Shows com homenagens a Dominguinhos e Astor Piazzolla encerram Oficina de Música

Apresentações acontecerão no palco do Teatro Guaíra, mas público só poderá acompanhar pelo YouTube

Homenagens ao maior sanfoneiro brasileiro, a um dos maiores representantes do tango argentino e outros grandes músicos brasileiros e internacionais fazem parte da programação de encerramento da 38ª Oficina de Música de Curitiba, no próximo domingo (31/01). Os shows acontecerão no palco do Guairão, mas sem público, e poderão ser assistidos ao vivo pelo canal da Oficina de Música no YouTube.
O primeiro show do dia será às 11h, com Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. O espetáculo mesclará temas de compositores de épocas e estilos distintos como o inglês Gustav Holst, os brasileiros Chiquinha Gonzaga, Oswaldo Lacerda e Felipe Senna, o argentino Astor Piazzolla e bailarinos de tango.
Depois do concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, a programação segue com apresentações do Tumbalelê do Pererê (às 15h), dos ritmos latinos do Quarteto Santa Helena (às 17h30) e a união do Projeto MusicaR com a Camerata Antiqua de Curitiba em uma homenagem a Piazzolla (às 19h30h).

VEJA TAMBÉM: Artistas de Norte a Sul se apresentam na última edição do Brasis no Paiol em Casa

Fechando a 38ª Oficina de Música de Curitiba, às 20h terá o show da Orquestra à Base de Corda com Mestrinho, considerado um talento do acordeom, com uma homenagem a Dominguinhos, que em 2021 completaria 80 anos, e também a Astor Piazzolla, no ano do seu centenário.
Com regência de João Egashira, a Orquestra à Base de Corda apresenta com o músico convidado os clássicos dos dois compositores: De Volta pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel), Isso Aqui Tá Bom Demais (Dominguinhos e Nando Cordel), Lamento Sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil) e Libertango (Astor Piazzolla), entre outras.
“Será uma grande celebração de duas figuras importantíssimas para a música brasileira e mundial”, anuncia João Egashira, que é também o diretor artístico de MPB da 38º Oficina de Música de Curitiba.
Mestrinho já dividiu o palco com vários artistas consagrados, como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Rosa Passos, Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Jorge Aragão, Gabriel o Pensador, Paula Toller, Diogo Nogueira. Ele ainda acompanhou Dominguinhos em diversos shows pelo Brasil e participou da última apresentação em Exu (PE), cidade natal de Luiz Gonzaga.
Dominguinhos (1941-2013), cujo nome era José Domingos de Morais, foi considerado o sanfoneiro mais importante do país, herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, o rei do baião (1912-1989). Instrumentista, cantor e compositor pernambucano, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.