Projeto “Você Importa” lança livro sobre reflexões da pandemia

E-book está disponível gratuitamente até o dia 3 de abril

Para comemorar um ano de atividades, o projeto “Você Importa”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acabe de lançar o livro  “Lembre-se: Você Importa! Reflexões cotidianas na pandemia”, que traz 62 textos breves, em linguagem acessível e direta, para servir como sementes de inspiração, encorajamento e esperança durante a pandemia.
O material foi escrito por 32 autores, todos integrantes ou parceiros do programa ConVida. O e-book está disponível gratuitamente até o dia 3 de abril no site da Amazon.
Criado no início da pandemia, o projeto “Você Importa” promove ações de cuidado e acolhimento emocional por meio de rodas de conversa on-line, materiais informativos e atendimentos individuais. A intenção é oferecer espaços solidários, sustentados no trabalho colaborativo e no diálogo coletivo, como um recurso de apoio em tempos de crise.
“Estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode experimentar sofrimento psíquico desorganizador”. O alerta é feito por uma das coordenadoras, Lis Soboll, professora do Departamento de Psicologia e assessora do Gabinete da Reitoria.

VEJA TAMBÉM: Movimento Cultural Solidário arrecada doações para artistas independentes

Todos os materiais estão disponíveis em áudios, lives e conteúdos no perfil @ufprconvida no Instagram e no site www.convida.ufpr.br, onde também estão disponíveis contatos de redes de suporte emocional.
O projeto “Você Importa” é uma iniciativa do ConVIDA, programa institucional que desenvolve ações para valorizar relações e pessoas e promover a saúde mental na UFPR. A equipe, que conta com mais de 40 voluntários, recebeu treinamento e participa de reuniões semanais, com coordenação das professoras do Departamento de Psicologia da UFPR, Joanneliese de Lucas Freitas, Maria Virgínia Cremasco e Lis Soboll, e do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria, Sabrina Stefanello.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.