Portaria do IAT permite a reabertura dos parques estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico do Marumbi
ATUALIZAÇÃO: Devido ao Decreto Estadual 6.983/2021, que suspendeu funcionamento de atividades não essenciais a partir do dia 27 de fevereiro até o dia 8 de março, podendo ser prorrogado ou não, os parques estaduais voltam a fechar temporariamente para visitação
A visitação nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná na Região Metropolitana de Curitiba reabrem neste final de semana (09 e 10/01). A medida está prevista na Portaria nº 06/2021, do Instituto Água e Terra (IAT), que define regras para o retorno da visitação nos Parques Estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico do Marumbi.
As três unidades de conservação fecham apenas às terças-feiras para manutenção. São permitidas atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios. Apenas o Caminho do Itupava, situado no Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado por conta das intensas chuvas das duas últimas semanas, que causaram a queda de árvores. O espaço está sendo vistoriado e recebe manutenção para a reabertura.
A visitação estava suspensa pela Portaria 269/2020, devido à pandemia da covid-19 e à crise hídrica, que pode provocar focos de incêndio com o clima seco. “Com as chuvas que tivemos no Paraná nos últimos meses, é possível reabrir as Unidades de Conservação, mas os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus não devem ser esquecidos”, aponta o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Regras para visitação
Todos os visitante precisarão realizar um cadastro e não será permitida a entrada de pessoas sem passar pela portaria oficial. O horário de funcionamento em todos os locais é das 8h às 17h. Para atividades fora desse horário, é preciso ligar e verificar a disponibilidade de entrada (confira os números de telefone abaixo).
Aos sábados, domingos e feriados, uma vez que seja feito o cadastro de visitação e a entrada esteja dentro da capacidade de carga definida para a trilha escolhida, cada pessoa receberá uma pulseira de identificação, que deve ser colocada em local visível e ser carregada durante todo o tempo no interior da Unidade de Conservação.
É obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel e a medição da temperatura dos visitantes na entrada dos Parques Estaduais, além de outras medidas de prevenção ao vírus.
Para evitar aglomerações, estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro das Unidades de Conservação do Estado. A capacidade de visitação também foi reduzida em 50%. A orientação é ligar antes para certificar-se da capacidade ou até mesmo agendar a presença.
VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer reabre ao público
No Parque Estadual Pico do Paraná são permitidas 200 pessoas simultaneamente nas trilhas e o visitante só pode entrar conforme disponibilidade de vagas. O visitante deve entrar pela base do IAT, ou seja, pelo trailer.
O Parque Estadual Pico do Marumbi abriga três atrativos: Pico Marumbi, Salto dos Macacos e Morro do Canal. A capacidade de visitação é de 100 pessoas por dia para cada atrativo. O visitante deve entrar pelas bases do IAT (Base Prainhas ou Base Marumbi). Para o acesso às trilhas do Morro do Canal, o acesso deve ser feito pela propriedade particular Morro do Canal.
Já no Parque Estadual Serra da Baitaca, o visitante deve entrar pelo trailer, a base do IAT. O Parque abriga o Caminho do Itupava, com capacidade de 314 pessoas por dia para visitação; o Anhangava, com capacidade de 166 pessoas por dia; e o Pão de Loth, também com capacidade para 166 pessoas por dia.
Não seguir as determinações impostas pelo órgão ambiental acarreta em infração ambiental prevista no Decreto Federal nº 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sansões administrativas ao meio ambiente.
Telefones das Unidades de Conservação
- Parque Estadual Pico do Paraná: (41) 3213-3855
- Parque Estadual Serra da Baitaca: (41) 3213-3407, (41) 3213-3819 ou (41) 3554-1531
- Parque Estadual Pico do Marumbi: (41) 3432-0019
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.