O som dos samurais: música, história e espiritualidade do Shakuhachi

Minicurso do Centro Ásia apresentará o instrumento, sua história e contextualização dentro da espiritualidade e da música tradicional japonesa

Nesta semana, o Centro Ásia promove um minicurso em dois encontros sobre música tradicional japonesa. O foco é o shakuhachi, emblemática flauta de bambu tocada por monges zen e samurais. Os encontros on-line serão no dia 25 fevereiro e 4 de março, sempre às 19h. As inscrições custam R$ 65 e podem ser feitas NESTE LINK – o participante tem direito ao minicurso, à certificação e a um e-book com informações sobre o tema.

VEJA TAMBÉM: Curso virtual aborda a relação entre história e misticismo no cinema

O ministrante das aulas é um dos grandes especialistas sobre shakuhachi na atualiade: Rafael Hiroshi Fuchigami, músico, doutor em música pela Universidade de Música de Tóquio, pesquisador em etnomúsica na mesma instituição e integrante da Nihon Ongaku Shudan, a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão.

A ideia, como explica o próprio Rafael, é apresentar o instrumento e, ao mesmo tempo, situá-lo dentro da história, da espiritualidade, da música tradicional japonesa e da música contemporânea – com muita informação e, principalmente, muita música.

Assista a uma entrevista com Rafael Hiroshi Fuchigami

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=QuBGLRQGyyQ” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]
 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.