Curso virtual aborda a relação entre história e misticismo no cinema

Curso analisará filmes com temáticas místicas, esotéricas e religiosas

Camile Triska, com informações de assessoria de imprensa
O Instituto Rose-Croix de Ensino Pesquisa e Extensão (IRCEPE) vinculado à Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC) está com as inscrições abertas para curso “Cinema e Misticimo: Uma análise histórica”, que será realizado no formato on-line a partir do dia 22 de fevereiro.
Ministrado pelo professor e pós-doutor em História Dr. Adílio Jorge Marques, o curso fará uma análise da relação entre cinema e história por meio de filmes, tanto de ficção quanto documentários, com temáticas místicas, esotéricas e religiosas. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar. O custo é R$ 49,90 (parcela única) e a inscrição deve ser feita AQUI.
Ao longo das aulas serão apresentados trechos dos filmes selecionados que serão analisados. Os participantes ainda terão acesso a um material didático em PDF e textos sobre a metodologia da relação cinema e história. A carga horária é de 15 horas e é emitido certificado mediante 75% de conclusão das atividades propostas.
Confira os filmes que serão abordados “Cinema e Misticimo: Uma análise histórica”
O Golem
Direção: Carl Boese, Paul Wegener
Ano: 1920
Este filme influenciou vários filmes de Hollywood, especialmente Frankenstein. O Golem, mito de uma lenda judaica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala, criado para proteger os judeus dos ataques antissemitas.
O Horizonte Perdido
Direção: Charles Jarrott
Ano: 1973
Durante uma tempestade, um avião cai no Himalaia. Em busca de ajuda, os sobreviventes acabam encontrando um mundo estranho e maravilhoso chamado Shangri-lá, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.
O Homem que queria ser rei
Direção: John Houston
Ano: 1975
Enquanto a Índia era dominada pelos colonizadores ingleses, dois ex-soldados britânicos decidem explorar os países ao redor e viajam para o Kafiristão, onde pretendem conquistar o sucesso e viver como reis.

VEJA TAMBÉM: Católicos, luteranos e anglicanos se unem na Campanha da Fraternidade Ecumênica em Curitiba

Encontros com homens notáveis
Direção: Peter Brook
Ano: 1979
Esta obra sobre o Esoterismo Oriental e Ocidental narra a vida do mestre Gurdjieff, considerado um dos maiores espirituais tanto do Oriente quanto do Ocidente, unindo tradições da Yoga e Sufismo. O filme mostra sua vida, os Mestres do Caminho, os antigos mestres Panishas, os músicos que dominam as notas do universo, a busca pelo verdadeiro sentido da vida e os perigos do caminho.
História do ocultismo Nazista
Direção: Tracy Atkinson Joan Baran
Ano: 1998
Heinrich Luitpold Himmler foi o líder de um grupo de soldados nazistas conhecidos como o SS. Esse exclusivo exército baseava seus princípios no ocultismo, a passada glória da Alemanha e a pureza da raça ariana. O documentário traz uma ampla visão sobre a relação entra o Nazismo e as ciências ocultas.
Samsara
Direção: Ron Fricke
Ano: 2011
Samsara explora as maravilhas de nosso mundo, desde o mundano ao divino, procurando se aprofundar na espiritualidade e experiência humana. Diferente de um documentário tradicional ou um filme de viagem, Samsara assume a forma de uma meditação guiada não-verbal.
Awake: a vida de Yogananda
Direção: Paola di Florio, Lisa Leeman
Ano: 2014
A vida de Yogananda, autor do clássico “Autobiografia de Iogui”, que na década de 20 levou a espiritualidade hindu para o Ocidente, pregando a fuga da opressão do ego humano e da ilusão do mundo material. Além de materiais de arquivo, o filme, gravado ao longo de três anos, conta com a participação de grupos ao redor do mundo para demonstrar a importância dessa figura para yoga, religião, ciência e, principalmente, para a humanidade.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.