Séries para maratonar no feriadão, banda curitibana voltando à ativa e outras dicas culturais do Pausa Dramática

Procurando dicas culturais para o feriadão? Tem séries que acabaram de estrear, novas temporadas, live com cantor curitibano e novo álbum de banda, além de outras sugestões para curtir em casa

Por Flávio Jayme

DICA DE FILMES E SÉRIES

Chegou esta semana à Netflix a série “Salvation”

salvation
Foto: Divulgação

Produzida pela CBS, as duas temporadas da série chegaram no streaming sem muito alarde, mas é uma daquelas de grudar na cadeira. Imagine um filme do Michael Bay, mas com cérebro. Isso é “Salvation”.

Na trama, um estudante do prestigiado MIT, o Instituto de Tecnologia dos EUA, descobre acidentalmente que um asteroide está em rota de colisão com a Terra e que se realmente nos acertar, as consequências serão catastróficas. Claro que o governo americano logo vai entrar em cena, assim como um gênio bilionário disposto a ajudar a salvar o planeta.
A série, que pode parecer só mais uma história de fim do mundo, vai te surpreender! Leia o que já publiquei sobre ela no Pausa Dramática AQUI.

E já que estamos falando de fim do mundo, estreou esta semana no Google Play a comédia “Salve-se Quem Puder”. Com uma premissa inusitada, mas atual, o longa conta a história de um casal jovem de Nova York que, cansados da vida agitada da cidade e de estar sempre on-line, decide ir para uma cabana no campo e passar um fim de semana desconectados. O que eles não imaginavam é que justo neste fim de semana aconteceria uma invasão alienígena no mundo e eles, desconectados, ficariam sem saber.

O filme mostra bastante da nossa obsessão pela tecnologia, de como estes hábitos se infiltraram nas nossas vidas (a ponto de não sabermos mais o que fazer se desconectados) e explora o chamado fear of missing out, o medo de perder as coisas por não estar on-line.

Veja o trailer abaixo

Seguindo a vibe Halloween, chega hoje à Netflix “A Maldição da Mansão Bly”, sequência da série antológica A Maldição da Residência Hill. Baseada no livro A Volta do Parafuso, escrito por Henry James, a série acompanha uma babá que passa a acreditar que a casa em que trabalha é assombrada.

Veja o trailer abaixo

E pra quem, assim como nós, gosta de um bom novelão disfarçado de série, chegou esta semana ao Globoplay a primeira temporada da altamente viciante “Riviera”. Intrigas, segredos, gente (muito) rica, belíssimas paisagens e muito carão.

Riviera
Foto: Divulgação

Julia Stiles é Georgina Clios, a nova esposa do multimilionário Constantine Clios, vivido por Anthony LaPaglia (de “Annabelle 2”). A triste vive no meio da ex-esposa e dos três filhos nada fáceis de lidar em uma casa IMENSA, cercada pela vegetação ovulante de Mônaco. Aliás, toda a trama se passa em Mônaco, na riviera francesa. Georgina vai ter a vida pacata aterrorizada já no começo do primeiro episódio, quando o marido morre em uma explosão de um iate sob circunstâncias muito suspeitas. Leia o que o Pausa Dramática já falou sobre a série AQUI.

emily em paris
Foto: Stephanie Branchu/Netflix

E “Emily em Paris” se revelou uma delícia de ser assistida. Sua personagem conquista a gente de cara e sua trama, que parece bobinha, vem cheia de questionamentos sobre machismo, etarismo e preconceitos em geral. Leia a crítica do Pausa Dramática falou sobre a série AQUI.

DICA DE MÚSICA E LIVES

A banda curitibana Criaturas voltou à produção e lançou disco novo esta semana

criaturas
Foto: Divulgação

Formada no início dos anos 2000, a Criaturas passou por mudanças (de integrantes e de país) e entrou em um hiato de alguns anos. Agora, chega com “Vestígios”, um disco diferente, mas ainda assim carregando unidade, com músicas que vão do soft rock a uma valsa que se transforma em psicodelia no decorrer de suas cinco faixas, passando por uma inusitada releitura de uma canção tradicional do folk nigeriano, com versos em iorubá. O disco ainda tem um “lado B” com todas as músicas em versões instrumentais. Ouça a versão com voz no Spotify

Hoje, às 20h, quem faz live é o curitibano Alexandre Nero

alexandre nero
Foto: Divulgação

Participando do “Revele Seu Talento”, evento promovido anualmente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o músico faz show ao vivo transmitido online hoje.

A live ainda vai apresentar os vencedores da edição deste ano do festival e será transmitida ao vivo do palco do TUCA (Teatro da PUCPR). O público em geral poderá acompanhar pelo canal oficial da PUCPR no YouTube.

Lives e podcasts do Pausa Dramática

Na próxima semana, o JACCU – Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba traz o diretor Gil Baroni e a atriz trans Anne Celestino para falar do filme “Alice Júnior”, que conta a história de uma adolescente trans que se muda com o pai para uma pequena cidade do interior do sul do país. O longa estreia dia 14, na Netflix.

A live do JACCU vai ao ar na terça-feira, a partir das 19h30, no canal do Pausa Dramática no YouTube. No dia seguinte, os episódios estão disponíveis em versões podcast no Spotify e demais agregadores de áudio.

O JACCU agora também tem uma newsletter pra você assinar e receber no seu e-mail as novidades culturais de Curitiba. O informativo ainda terá parcerias com diversos estabelecimentos da cidade oferecendo descontos e muito mais. Para se cadastrar, é só clicar AQUI.

E na quinta-feira tem mais um episódio do Nem te conto! O podcast do Pausa Dramática cheio de histórias pra contar. Com a participação de Barbara Hady, Renato Teixeira, Monica Kfouri e Wemerson Damasio, eu comando um time LGBT em um bate-papo onde compartilhamos nossas histórias sobre diversos temas. A cada episódio um assunto diferente é abordado em um podcast gravado remotamente com integrantes em Curitiba, Brasília e São Paulo. Esta semana o tema é “Sonhos” e os integrantes contam seus sonhos de criança, sonhos já realizados e outros ainda não.

O Nem te Conto! também é disponibilizado em todos os agregadores de áudio todas as quintas, a partir das 15h.

 


A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. 
Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Leitura Genial: Os livros infantis têm gênero?

Existe história especial para meninos ou meninas? Na minha humilde opinião, não Por Adelita BeckerTive uma livraria física, e nela,...

Mês da Consciência Negra é marcado por ações virtuais de museus

Atividades têm o objetivo de mostrar o trabalho de artistas negros e negras e discutir o silenciamento historicamente imposto à cultura afrobrasileira no Paraná A...

#CulturapeloBrasil: Festival de Cinema de Santos tem inscrições abertas para todo o país

Podem ser inscritos curtas-metragens de até 20 minutos e videoclipes O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos (SP) está com inscrições abertas até...

Mulheres Paranaenses: Dirce Clève, uma mulher sintonizada com seu tempo

Professora, escritora, nomeando uma biblioteca e um concurso literário, ativista de direitos das mulheres, dona de casa, mãe e avó, Dirce Clève tem uma...

Festival Internacional de Percussão de Curitiba será transmitido pelo YouTube

A edição 2020 do Festival Internacional de Percussão terá 22 lives, entre apresentações musicais e palestras Neste ano, a terceira edição do FIP – Festival...

Veja Também

close-link