Projetos curitibanos realizam ciclos de leitura gratuitos de obras de literatura e audiovisuais

Inominável Companhia de Teatro e a Híbrido Produções promovem leituras de obras audiovisuais e de literatura

Por Camile Triska
As relações familiares abordadas em livros e filmes que fazem ligações entre a dança e o teatro são temas de dois projetos realizados em parceria pela Inominável Companhia de Teatro e a Híbrido Produções. Até dezembro, jovens, adultos e idosos podem participar de ciclos de leituras on-line com inscrições gratuitas.
Os projetos já tiveram uma primeira etapa com encontros presenciais em diversas cidades do estado. Nessa segunda etapa, adaptada ao formato virtual por causa da pandemia da covid-19, pessoas de qualquer local podem participar.
“Amores e Desamores – A família na literatura” promove mediações de leitura sobre grandes obras da literatura nacional e internacional que abordem temas como temores e anseios, as saudades e ausências que a família pode provocar ou amenizar.
Dois ciclos ainda têm inscrições abertas. Um deles aborda a obra “A Metamorfose”, de Franz Kafka. A mediadora Fabiane de Cezaro faz a leitura em voz alta e conduz uma discussão. Os encontros já começaram no dia 27 de outubro, mas seguem nos dias 28 e 29 de outubro e 3 a 5 de novembro, sempre das 10h às 11h. A classificação é 14 anos.

VEJA TAMBÉM: Espetáculo de improviso on-line tem participação de artistas da Cia Risas y Rebeldia

O outro irá discutir livros do premiado escritor português Valter Hugo Mãe. A mediadora Lilyan de Souza fará a leitura de cinco de seus romances (“O nosso reino”, “O remorso de Baltazar Serapião”, “A Máquina de fazer espanhóis”, “O filho de mil homens” e “A desumanização”) e uma das suas narrativas infanto-juvenis (“O paraíso são os outros”), todas abordando olhares e aspectos sobre famílias diversas e seus amores e desamores. Os encontros acontecerão entre os dias 2 e 13 de novembro, sempre às segundas, quartas e sextas, das 10h às 11h. A classificação indicativa é 16 anos.
Não é necessário que os participantes já tenham lido as obras. As inscrições em qualquer um dos ciclos podem ser feitas neste link.
Para quem não conseguir participar ou quiser conhecer mais outros livros, os projetos ainda disponibilizam vídeos de leituras no YouTube, no canal da Inominável Companhia de Teatro.

Dança e Teatro

Já no segundo projeto, “Pela experiência da dança teatro”, são feitas leituras de documentários e filmes que provocam um diálogo entre a dança e o teatro. O ator, bailarino, diretor e pesquisador da dança-teatro Renato Sbardelotto irá sempre contextualiza a obra apresentada, os participantes assistiram ao vídeo por meio de um link externo e depois, juntos, trocarão impressões, dúvidas e curiosidades.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link, com opções de diferentes dias e horários até metade de dezembro. Os inscritos que participarem de 75% dos encontros de cada ciclo ganham certificado de participação. A classificação é 16 anos.
Cada ciclo tem vários encontros, onde serão apresentadas as seguintes obras:

  • “Pina”, documentário com direção de Wim Wenders em parceria com o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch
  • “O Preço de Viver” e “Enter Achilles”, filmes de dança do DV8 Physical Theatre
  • “O Baile”, filme com direção de Ettore Scola em parceria com o Théâtre du Campagnol
  • “O Lamento da Imperatriz”, filme de dança-teatro com direção de Pina Bausch

 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.