Movimento Cultural Solidário arrecada doações para artistas independentes

Criada no início da pandemia, a ação busca ajudar profissionais afetados pela paralisação das atividades, além de promover lives

Camile Triska
Os artistas estão entre os profissionais mais afetados pela pandemia, já que os eventos presenciais estão paralisados. Para ajudar quem está passando por dificuldades financeiras, desde junho de 2019 acontece uma campanha do “Movimento Cultural Solidário”, que busca arrecadar dinheiro para a compra de itens essenciais.
“É uma vaquinha virtual para artistas, músicos autônomos e independentes que trabalham na informalidade e não estão podendo prover seu próprio sustento e de sua família neste momento tão delicado de pandemia”, explica Debora Celeste, atriz-cantora e uma das idealizadoras do movimento, que ainda conta com coordenação da professora de teatro do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Carine Xavier, e do produtor cultural Martin Luter King Almeida.

VEJA TAMBÉM: Campanha Sesc de Material Escolar é prorrogada até o dia 16 de abril

Para ajudar, é possível fazer doações em dinheiro por meio do site Vakinha Solidária ou ainda entregar alimentos, cestas básicas e produtos de higiene e limpeza diretamente na Rua Ébano Pereira 164 – apto 11 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (41) 99642-3052, com a Debora.

Programação cultural

O “Movimento Cultural Solidário” ainda promove lives, sempre de segunda a quinta, transmitidas das casas dos artistas em suas respectivas redes sociais.

Thais Calderon apresenta show nesta quinta e Carine Xavier participa de um bate-papo. Fotos: Divulgação

Hoje (25/03), acontece um show de rock e pop com Emerson Zielinski, pelo Instagram e Facebook do artista, a partir das 19h. Logo depois, às 20h, Ludmila Nascarela, Debora Celeste, Carine Xavier e Anidria Stadler participam de um bate-papo sobre o cenário cultural no Instagram @satedproficial e para encerrar, às 21h, a cantora Thais Calderon se apresentará com transmissão pelo seu Instagram.
Mais informações no YouTube, Instagram e Facebook oficiais. A programação da próxima semana será divulgada em breve.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.