#PausaApresenta Nova Música: Years & Years

Em 2019, a banda se apresentou no Brasil no Lollapalooza, fazendo um dos shows mais animados do festival

Flávio Jayme, do Pausa Dramática
Uma das novidades mais deliciosas dos últimos tempos na música pop é o ex-trio Years & Years. O grupo, que agora é formado apenas pelo vocalista Olly Alexander, traz um eletropop por vezes dançante, por vezes melancólico, perfeito para o mundo atual. Recheado de referências sexies e mensagens empoderadoras, as letras transmitem a liberdade atual e não têm medo de serem felizes ou politizadas.
Formado em 2010, o Y&Y chegou às paradas britânicas em 2014 com o single Desire, que vendeu mais de 200 mil cópias. Em 2015, o trio alcançou o topo das paradas no Reino Unido e ficou entre os dez mais na Alemanha, Austrália, Áustria e Irlanda com King. Quatro meses depois ficaram em segundo lugar no ranking de singles do Reino Unido com Shine.
No mesmo ano foram indicados para o Brit Awards e em julho daquele ano lançaram o primeiro disco: Communion, que ficou em primeiro no Reino Unido e na Irlanda e entre os dez melhores Austrália, Canadá e Suécia

Após o sucesso de Communion, o trio lançou Palo Santo em 2018. O álbum conta a história de um universo em que humanos são usados para entreter androides e é apresentado ao público em um curta-metragem que faz referências à realidade distópica criada por Philip K. Dick em “Blade Runner”. O disco surgiu do desejo de encontrar um universo livre de padrões de gênero e regras, no qual a sexualidade possa ser vivida livremente.
O disco trouxe singles como a faixa-título, Valentino (em parceria com MNEK) e a deliciosa Play (em parceria com Jax Jones).

Foi nos palcos que o vocalista adquiriu confiança após sofrer bullying durante toda a adolescência por causa da própria sexualidade, experiência que contou em um documentário produzido da BBC. Performático, o vocalista se tornou ícone para o movimento LGBTQ+. Em entrevistas, ele aborda temas sobre saúde mental, depressão e suicídio entre jovens gays. Não por acaso, as letras do Y&Y falam sobre não se esconder e criticam a pressão da sociedade ao trazer experiências do cantor.

VEJA TAMBÉM: #PausaApresenta Nova Música: Matheus VK

Em 2019, a banda se apresentou no Brasil no Lollapalooza, fazendo um dos shows mais animados do festival. Em 2021 Olly Alexander estrelou a série It’s a Sin, produção britânica que contou a história do surgimento da AIDS em Londres nos anos 80.
Para a série, ele regravou o hino dos Pet Shop Boys e, pouco tempo depois anunciou que o trio chegava ao fim e que o Y&Y agora era somente ele.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=YT1FF6ug-bw” loop=”no” muted=”no” /]
Na semana passada, o novo Y&Y lançou Starstruck, mais uma faixa com o espírito único de Olly Alexander.

 

Conheça outras músicas do Years & Years

[arve url=”https://youtu.be/eOpuZQOWqu4″ loop=”no” muted=”no” /]
[arve url=”https://youtu.be/GNb4FBawH_U” loop=”no” muted=”no” /]
[arve url=”https://youtu.be/skOAT87JVbU” loop=”no” muted=”no” /]

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.