UFPR. A pandemia da covid-19 transformou o cenário, mas não interrompeu o maior evento de extensão e cultura da universidade. Entre os dias 21 e 25 de agosto, a 31ª edição será realizada no formato virtual, com minicursos, espetáculos e exposições gratuitas ao alcance de todos.

VEJA TAMBÉM: As décadas 1970 e 1980 marcam o apogeu do Carnaval de Curitiba

Nesta ano, o objetivo do festival é abordar o patrimônio natural e cultural do litoral paranaense, conectando conhecimentos tradicionais e recursos digitais. A programação acontecerá em três faixas de horário: das 14h às 17h ocorrem as atividades formativas, das 17h às 20h, as atividades paralelas e, às 20h, as apresentações artísticas.

Exposição virtuais poderão ser vistas pelo público no site do festival. Fotos: Douglas Fróis e Juliana Macedo

Os minicursos fazem parte da programação de atividades formativas e serão realizados pela da plataforma UFPR Aberta. Entre as opções estão Videodança, Ferramentas digitais na educação, Animação com Stop Motion e Canto na história da Música Popular Brasileira, entre outros. A lista completa de todas as atividades formativas está disponível NESTE LINK.

Para participar, é necessário fazer uma inscrição gratuita na plataforma UFPR Aberta, preenchendo todos os dados solicitados e marcar como “sim” a opção “certificados”. A criação da conta não pode ser vinculada ao Facebook ou Gmail.

Programação cultural

As atividades paralelas apresentarão exposições virtuais, vídeos, documentário, live, rodas de conversa e entrevistas. O modo de vida e fandango caiçaras, a história da erva-mate, a reserva da Mata Atlântica e o artista plástico Lange de Morretes estão entre alguns dos temas abordados. A lista completa está disponível AQUI – algumas das atividades necessitam de inscrição.

Raissa Fayet e Orquestra Filarmônica da UFPR são duas das atrações artísticas. Fotos: Divulgação

Já a programação cultural será transmitida toda pelo YouTube do Festival de Inverno da UFPR, com shows de música e espetáculos teatrais. Pelo palco virtual passarão a Raíssa Fayet, a banda Dona Rosa, escolas de Samba e Blocos Folclóricos e Carnavalescos de Antonina, entre outros artistas, incluindo uma apresentação de “O Grande Circo Místico” pela Orquestra Filarmônica da UFPR e Grupo MPB da UFPR e espetáculos teatrais.

Para saber mais detalhes e informações sobre o 31º Festival de Inverno da UFPR, é só acessar o site www.proec.ufpr.br/festival2021.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.