Patrimônio Cultural: Aprenda uma receita especial de canudinho de carne de onça

Confira uma receita diferente desse prato tipicamente curitibano e patrimônio cultural da cidade

Por Camile Triska, com assessoria de imprensa
Desde 2016, a carne de onça é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade de Curitiba, decretada pela lei nº 14.928. De autoria do então vereador Helio Wirbiski, a justificativa foi que esse é o único prato tipicamente curitibano servido de uma forma diferente do resto do país.
Tradicionalmente, em Curitiba, a carne de onça é preparada com carne bovina moída, sem temperos e sem gorduras, servida com broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extravirgem, cebola branca e cebolinha. Hoje, o prato está presente no cardápio de mais de 100 bares da cidade.

VEJA TAMBÉM: Feiras livres, orgânicas e noturnas têm alterações no atendimento neste fim de ano

O nome “carne de onça” seria uma alusão ao “bafo” de quem come a iguaria, mas essa explicação é controversa, não se sabe se foi realmente por causa disso a denominação. O prato teria surgido, de acordo com Helio Wirbiski, na década de 1940, no bar “Toca do Tatu”, inspirado em pratos internacionais, como o alemão Hackepeter, feito com carne suína, o francês Steak Tartare e o Quibe e a Kafta Crus do Líbano e Síria.
Nunca comeu carne de onça e quer experimentar? Ou, que tal, comer essa iguaria de uma forma diferente? O empresário José Araújo Neto, do Quermesse, preparou uma receita especial: o canudinho de carne de onça, um dos destaques do cardápio do bar.

Canudinho de Carne de Onça
Rendimento: 15 canudinhos

Ingredientes 
– 500g de patinho moído
– Sal
– Pimenta do reino
– Azeite de oliva
– Um maço de cebolinha picada
– 1/2 cebola branca picada
– 15 canudinhos “de maionese”
Modo de preparo
Junte com as mãos a carne, o sal (duas colheres de chá), a pimenta (uma colher de chá), a cebola branca picada e o azeite de oliva (uma colher de chá). Misture bem até ficar homogêneo e incorporar os ingredientes. Pegue os canudinhos e recheie com a carne temperada (ficando como um sorvete de casquinha). Para completar, salpique a cebolinha picada e regue com um fio de azeite.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.